tag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post5383430787012384750..comments2023-11-07T00:36:09.140+00:00Comments on Karate-do.pt: A minha ligação entre o Karate-Dō (空手道) e o Shodō (書道)Armando Inocenteshttp://www.blogger.com/profile/12309323827316596136noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-78696109799921130182012-04-06T01:39:55.216+01:002012-04-06T01:39:55.216+01:00Olá, Maria!
Apenas para fundamentar o teu post, aq...Olá, Maria!<br />Apenas para fundamentar o teu post, aqui vai a expressão em japonês:<br /><br />文武両道 Bunbu ryôdô.<br /><br />Onde:<br />文 BUN - Literatura, estudo literário.<br />武 BU - Militarismo, estudo militar.<br />両 RYÔ - Ambos.<br />道 DÔ - A Via, o Caminho.<br /><br />"A via da literatura e militarismo". (Ambas as vias)<br /><br />(^_^)Joséverson Goularthttps://www.blogger.com/profile/15544920639674764984noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-33753651209258653852012-04-03T22:11:20.367+01:002012-04-03T22:11:20.367+01:00Antigamente tínhamos um lutador (chamavam-lhe luta...Antigamente tínhamos um lutador (chamavam-lhe luta livre, dizia-se que era combinado!) chamado Tarzan Taborda... lembram-se? Mais tarde quando deixou de lutar passou a ser "curador" ou "curandeiro" ou uma espécie de "cura maleitas"... lembram-se? Passou do 8 ao 80 - de pôr os adversários com os olhos negros, a esguichar sangue do nariz, com os lábios rebentados ou luxações nos cotovelos, passou a tratar e a curar pessoas a quem os médicos nada conseguiam fazer... lembram-se?<br /><br />Das duas três: ou o António é da família do Tarzan (se calhar o António até é um Tarzan) ou o António quando abandonar o Karaté vai virar um "endireita".<br /><br />Aguardemos...pedro assohttps://www.blogger.com/profile/15701039269186568272noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-35466677632724523832012-04-03T22:08:50.514+01:002012-04-03T22:08:50.514+01:00Caro Armando !
O que posso dizer sobre este post ?...Caro Armando !<br />O que posso dizer sobre este post ?! apenas e só que ele próprio é arte, na medida em que transcende a simples informação sobre o Shodô , sobre o karaté. Aprendi ao lê-lo. Na verdade, tal como desenho das letras , murros e pontapés sem significado são um mero exercício circense , isso pode ver-se em qualquer lugar. karaté de corpo e alma vai rareando.<br />Obrigado por este post , obrigado também ao Sr.Joseverton Goulart pelo partilha do seu estudo.<br />OSS!Luís Sérgiohttps://www.blogger.com/profile/12008185893439337285noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-87762891442445463322012-04-03T17:59:28.229+01:002012-04-03T17:59:28.229+01:00Os melhores karatecas são os karatecas inteligente...Os melhores karatecas são os karatecas inteligentes. Vejamos, os mestres do passado, Funakoshi, Mabuni , Chojun Miyagi, Ueshiba (no Aikido)eram conhecedores dos clássicos da literatura chinesa, praticavam a caligrafia, a poesia e o "Shodo", como referido no texto. O exemplo clássico (mas muitos haverá) é o do samurai Miyamoto Musashi, autor do famoso tratado de estratégia marcial O Livro dos Cinco Anéis, que não só foi considerado o maior duelista do seu tempo, como também se dedicava à escrita, à poesia, à caligrafia e mesmo à pintura.<br />Nas artes marciais é comum depararmo-nos com o conceito de "Bun Bu Ryo Do", um preceito que dita que a arte marcial é indissociável da escrita e da literatura, preceito muitas vezes traduzido como "a via da espada e a via da pena são uma".<br />Modernamente, falo do nosso século, quantos especialistas em karaté não são licenciados em Ciências do Desporto, em Medicina, quantos não fazem investigação nos campos da Biomecânica - para citar o mais célebre - Pierluigi Ashieri.<br />O truculento campeão francês dos anos 70, Dominique Valera (homem de muito, treino, de pancada a sério mesmo) tinha este dito "os centímetros mais inportantes num karateca estão entre as orelhas".<br /><br />Treinar é indispensável, mas o tempo da "brutidade" e do "treinem, treinem" acabou.<br /><br />Uma boa Páscoa para todos,<br /><br />Maria Camarão.MEChttps://www.blogger.com/profile/09968549946135364218noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-75014446866384721032012-04-03T17:40:01.867+01:002012-04-03T17:40:01.867+01:00Caro António Taborda, permita-me comentar as tuas ...Caro António Taborda, permita-me comentar as tuas afirmações:<br /><br />1. "Mais pinceladela, menos pinceladela, em nada isso altera o Karaté. O Karaté faz-se com as mãos e os pés e não com pincéis. "<br />Não tens o "mínimo conhecimento" sobre este assunto que te permita falar sobre o mesmo de forma fundamentada e, portanto, acho que deverias ouvir aqueles que têm mais experiência do que tu e tentar aprender aquilo que te falta. E por "mínimo conhecimento" eu quero dizer isso mesmo: não sabes absolutamente NADA a respeito de Shodô ou cultura japonesa que te permita validar o que dizes.