quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Estágio com o Sensei Onaga

O Sensei Ryoichi Onaga é natural da cidade de Naha, Okinawa, onde nasceu a 5 de Fevereiro de 1948, tendo-se iniciado na prática do Okinawa Goju-Ryu Karate-Do com o Sensei Eiichi Miyazato.
Possuidor de uma técnica excepcional, rápida, forte e correcta, obtém o seu 1º Dan aos 19 anos. Em 1972, já com a graduação de 4º Dan, é indicado para representar o nosso estilo em Espanha, tendo-se radicado em Múrcia.
Em Fevereiro de 1973 inaugura o seu dojo em Múrcia e em 1977 cria a Associação Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai em Espanha, sendo Instrutor Chefe neste país vizinho e dirigindo o Gojunkan.
O Sensei Onaga, 9º Dan, Hanshi, é actualmente o representante para a Europa da Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai, associação japonesa liderada pelo Sensei Koshin Ihia e pelo Sensei Yoshio Hichiya.
A velocidade de execução das suas técnicas, o trabalho de anca e a utilização de todo o corpo como um bloco são impressionantes, reflectindo-se principalmente na realização de Kata. A tudo isto o Sensei Onaga alia dotes pedagógicos excepcionais o que o tornam um Mestre de elevado nível.
Adepto da perfeição técnica, aliada à dureza e à flexibilidade que caracterizam o Goju-Ryu de Okinawa, o Sensei Onaga dá relevo ao que os praticantes sabem, executam e demonstram durante os treinos, em detrimento da graduação, já que não é esta que confere a técnica a um indivíduo.
Os seus treinos, bastante duros, embora humanos, insistem particularmente no Khion e na Kata, as quais se praticam inúmeras vezes, enfatizando a Sanchin Kata a fim de testar os praticantes. O Kumite, assim como a competição, são relegados para um segundo plano, já que o Sensei Onaga defende que um bom praticante tecnicamente também será um bom combatente, tendo cada um o seu próprio estilo de combater ou competir.
É nosso o privilégio por mais uma vez recebermos no nosso seio este Mestre, de 13 a 15 de Novembro, na Tapada das Mercês.
...

3 comentários:

  1. É sempre bom termos o Sensei Onaga entre nós.
    O que não é assim tão bom é chegarmos a casa todos partidos. xD

    ResponderEliminar
  2. O Sensei Onaga é um mestre do qual tenho gratas recordações. A ultima vez que treinei com ele foi há cerca de 20 anos e foi o responsável por um dos meus exames de graduação. Estou ansioso por poder revê-lo e treinar sob a sua direcção.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não vou poder participar pois já tenho agendado um estágio nos US.

    ResponderEliminar