terça-feira, 18 de setembro de 2012

Carta aberta aos treinadores de karate-dō

...
Assumindo-me essencialmente como treinador de karate-dō, dirijo-me a todos aquele que, tal como eu, abraçaram a responsabilidade de transmitirem conhecimentos teóricos e práticos acerca da nossa modalidade e que se dedicam e contribuem para a formação harmoniosa de seres humanos, independentemente de serem adeptos do "karaté desportivo" ou da "arte marcial". E realço que, neste momento, a legislação portuguesa não contempla «mestres» mas sim «treinadores de desporto»...

A 11 de Junho de 2011 tivemos no Auditório do Complexo de Alto Rendimento sito nas Piscinas do Jamor, na Cruz Quebrada, a última Assembleia-Geral da Associação Nacional de Treinadores de Karaté, onde foram eleitos os órgãos sociais para o triénio 2011-2014.

Nessa AG, onde foi equacionada a ação da ANTK nos últimos anos, o Presidente da Direção cessante afirmou que - e são palavras textuais - "não vale a pena perceber porque é que a ANTK não tem funcionado nestes últimos três anos". E reconheceu também que "a direção perdeu o mandato já há alguns anos" tendo esta revelado algumas "incompetências"... Acontece que o mesmo Presidente foi reeleito! Estavam presentes 33 associados, numa associação que já tinha contado quase com duas centenas de treinadores... Aquele que foi eleito Presidente do Conselho Fiscal viria a afirmar que "as coisas funcionaram um pouco artesanalmente..." mas concedemos nesse momento, os presentes, ao votarmos, o benefício da dúvida! Está provado que o "artesanalmante" continuou, mas o desempenho das nossas funções não se pode compadecer com isso!


Ao fim de um ano e três meses, em que o logo da ANTK apareceu em três ou quatro eventos, que orgão de classe temos que nos possa representar ou que defenda os nossos interesses? Tinhamos um original, agora temos uma fotocópia... Mas o mais preocupante é que nem os treinadores de  karate-dō  se preocupam com isso... até ao momento em que derem conta que não podem recorrer a nada nem a ninguém no momento em que necessitarem! Podem os treinadores exercer as suas funções sem uma associação de classe? Claro que podem, mas não é a mesma coisa...



Tem a ANTK feito algo em prol dos treinadores? Infelizmente a resposta é nula...

Nenhum dos pontos do art.º 2º dos estatutos da ANTK foi cumprido neste último ano - fins e atribuições da mesma! 

«Compete à Direcção declarar a perda da qualidade de associado mediante a actualização anual da listagem de associados» - art.º 7º, ponto 2. Onde está essa listagem? Nem publicada, nem enviada aos associados  - e eu encontro-me associado (ou encontrava-me, já não sei!).

A AG dever-se-ia reunir extraordinariamente no primeiro trimestre de cada ano para apreciar e votar aquilo que todos nós sabemos (art.º 16º), mas nada se passou... Reuniu-se? NÃO!! Se na altura (junho de 2011) existiam em caixa cerca de 5.200 Euros, que destino foi dado a essa verba? Em que se investiu durante este ano?

Estão pessoas competentes nos órgãos sociais da ANTK? Não duvidamos que sim! Mas não confundimos pessoas com desempenho de cargos! Qual o âmago da questão? Identificamos duas situações - a dos elementos dos órgãos sociais e a dos treinadores!

A primeira, que sem rebuço queremos deixar aqui, expressa uma opinião - e como tal discutível - sobre os elementos da Direcção: o Presidente é Assessor Técnico do Departamento de Formação da FNK-P e Formador, o Vice-Presidente é Formador da FNK-P e o Tesoureiro é Selecionador Nacional e Formador - logo, para além de conflito de interesses, parece-nos que quando se tentam tocar todos os burros ao mesmo tempo algum há-de ficar para trás... 




A segunda situação refere-se aos treinadores, pois esbarram numa parede, já que se quiserem solicitar uma AG terão de apresentar um requerimento com as assinaturas de cem associados fundadores e ordinários no pleno gozo dos seus direitos sociais (art.º 16º, ponto 2) - CARICATO!!! Possui a ANTK cem associados no pleno gozo dos seus direitos neste momento???

E esbarram numa parede em que quem detém o poder "representa os treinadores" mas que mais uma vez perdeu a legitimidade para os representar... logo, ilícito e inaceitável! Esbarram numa parede em que muitos perderam o interesse em fazerem-se representar... os ativos, os dinâmicos, os interessados, esbarram numa parede de apatia por parte de alguns treinadores...

Como sair desta situação? Como termos uma verdadeira associação de treinadores? Questões que deixo à Vossa consideração...
...

13 comentários:

  1. Pois. Essa Associação foi criada antes do Congresso de Coimbra em mil novecentos e troca o passo, dirigida entusiásticamente pelo Prof. Dr. Abel F, cuja inclinação, nessa altura, era para outros amores. Mas, de facto, o objectivo do grupo, seja quem for que o dirija nunca foi o de associar, melhorar, reciclar, ajudar, promover....
    Os votos em AG, amigo é que move esse pessoal.
    Eu até devia estar caladinho. Não sou sócio de nada, nem vou a nada, mas, à distância, custa ver tanta safadeza.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Botelho de Sousa, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades - já dizia o poeta!