<br />A anaologia entre Karate e Shodô não é coisa "inventada" pelo Inocentes Sensei, mas é uma analogia feita por todos os mestres japoneses (e ocidentais) que CONHECEM a cultura na qual o Karate está inserido. É a carga cultural inerente ao próprio Karate... carga cultural que deveria ter sido passada para ti pelo teu instrutor.<br /><br />2. "Os japoneses podem fazer Karaté e pintar os seus caracteres, mas pintá-los em nada aperfeiçoa a sua técnica de combate. Se eles entendem as coisas assim, no ocidente podemos entendê-las à nossa maneira, ou não?"<br />Por um erro cultural do teu instrutor, não tens capacidade de entender a cultura japonesa e as analogias que aqui são feitas. Cumpre-me, portanto, explicar as analogias de forma mais fácil sobre o que o Inocentes Sensei está a falar.<br /><br />Analogia 1 - Karate e Ritmo.<br />Tuas palavras: "Com todo o respeito por Oyama Sensei e pela noção de ritmo, karate é karate e ballet é ballet. Semelhanças fotográficas há com todas as outras modalidades.<br />Não inventemos nada do que já está inventado! Kumite não é ballet! Kata não é dança!"<br />Explicação: a analogia feita pelo Mestre Ôyama da Kyokushinkai refere-se ao fato de que no Karate é necessário ter ritmo correto e preciso na execução dos Kata ou na aplicação das técnicas no Kumite. Este ritmo, esta precisão de movimentos vem com anos contínuos de prática, um treino tão exigente e belo como o treino do Ballet. <br />Este grau de exigência e treino a nível de ritmo é que são o ponto passível de comparação entre as artes: Karate e Ballet. (^_^)<br /><br />Analogia 2 - Karate e Shodô.<br />Tuas palavras: "Os japoneses podem fazer Karaté e pintar os seus caracteres, mas pintá-los em nada aperfeiçoa a sua técnica de combate. Se eles entendem as coisas assim, no ocidente podemos entendê-las à nossa maneira, ou não?"<br />Explicação: a analogia refere-se ao fato de que no Karate é necessário SABER o EXECUTAR os movimentos corretamente. Vou dar um exemplo bastante primário, mas vai servir para que entendas a analogia.<br />Suponha que ao fazer um Kata, no último movimento, ao invés de fazer o Yame, atiras-te ao solo e começa a cantar! O Kata está correto?! Claro que não! Por quê? Porque o movimento está errado! Da mesma forma, em Shodô, os ideogramas devem obedecer a uma sequencia de movimentos específicos e este conhecimento é adquirido com anos de prática. <br />Este grau de precisão de movimento e expressão da técnica (marcial ou escrita) é que são o ponto passível de comparação entre as referidas artes: Karate e Shodô. (^_^)<br /><br />3. "O que me interessa o Dojokun em japonês se eu o souber em português?"<br />E sabes o Dôjôkun? Realmente? (^_^)<br />Acho pouco provável que isso seja verdade! Por quê? Porque para saber o Dôjôkun temos que entender a "cultura" a ele associada e, evidentemente, não é isso que temos visto nos dias de hoje na esmagadora maioria das escolas de Karate.<br /><br />António. Ainda não consegues "visualizar o quadro completo": não é o teu maior ou menor grau de conhecimento sobre o karate que estás a colocar em causa. O que - de fato - estás a por em causa é o conhecimento efetivo de quem te ensinou Karate, porque a carga cultural que deveria ter vindo com o ensino da arte foi, infelizmente, "esquecida" sua totalidade por parte do teu instrutor - por razões que só a ele dizem respeito... daí dizeres o que dizes sobre Karate com a falta de fundamentação já característica.<br /><br />Cumprimentos.Joséverson Goularthttps://www.blogger.com/profile/15544920639674764984noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-31187897589821909832012-04-03T15:54:09.688+01:002012-04-03T15:54:09.688+01:00A palavra Arte vem do latim "ars", e sig...A palavra Arte vem do latim "ars", e significa técnica e/ou habilidade. É a representação de uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir de emoções e de ideias. Há aqui dois aspetos a considerar: a realização de quem a pratica ao mesmo tempo que pretende transmitir ao outro "o que lhe vai na alma" e a visualização (admiração) pelo outro daquilo que presencia. Pode ter um significado para quem a produz e outro significado para quem a interpreta. Ou o mesmo para ambos...