domingo, 31 de maio de 2015

Blatter... e a FIFA.

...
No âmbito da conferência "Desporto e Ética, Ética e Desporto", organizada pela Associação de Moradores da Tapada das Mercês, integrada no Tapada Sports Road Show, um elemento da sua Direção questionou-me acerca dos acontecimentos desta semana occoridos à volta da FIFA... Registo abaixo o meu ponto de vista!


Numa organização que alberga, no seu seio 209 membros, mais do que os Estados com assento na Assembleia Geral da ONU, nada disto admira! Admira sim veicularem a notícia sobre os detidos e não a notícia dos 14 arguidos... Admira não ter acontecido há mais tempo, principalmente depois das denúncias de Andrew Jennings, antigo repórter da BBC e autor de 4 ou 5 livros sobre a corrupção na FIFA, atualmente proibido de entrar nas instalações da FIFA... Admira não ter acontecido há mais tempo, principalmente depois de Declan Hill, para publicar um livro sobre a máfia no futebol, ter de entregar documentação a dois advogados em dois países diferentes, dando instruções a ambos para que se algo lhe acontecesse os tornassem públicos... Admira não ter acontecido há mais tempo, principalmente depois das denúncias de Thomas Kistner em "FIFA Máfia" (2013, Marcador)...

E Blatter foi reeleito... foi! Reparem na coincidência: há detidos exatamente antes das eleições, o seu único adversário demite-se nas vésperas da eleição (Recebeu para isso? Não recebeu? Eis a questão!!!)...

Como é possível na FIFA ninguém saber quanto ganha Blatter? Como é possível alguém ser insubstituível desde 1998? Como é possível um "comité de ética da FIFA" não divulgar os seus relatórios?

Com todo este processo irá acabar a corrupção na FIFA? Não!!! Este processo só servirá para alguns serem condenados e calarem um pouco outros alguns... e para que a corrupção passe a ser mais encapotada. Sim, porque a corrupção é difícil de provar, pois tanto benefícia materialmente corrompidos como corruptores...

Tapada Sports Road Show










quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tapada Sports Road Show

...
Associação de Moradores da Tapada das Mercês vai potenciar a prática desportiva e a utilização de alguns equipamentos disponíveis nesta localidade.

A iniciativa TAPADA SPORTS ROAD SHOW vai realizar-se no dia 30 de Maio (sábado) em três tempos e dois locais distintos, tendo início às 10.00 h no Centro Comercial Floresta Center.

À tarde, a partir das 15.00 h no Parque Polidesportivo, situado na Rua Josefa de Óbidos, frente aos terrenos da Quinta da Marquesa, retorna-se à prática desportiva, onde várias modalidades irão estar em destaque.

A completar esta iniciativa desportiva aberta a toda a comunidade, decorrerá às 19.00 h no Floresta Center a conferência "Desporto e Ética, Ética e Desporto".



Na comemoração do seu 15º aniversário, a PGKS agradece a colaboração da Associação de Moradores da Tapada das Mercês, do Floresta Center, da Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins e do Tapada Kids.


domingo, 10 de maio de 2015

O cisco no seu olho!

...
Muitos dos ditos "mestres" recitam de cor o Dōjōkun e ensinam os seus alunos a fazer o mesmo...


Muitos dos ditos "mestres" batendo com a mão no peito estão sempre prontos para entoarem as cinco máximas e induzem constantemente os seus discípulos a fazerem o mesmo...

Mas se repararmos bem, veremos que são estes ditos "mestres" que mercantilizam o Karate-Dō, que o comercializam, que vivem dele, que promovem competições com "prize money", que treinam competidores para a prova de Kata espetando-lhes com «enlatados» (o que é senão um enlatado de conserva uma Sūpārinpē executada por um jovem de 15 anos que não conhece a sua Bunkai nem sabe executar corretamente uma Sansērū?)...

Aquele princípio de um jōkun que diz "treinar não traz recompensas materiais" está fora de moda!!! Ultrapassado! Mais que ultrapassado... Porque há quem treine para ter recompensas materiais...

A confirmá-lo, um profundo estudo já com 20 anos, de Shields e Bredemeier*, diz-nos que a prática continuada de uma modalidade competitiva pode levar o indivíduo a aceitar formas de violência e de fraude, desde que viabilizem a obtenção da vitória. 

Mas como diz o outro, ninguém vê o cisco no seu olho... e muito menos o barrote! Mea culpa... eu também não!



     * SHIELDS, David L. & BREDEMEIER, Brenda J., 1995, “Character Development and Physical Activity”, Human Kinetics Publishers, Champaign, Illinois.