terça-feira, 23 de março de 2010

Campeonato Regional do Centro Sul para infantis, iniciados e juvenis

Decorreu no passado fim-de-semana em Almeirim o Campeonato Regional do Centro Sul para infantis, iniciados e juvenis da FNK-P.
Em representação do Tapada Kids e da PGKS apresentaram-se 5 competidores: três iniciados e dois juvenis.
A prova de Kata em iniciados, na qual havia 81 competidores, realizou-se em 8 poules, tendo os competidores Iúri Inocentes, Ruben Jacinto e Alberto Cavaleiro conseguido chegar à 3ª volta. Curiosamente todos eles apresentaram a Kata Saifa nesta volta e, curiosamente todos foram eliminados na mesma contra Katas do grupo Heian... em painéis de arbitragem onde não havia um único árbitro de Goju-Ryu.
Apesar de se terem ficado por aqui, as suas prestações foram excelentes, pois nunca tinham executado Gekisai Dai Ni ou Saifa com tal vigor, tal empenho ou tal concentração. O sucesso é de facto superar-se a si mesmo e realizar prestações superiores às realizadas anteriormente. Por isso mesmo, independentemente de vitórias ou derrotas, ficaram classificados entre os 20 primeiros. Estão por isso de parabéns!
A prova de Kata em juvenis tinha 68 participantes dividida em 8 poules. Ruben Santos ficou-se pela 3ª volta, mais uma vez com Saifa (veja-se ou reveja-se o post de 22 de Fevereiro, Saifa: romper e esmagar...), ficando entre os 17 melhores, e Diogo Neto chegou à final da sua poule (4ª volta). Após ter apresentado Gekisai Dai Ni e Saifa, teve a dificílima tarefa de apresentar Gekisai Dai Ichi contra uma Jion... seria ímpossível ganhar dada a diferença de grau de dificuldade entre uma e outra Kata, por mais perfeita que fosse a sua execução. Mas ao classificar-se entre os 9 melhores lugares a ingratidão do regulamento revela que os segundos lugares de cada poule (e finalistas das mesmas) não possam continuar em prova, em detrimento dos repescados.

Na prova de Kumite, Ruben Santos participou na categoria de -50 Kgs. e Diogo Neto na de -40 Kgs. .
Ruben Santos realizou dois combates, tendo perdido no último por cometer um jogai já no final do mesmo. Tendo sido repescado, o seu cansaço já não lhe permitiu uma melhor prestação.
Diogo Neto realizou somente o primeiro combate mas o mesmo serve para mostrar, sem servir de desculpa, que a característica antropométrica peso por si só não é suficiente para escalonar competidores nos escalões de formação. As categorias altura e nível técnico competitivo também deveriam ser tidas em linha de conta... mas lá temos o tal regulamento e o desporto não pode, na realidade, ser perfeito... Moral da história: Diogo Neto teve de ser transportado pelos Bombeiros de serviço no Pavilhão ao Hospital de Santarém no fim do combate com suspeita de fracura no antebraço direito, o que felizmente não se veio a confirmar.
Foi a quarta vez que todos estes competidores realizaram Kata e os dois últimos a segunda vez que realizaram Kumite. E se a competição não se compadece com amadorismos, é de elogiar o modo como todos eles se comportaram independentemente dos resultados alcançados.
Como treinador, resta-me dizer que me orgulho das suas prestações neste Campeonato. Tenho a certeza que com mais algum trabalho a próxima prestação será melhor - e isso será o mais importante: fazerem o melhor que sabem e evoluírem progressivamente.


...

Sem comentários:

Enviar um comentário