<br />Na realidade, se um movimento (ou vários) de Karaté é arte (pela sua perfeição, pela sua correção, pela sua beleza – segundo os entendidos nisso! - vejam-se as imagens do ballet noutro post), a pintura de um ideograma com um significado também é arte, tanto mais que não seja pela sua beleza estética. Podem ter interpretações diferentes consoante quem os executa e quem os vê. Por isso para uns Karaté é uma coisa, para outros é outra. Por isso os três ideogramas para uns são uma coisa, para outros são outros...<br /><br />O que penso estar a ver aqui são duas perspetivas diferentes do Karaté: uma relacionada com o seu aspeto técnico e filosófico. A outra relacionada só com o seu aspeto combativo.<br /><br />Até parece que eu já começo a aprender algo disto...<br /><br />Um abraço, Armando e Boa Páscoa! Boa Páscoa também para todos os comentadores!<br /><br />LuísaM. Luísa Costanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-68799910962446218062012-04-03T15:35:18.486+01:002012-04-03T15:35:18.486+01:00Caro António Taborda:
É bom termos entre nós uma ...Caro António Taborda:<br /><br />É bom termos entre nós uma pessoa cheia de convicções e que por vezes quase somos levados a crer que "é do contra" - repare que eu escrevi «quase»...<br /><br />Mas não deve ser isso... o Taborda é mesmo assim! E ainda bem, pois não podemos ser todos iguais - nem parecidos nem semelhantes!<br /><br />Mas permita-me fazer duas correções ao seu comentário:<br /><br />1ª - O Karaté não se faz "com as mãos e os pés". O Karaté faz-se com o cérebro utilizando as mãos e os pés (ou melhor, o corpo todo...);<br /><br />2ª - O Dojukun não é para ser sabido em japonês nem em português: o Dojokun é para ser praticado!<br /><br />Agradecido pela sua colaboração, as minhas saudações.<br /><br />Armando InocentesArmando Inocenteshttps://www.blogger.com/profile/12309323827316596136noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-13073001132909132082012-04-03T14:37:15.885+01:002012-04-03T14:37:15.885+01:00Mais pinceladela, menos pinceladela, em nada isso ...Mais pinceladela, menos pinceladela, em nada isso altera o Karaté. O Karaté faz-se com as mãos e os pés e não com pincéis. Os japoneses podem fazer Karaté e pintar os seus caracteres, mas pintá-los em nada aperfeiçoa a sua técnica de combate. Se eles entendem as coisas assim, no ocidente podemos entendê-las à nossa maneira, ou não?<br /><br />O que me interessa o Dojokun em japonês se eu o souber em português?<br /><br />Cumprimentos.António Tabordanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-62845645562284803032012-04-03T13:47:25.152+01:002012-04-03T13:47:25.152+01:00Esqueci-me de dizer que Eduardo Lara diz precisame...Esqueci-me de dizer que Eduardo Lara diz precisamente o mesmo: "assim como a esgrima exige coordenação e suavidade": lá etá o Go e o Ju...<br />Aliás a evolução da espada, que era para cortar, ao florete dos duelos, que era só para picar, até à sala de esgrima (só para tocar) tem uma certa comparação com a arte Samurai (até ao Iai-Do e Ken-Do) e até em relação à evolução do karaté até aos nossos dias.<br /><br />Um abraço e Boa Páscoa<br />JA NevesJosé Augustohttps://www.blogger.com/profile/03534639681904191049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-2198354788882472932012-04-03T13:36:31.914+01:002012-04-03T13:36:31.914+01:00Caro Dr. Armando:
Por aqui se vê que Karaté só nã...Caro Dr. Armando:<br /><br />Por aqui se vê que Karaté só não chega. A escrita japonesa, sendo monosssilábica, possui um significado concreto para cada caractere, dependendo o significado desse do conjunto dos restantes em que está inserido.<br />Assim, facilita-nos a nossa compreensão em relação ao que praticamos o sabermos qual o significado de cada um. Saber que Go é duro ou forte e Ju suave ou flexível dá-nos uma melhor compreensão de cada momento e do ritmo de cada kata.<br /><br />E não haja dúvida que "temos sempre algo mais que procurar" como disse Onaga SenseiJosé Augustohttps://www.blogger.com/profile/03534639681904191049noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5511901679843126485.post-91412248389778383222012-04-02T13:33:10.966+01:002012-04-02T13:33:10.966+01:00OSS Inocentes Sensei:
A Arte do Shodo é fascinant...OSS Inocentes Sensei:<br /><br />A Arte do Shodo é fascinante. Espero que em alguma época de minha vida possa ter contato e venha a praticar esta maravilhosa Arte, que assim como a esgrima exige coordenação e suavidade.<br /><br />Um grande abraço.Eduardo Larahttps://www.blogger.com/profile/15489364721861740074noreply@blogger.com