domingo, 10 de fevereiro de 2013

Aos que querem ser treinadores...

...
Recentemente, no Fórum de Formadores da FNK-P, equacionou-se a questão dos novos Cursos de Treinadores... Recordamos que o Curso de Grau I possuirá 40 horas de formação geral, 40 horas de formação específica e 550 horas de estágio.

Primeira questão: montante da inscrição no curso? Se os anteriores cursos de treinador monitor implicavam uma inscrição de 100€ para uma carga horária de 30 horas... para 630 horas o candidato terá de pagar como inscrição a quantia de... ... ...

Segunda questão: sendo a formação comparticipada pelo Estado através de contratos-programa, justificar-se-á a duplicação ou triplicação da inscrição conforme o ventilado no referido Fórum?

Antigamente havia praticantes que faziam o CTM não para exercerem funções pedagógicas, mas pura e simplesmente para aumentarem os seus conhecimentos! Provavelmente daí o facto de dos "2100 treinadores de Karate acreditados no anterior modelo de formação cuja responsabilidade total na sua organização foi da Federação Nacional de Karate – Portugal (FNK-P), passámos para um número próximo dos 1300 treinadores possuidores de Cédula de Treinador de Desporto – Karate (CTD/TPTD)" conforme refere a própria Federação.

Quem irá pagar 200 ou 300 Euros para aumentar os seus conhecimentos? Quem irá pagar 200 ou 300 Euros para dar treinos (e quando os reembolsará através das remunerações?) Receia-se que não haja inscrições suficientes para realizar um curso destes... ora, anteriormente a formação sempre se sustentou a si própria! O que se quererá dizer com "não haver inscrições suficientes"? Prejudiquem-se alguns... em detrimento de outros!

Terceira questão: a orientação dos estágios! Estes estão já perfeitamente definidos (regulamentos de estágios), mas só agora é que se acordou para o "como" e "com quem" em relação à sua organização... Já em setembro do ano findo 17 federações desportivas começaram a debater o assunto, sem sabermos se a FNK-P se envolveu neste debate! Mas que foi alertada anteriormente, isso foi, pois continua em vigor o mesmo «regulamento de formação de treinadores» apesar do PNFT... Se uma licenciatura em Educação Física possui um estágio de cerca de 170 horas - veja-se por exemplo o que se passa na FMH - por que motivo um simples Curso de Grau I terá 550 horas?

Não haverá candidatos? Perdem-se clientes? Não se justificam as verbas atribuídas?
...

6 comentários:

  1. Caro Dr. Armando:

    Parece que a torneira vai fechar! Por aquelas bandas não conhecem a lei da oferta e da procura... e muito menos a do "vendo mais barato mas vendo mais".

    Continue a bater no ceguinho que o ceguinho um dia há-de ver (esperamos!).

    Abraço grande!
    JA Neves

    ResponderEliminar
  2. Mais uma questão: E o pessoal dos Açores? Que pagam 200, 300 euros para ir aí? Dessa maneira duvido que mais algum açoriano residente nos Açores consiga ter o curso!

    Cumps!
    Dário Almeida

    ResponderEliminar
  3. Agradecemos o envio por e-mail, de leitor identificado, do seguinte comentário:

    "Mais uma questão: E o pessoal dos Açores? Que pagam 200, 300 euros para ir aí? Dessa maneira duvido que mais algum açoriano residente nos Açores consiga ter o curso!

    Cumps!
    Dário Almeida"

    ResponderEliminar
  4. Numa altura em que já falta dinheiro para comer em muita casa, tenho a certeza que a carreira de treinador é uma das que vai entrar (praticamente) em extinção. Mas se calhar é isso mesmo que alguns pretendem... Tal e qual o que se passa com as imposições europeias que apenas alguns (poucos) países conseguem cumprir, para depois delas beneficiarem.
    Com ideias destas até apetece perguntar: Quo vadis Karate nacional? :-(
    Despeço-me felicitando-o, uma vez mais, pelo seu blogue e pelo trabalho desenvolvido em prol da modalidade.
    Rafael Pinto

    ResponderEliminar
  5. Sensei Armando, esses senhores andam a mamar à nossa custa há muito tempo! E não me refiro aos membros dos corpos gerentes da federção, mas aos satélites que gravitam em torno deles! há muita gente imiscuida no sitema... Qual o árbitro que se atreve a contestar algo que não esteja bem? Qual o treinador que tem atletas a competir que tem coragem para confrontar a instituição com algo de correcto? Qual o competidor da seleção que pergunta pelas verbas para as suas deslocações, estadia e alimentação?

    O sistema está montado, oleado, com engranagens funcionando bem... só quem está fora do sistema pode ver um pouco mais além!

    Cursos de "treinador monitor" a 200 Euros? Só para ajudar o Mestre a dar treinos?

    ResponderEliminar
  6. Sensei Armando! Espero que esteja tudo bem consigo! Temos que pensar num dia, em nos reunirmos, cada vez estamso mais perto! È verdade.

    Bem, espero que nunca esses preços sejam sequer alguma vez mais, referidos. IMPENSÁVEL! Absurdo, e que só irá desprestigiar um pouco mais esta arte que iniciei em 1992 com tanto garbo e orgulho.
    Enfim, espero que o brio dessas mentes brilhantes tenham o discernimento de se elucidarem do verdadeiro - DO!

    ResponderEliminar