      Um abraço amigo!

      Eliminar
  2. Boa noite Sensei Armando, gostaria de me associar numa associação de treinadores. Pensei associar-me na ANTK mas o site está desactualizado ou estava até á pouco tempo, nao tinha informaçao recente e a ficha de inscriçao tinha datas antigas! Como se poderá efectuar? (Albino Sousa-Pai)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Albino, achas que vale a pena depois do que encontraste?

      Um abraço!

      Eliminar
  3. Caro Dr. armando:

    A maior parte dos treinadores só sabe olhar para o seu umbigo... esquecem-se da solidariedade, da amizade... e de certos valores que o karaté deve promover. Apetece dizer "os valores no karaté são uma treta" tal como disse Jorge de Jesus do fair-play!

    A ANTK serve para certas pessoas ganharem protagonismo e se autopromoverem - os outros que se lixem!

    Um abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  4. Ex.º Sr: Eu não passo de um aprendiz, porém para que serve uma "Associação de Classe"? funciona como um sindicato ? Que eu tenha conhecimento treinadores a viver esclusivamente da "arte" são uma minoria..."defender os interesses dos treinadores".. Talvez.. Perante quem? A FNKP ? O IDP?Neste mundo cão do Karatê seja Dô ou não cada um puxa a brasa á sua sardinha e não é de agora, pelos relatos da geração mais antiga ainda eu não usava cueiros já era assim...
    Cordiais Cumprimentos
    Um aprendiz

    ResponderEliminar
  5. A verdade é mesmo essa. Há uns tempos encontrei o site da ANTK e pensei em associar-me, mas o site estava tão desatualizado que rapidamente me desinteressei. De facto, vivemos numa era de tecnologias, e quando nos deparamos com uma entidade que possuí um site, mas que não o actualiza, automaticamente entendemos isso como falta de organização e/ou tempo. Quem não tem tempo para o associativismo, deve deixar o cargo para quem se sinta com mais capacidades. Gostava muito que houvesse uma associação de treinadores capaz, que pusesse de lado estilos e vertentes e que se unissem todos em prol da mesma causa: ensinar o karate-do.
    Obrigada por este artigo Sensei Armando.

    ResponderEliminar
  6. OSS Inocentes Sensei...

    A Associação dos Treinadores é uma excelente idéia. Pois através da associação pode se parametrizar as metodologias de ensino do Karatê, estabelecendo um equilibrio entre o "Desporto" e a "Arte".
    Também há cuidados a serem tomados. Cito como exemplo algumas federações aqui do Brasil. No início a idéia das federações veio a somar com a organização do ensino do Karatê. Porém, como o tempo as federações passaram a ser instituições financeiras. Criaram regras que no final se tornaram em barreiras que impediram vários bons professores de exercer a profissão.
    Isso devido à burocracia envolvida para se chegar ao Dan. Também, o alto custo dos treinamentos e exames de faixa.
    Para se chegar ao Dan aqui no Brasil, algumas federações cobram um investimento que no final chega há aproximadamente 3.500 euros.
    Então muitos que poderiam ser bons professores acabam nadando e morrendo na praia por não ter condições de pagar essa quantia.
    Mas acredito Sensei, na importância da união dos difusores do Karatê. Pois através da união, a Arte se lapida. O conhecimento e a troca de experiências só tem a somar para que o Karatê sobreviva no futuro.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Sensei Armando, quem está no poleiro - em qualquer poleiro - recusa-se sempre a abandoná-lo por algum motivo! Qual será?

    ResponderEliminar
  8. Caro Armando,
    Neste país, estamos sempre a esbarrar com paredes e, por mais treinados que estejamos, torna-se difícil deitá-las abaixo, porque como tu dizes reina a indiferença e apatia. Mas por que é que as pessoas teimam em acumular todos os cargos ? Para quê ? Esta cultura de que temos que ser donos de alguma coisa , não sei se é o caso, estou a generalizar, só tem trazido maus resultados. O Dojo Kuhn anda pelas ruas da amargura, e está bem visível na capacidade de os treinadores "profisssionais", " os mais que tudo", os "gurus eternos" têm de se organizar, ou será que isto é só vento que passa.
    Vou divulgar ,
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  9. Isto está já tão degradado que tenho alunos de companheiros meus de treino a mandar-me convocatórias para treinar. Não ponho em causa os conhecimentos. Ponho em causa, a falta de humildade, a soberba, a desonestidade e o descaramento de pedir 5 euros a quem os ensinou para, agora. com eles treinar. Isto nada tem a ver com a Honra que deve ser a Lei do praticante, tem a ver com a loucura de quem pensa ser importante, sem nunca o ter sido.

    ResponderEliminar
  10. Por acaso ninguém sabe quem é o Presidente da ANTK? Não chegam lá, só por aí???
    What's new?

    ResponderEliminar
  11. Caro Dr. Armando:

    Regresso ao bolg após algum afastamento! E começo por responder à comentadora anterior: todos sabemos quem é!

    E sabemos que nunca fez nada em prol dos treinadores de karaté... mas é o Presidente da ANTK! Por isso mesmo, desiludam-se: enquanto ele estiver lá os treinadores terão uma associação de classe igual a ZERO!

    Grande abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar