domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Karate-dō olímpico!

...
O naufrágio*
 
Apenas o hipopótamo e o seu dono escaparam ao naufrágio, saltando para cima de um pequeno bote.

O hipopótamo era o ganha-pão do homem e por isso quando o pequeno bote se começou a inclinar para o lado onde estava o animal, o homem ficou preocupado com a possibilidade de este se afogar. Para evitar que a pequena embarcação se desequilibrasse completamente o homem cortou um pedaço do hipopótamo e comeu-o, o que também era oportuno pois começava a estar com fome. O pequeno pedaço tirado ao hipopótamo permitiu que o bote recuperasse o equilíbrio entre os dois lados, como uma balança. Mas por pouco tempo. Novamente o bote começava a ir ao fundo do lado do hipopótamo. Este, apesar do bocado que lhe fora retirado, ainda era mais pesado que o seu dono. O homem decidiu então comer mais um pedaço do hipopótamo. Depois de o fazer, olhou para o barco e viu que ainda não era suficiente: tirou mais um bocado do animal e comeu-o. O barco recuperou o equilíbrio.

A viagem durou ainda algumas semanas e o homem, de seis em seis horas, via-se obrigado a cortar mais um bocado do animal.

Talvez não fosse a solução perfeita, mas não poderia correr o risco de perder o hipopótamo.

 (Foto: The K is on the Way Karate 2020)

Karate-dō tem sido um grande hipopótamo... Agora pretende-se que ele faça parte do programa olímpico de 2020 mas sem a prova de Kata!!!



* Gonçalo M. Tavares, 2004, "O Senhor Brecht", Lisboa, Ed. Caminho.

4 comentários:

  1. Caro Dr. Armando:

    Karate sem Kata não é Karate! Todos sabemos que a essência do Karate (pelo menos o de Okinawa) está na Kata! Se se pretende grandes espetáculos com muito publico e só batatada (mesmo que controlada) então força, mas não lhe chamem Karate!

    E, claro, com muitos patrocinadores, com muitas imagens televisivas, e com muito dinheiro!

    Sem dúvida que o Karate tem sido um grande hipopótamo, como afirma! E VAI CONTINUAR A SER ainda mais por mais bifes que lhe tirem!

    Grande abraço!
    JA Neves

    ResponderEliminar
  2. De leitor devidamente identificado recebemos através de e-mail o seguinte comentário, que agradecemos:

    "Pois..... É meu entender que o Karaté Olimpico será um desastre para os estilos, as suas diferenças (penso eu, positivas) e resumir o Karaté "à pancadaria desportiva" em que o querem transformar, não irá abrir as portas da arte mas sim fechá-las, porque a irão reduzir à disputa entre oponentes.... e aí irão vingar os estilos marcialistas tradicionais (ou quase). Penso eu.

    Jorge Santos"

    ResponderEliminar
  3. Caro Armando ,
    na verdade, não lembrava ao Diabo, karaté sem kata, mas os senhores olímpicos, pelos vistos, até são piores que o Diabo, ou nem por isso, se calhar Diabos mesmos serão os karatecas que aceitarem participar na farsa. Modalidades com murros e pontapés já há muitas . Se por acaso pretendessem promover o karaté , nada melhor que provas de kata, mas enfim, se é para isto, mais vale não ser olímpico.
    abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  4. São rosas meu senhor, são rosas!!!

    Um abraço Sensei Armando!

    ResponderEliminar