... ...
(montagem sobre original de W. J. de Medeiros in http://www.zaroio.com.br/)
Para todos Vós (e para os restantes também!) desejo-Vos um Feliz Natal na companhia de todos os familiares e amigos assim como Vos desejo (para todos nós) uma óptima quadra.
Não é só o país que tem de sair da crise! Não é só a sociedade que tem de sair da crise! Não somos só nós, cada um individualmente, que tem de sair da crise! O Karaté também tem de sair da crise (qual crise?).
Que o próximo ano seja de mais colaboração e mais empatia, de mais solidariedade e de mais abertura. De mais simpatia e de uma maior procura de novas e melhores soluções para a modalidade que todos praticamos.
...
O Moreira, depois de dar "show" de bola, depois de saltar e de se pendurar, depois de fazer de avião e após se esforçar (e bem!) na sua prova, vejam o que lhe fizeram: puseram-no de "castigo" virado para a parede!!!! Então isto faz-se?
João Dias foi eleito o melhor e o mais completo artista plástico do certame. Genial, criativo, vanguardista! Aqui, todos os "paparazzi" a fotografarem a sua obra de arte.
O comportamento do treinador, a planificação e a programação foram dissecadas de uma maneira exemplar sempre com uma enorme atenção por parte dos formandos.
A prática da Pedagogia aliada à sua teoria foram uma constante.
A interacção entre os formadores (ao fundo o Dr. João Dias com o Dr. Joaquim Gonçalves) mostraram um trabalho de formação realizado em conjunto por uma equipa de valor, coordenação essa aqui encoberta visualmente pelo mawashi-geri de João Castro.
Foi depois a vez da Didáctica, apresentada pelo Dr. Joaquim Gonçalves. O técnico, o físico, o psicológico, o biológico, o teórico e até o cultural foram passados a pente fino. Para culminar, trabalho de velocidade e de flexibilidade. Nada foi deixado ao acaso e tudo fundamentado de um modo prático e exemplar.
Soberba a sua apresentação sobre o acto táctico no kumite...