sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Karaté mais uma vez não olímpico!

Mais uma vez o Karaté foi rejeitado como modalidade olímpica...
Apesar das sondagens e da votação online de trezentos e cinco jornalistas representando 83 países, os quais atribuiram 120 votos ao Karaté e 111 ao râguebi na variante de sevens, os membros do COI mostraram postura diferente.
Os 115 membros do plenário do COI apostaram no râguebi e no golfe, ficando também de fora o squash, o basebol, o softbol e os patins-em-linha.
Mas só na próxima assembleia do COI, a 9 de Outubro em Copenhaga, estas duas admissões serão confirmadas, pois dependem da maioria de 51% e mais um votos a favor para serem definitiva.
No entanto o boxe feminino foi integrado no programa olímpico para os jogos de Londres, em 2012, com a inclusão de três categorias de pesos...
Provavelmente os jornalistas votaram no Karaté com posições assentando essencialmente num critério de espectacularidade, em que tanto o kumite como a kata produzem imagens de extrema beleza. Mas o COI entendeu que uma modalidade que enche estádios é uma modalidade diferente de uma outra que enche pavilhões (entre 30.000 e 3.000 a diferença é grande!), ao mesmo tempo que entendeu que uma modalidade com "combates" femininos ao KO também é diferente de uma outra em que o "combate" se ganha com uma técnica controlada...
Mas será benéfico para o Karaté vir a ser olímpico?
O que aconteceu com o Taekwondo? O que acontece com as outras modalidades? Cada vez mais alastra a corrupção, o doping e a fraude, a exploração infantil é cada vez maior, as mortes durante a prática ocorrem com mais frequência, as lesões ditam o terminar de carreiras, a política imiscui-se no desporto...
Quanto mais mundiais, quanto mais olímpicos, tanto mais perversidades...
Para meditar se o COI não terá razão!
... ...

5 comentários:

  1. Se calhar o COI não se quer envolver nas "querelas" entre os estilos. Se calhar também não era bom para o karaté - as lutas de poder acabariam, a meu ver, por matar o que bom resta na Arte.

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Será que valia a pena?
    Não seria melhor em primeiro de tudo organizar a nossa casa(país)?
    Eu, quando vou assistir aos campeonatos, só vejo nas bancadas familiares dos atletas. Como poderiamos encher um pavilhão de publico que não sejam familiares ou amigos dos atletas?
    Domingos Silva

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente sou a favor do Karate Olímpico.

    A WKF tem a casa bem arrumada e condições para entrar nos jogos, caso contrário nem era reconhecida pelo COI e muito menos estaria nesta votação. O critério de escolha não teve nada a ver com as "querelas" entre estilos nem com falta de organização mas sim com o dinheiro que movimenta o Golf e o Rugby.

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente, recordo-me dos instrutores que passaram a valorizar os seus currículos com o número de medalhas dos Campeonatos Nacionais e Regionais e que, na prática, abandonaram o ensino do karaté na sua globalidade, para ensinar um baseado em 2 ou 3 técnicas com vista a subir sempre ao pódio. Um atleta que faça um óptimo Giaku-Tzuki (mas não saiba fazer mais nada) é melhor do que um que domina o programa todo? E nos exames limita-se a fazer o Giaku? Se calhar é melhor termos ficado de fora.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde a todos os karatecas, eu também sou a favor do Karate Olímpico, mas há um senão será que não se começava a perder qualidade como aconteceu com o Taekwondo.Como já foi comentado se calahar a essência do Karate perdia-se com a entrada nos jogos Olímpicos, se calhar terá-se de reflectir melhor sobre esta situação.
    Karate Shotokan Trancoso; OSS

    ResponderEliminar