quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A qualidade da Formação

Finalmente... e felizmente.... fim! Terminou o 2º CTNIII e o 3º CTNIII.






O dia 5 de Dezembro começou muito carregado lá para as bandas do Jamor... iam-se iniciar mais quatro dias de trabalho intensivo no Centro de Alto Rendimento, a fim de se terminar o 2º CTNIII e o 3º CTNII da FNK-P. Quatro dias que seriam de muito suor (sangue e lágrimas não houve, felizmente!).




O Dr. Nuno Cardoso iniciou o módulo de Psicologia com a sua motivação habitual. Motivação, Liderança, Stress e Ansiedade foram alguns temas abordados, que terminaram com Auto-Confiança. O gato passeando-se à frente dos cães iria inspirar os formandos para se apresentarem auto-confiantes perante os examinadores...

Ponto alto da sua preleção foram os estilos de liderança de alguns treinadores: o "pedra", o "sacana", o "anjo", o "mil facetas", o "ceguinho", o "falador", o "juiz", o "domador", o "psicotécnico" e o "super-técnico"...


E passou-se à parte de Teoria e Metodologia de Treino, o que quer dizer que passámos a envergar o "gi" diariamente. A riqueza deste grupo de formandos, para além das suas idades diversificadas, das suas experiências de vida diferenciadas, das suas diferentes formações, estava patente nos vários emblemas ostentados nas suas vestes.



E continuámos a verificar a prática sempre aliada à teoria, a dinâmica de trabalho em grupo e a apresentação dos resultados. Enquanto uns trabalhavam (e suavam), outros supervisionavam...


Todos os Formadores do bloco de Teoria e Metodologia de Treino trouxeram-nos as Shitei Kata, e suas Bunkai, cada um explorando Maai, Yomi e Hioshi com diferentes características no campo do Kumite.

O Dr. Abel Figueiredo trouxe-nos a tradicional Saifa do Goju-Ryu, respectiva Bunkai e Kumite.


A Programação e a Planificação continuaram a ter uma ênfase de realce - papel de relevo desempenhado pelo Dr. João Dias e pelo Dr. Joaquim Gonçalves, sendo que este último nos iria fazer trabalhar a Kata Seishan de Wado-Ryu e mais Kumite.



Shito-Ryu compareceu com Seienchin, pela mão do Dr. João Dias, para além de mais Kumite. Aquele que foi o nosso primeiro árbitro internacional, João Coutinho, não habituado às andanças do Shito-Ryu foi o "mártir" durante a exemplificação da Bunkai desta Kata, mostrando-se um praticante de Shotokai à altura....



O Dr. José Ramos apresentou-nos Jion, Shitei Kata de Shotokan e ainda mais Kumite.



Passou-se à fase da construção de exercícios, sua planificação e fundamentação, a fim de cada grupo de candidatos a TNII fazer a sua apresentação prática e defesa oral perante os examinadores, os quais iam colocando algumas questões... algumas por vezes difíceis de resolver e responder (o ácido láctico muscular e cerebral acumulado já era muito!).



As classificações atribuídas a cada elemento examinado sempre sob a observação atenta do Presidente da Federação.



O Dr. Abel Figueiredo, Director de ambos os Cursos, 6º Dan de Goju-Ryu, o Dr. João Dias, 6º Dan de Shito-Ryu, o Dr. Joaquim Gonçalves, 5º Dan de Wado-Ryu e Seleccionador Nacional e o Dr. José Ramos, 7º Dan de Shotokan, constituíram o painel de examinadores, o qual se revelou sempre muito atento em relação às provas dos examinados.




Os candidatos a Treinador de nível III no momento da despedida (pensavam eles... largar o "gi" sim, mas faltava o resto!).

Pois ainda não terminou... agora há que agarrar no manual e fazer o trabalhinho de casa!!!
...

1 comentário:

  1. Continuem o bom trabalho. Excelente reportagem. É bom ver empenhamento e vontade de trabalhar.
    Um abraço!

    ResponderEliminar