segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Balanço do 7º Estágio da PGKS

Concluídos os três dias de Estágio com o Sensei Ryoichi Onaga, o único comentário que há a fazer é precisamente aquele que é apresentado como título do Blog "Goju Hoshindo": Espectacular!!!
O Sensei Onaga brindou-nos com um ensino profundo sobre as técnicas de Goju-Ryu, principalmente no que se refere à Kata, apresentando explicações concretas sobre a associação que se encontra na linha de Chojun Myiagi e Eiichi Myiazato: a Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai. Ensinando, corrigindo e exemplificando, primeiro parcialmente e depois na íntegra, foram abordadas as Kata desde a Gekisai até à Seisan.
Aliada à sua competência técnica, a sua competência pedagógica veio ao de cima em benefício de todos os presentes. O carinho e o apoio aos mais novos foi notório. A procura da compreensão e da execução pelos mais velhos e mais graduados foi saliente.
E se foi fácil perceber as suas explicações, mais difícil foi seguir a execução dessas mesmas Kata apresentadas pelo Sensei Onaga, tal é o seu perfeccionismo, a sua velocidade e o seu poder de execução... A sua Seisan final foi magistral!
Para terminar, o célebre "kakie", um exercício de mãos que pretende essencialmente, na sua forma básica, desenvolver e fortificar a estrutura da cintura escapular do praticante, tendo o Sensei Onaga realçado que este é mais um exercício de cooperação entre os karatekas que um exercício de confronto.
Presentes alguns amigos de longa data da Kaizen e da Jundokan, entre eles José Ramalho, Jorge Peixoto, Marco Cruz, Leonardo Pereira, Gualter Morgado e Álvaro Santos, a eles e aos seus alunos agradecemos a participação.
Como disse o Sensei Onaga tanto no início como no encerramento, somos uma família e o pai do Goju-Ryu foi só um - Chojun Miyagi! Por isso mesmo temos a obrigação de colaborarmos mais uns com os outros e criar mais pontes em vez deconstruirmos muros.
E talvez saibamos fazer algo aproximado com aquilo que ele nos mostrou quando tivermos oitenta anos...
Ficam aqui os cintos negros e castanhos (numa foto do Leonardo Pereira) mas breve teremos aqui mais fotgrafias do estágio...
...

5 comentários:

  1. Pelos vistos correu bem. Parabéns !

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Sensei Armando, não me canso de agradecer a oportunidade de ter podido treinar novamente com o Sensei Onaga. Foi igualmente uma surpresa encontrar pessoas que não via há anos (um abraço especial para o Pai Lopes) e constatar que ainda se lembravam de mim. Também não fazia ideia de a linha da tua descendência e da Cristina já ia tão longa...
    Felicidades para todos e fico a aguardar futuros eventos.
    Domo Harigato,
    JPeixoto

    ResponderEliminar
  3. Excelente treino... excelente convívio...excelente participação!
    Boa oportunidade para treinar, aprender e aperfeiçoar (em boa companhia). O Sensei Onaga está como o vinho do Porto!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não pude estar presente.

    Já falei com diversos colegas instrutores e alunos e a avaliação é unânime "Espectacular".

    Espero que a boa relação/cooperação entre a PGKS e a Kaizen continue por muitos anos.

    ResponderEliminar
  5. Foi um grande privilégio treinar com um Grande Mestre de Goju Ryu. O Sensei Onaga está no seu melhor - muito técnico, muito físico, muito acessível.
    Foi uma experiência unica!

    ResponderEliminar