terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Vaca, a moral", in A Bola, 24.Nov.2009, p. 39

Tive a grata oportunidade de ter em 2002 (?) como aluna a Bárbara, filha de António Simões, repórter de «A Bola», com quem tenho aprendido muito na sua coluna de terça-feira intitulada "Com bola ou talvez não".
Religiosamente compro este jornal à terça-feira e a primeira coisa que faço é ler o escrito deste meu amigo na penúltima página.
Hoje assim fiz, intitulando-se a sua crónica "Vaca, a moral". Nela, António Simões recorre a uma parábola que passo a transcrever:
"Profeta e discípulo em peregrinação perderam-se na negrura de uma montanha rude, descobriram cabana com gente pobre dentro. Deram-lhes o que tinham: o calor da fogueira, o leite que lhes sobrara do jantar, contaram-lhes que a vaca era o que os sustentava. Dormitaram, partiram. Era de madrugada, a vaca pastava à beira de um precipício - e o profeta ordenou ao discípulo, desconcertando-o:
- Atira-a para o penhasco!
- A vaca morre, a família fica sem alimento, balbuciou.
O profeta insistiu, o discípulo cumpriu a ordem em angústia. Várias vezes, culpando-se, chorou...
Algum tempo depois, voltaram à montanha. Já não era a cabana miserável, havia plantações em redor, animais pastando. Ao jantar, não lhes deram leite, serviram-lhes carnes, frutas, vinhos, licores, tudo da quinta grande, deles. Dormitaram, partiram. E o profeta soltou em brado ao díscipulo:
- Se não empurrasses a vaca para o penhasco, continuavam a beber apenas leite, não tinham mudado de vida..."
Obrigado António Simões!
...

Sem comentários:

Enviar um comentário