domingo, 13 de dezembro de 2009

Nem só de pão vive o homem... nem o Karateca!

Pois, é verdade, nem só de pão vive o homem...


A realização do 2º CTNIII teve várias oposições desde o início do seu lançamento. Mas como sempre defendi que sendo a base de treinadores enorme, necessário era aumentar o seu vértice (pois só existem até ao momento 13 TNIII), avancei com estes dois Cursos embora contra algumas vontades, vontades essas que no final dos mesmos souberam reconhecer o êxito da iniciativa. Rejeitaram-se várias inscrições por falta de créditos - e se existem regulamentos, estes são para se cumprirem, ou então modifiquem-nos - tarefa essa que cabe agora à Direcção da FNK-P e não à sua AG. Também não houve admissões por favor... Foram admitidos aqueles que reuniam as condições exigidas.

Mas nem tudo foram só rosas durante o 2º CTNIII e 3º CTNII. E desiludam-se com o curso de 110 horas, pois este CTNIII teve 134 horas, dado que os módulos de Portimão também terão de ser contabilizados!

E com instalações aqui, ou instalações ali, o nível do Curso foi excelente, embora a visita guiada ao CAR no meio de dois Cursos deste género não fosse efectuada no timing preciso... Visita necessária sim, conhecimento do CAR pelos Treinadores também, mas não no meio do módulo ministrado pelo Dr. João Dias. Quebrou-se uma dinâmica que em nada abonou a pedagogia!



Também tempo perdido no final do Curso. Não que não fossem merecidos os elogios a alguns Treinadores de longa data presentes. Mas foi esquecido que os candidadtos ao Nível II estavam à espera de realizar a sua prova escrita, alguns dos quais com passagens de avião marcadas para fora... Mais uma falha pedagógica...


E pela primeira vez na história da Formação da FNK-P o teste escrito dos candidatos ao Nível II foi apresentado sem o nome dos formadores à frente do módulo que ministraram. Sabemos que o formando faz sempre uma ligação entre a matéria do módulo e o formador que a ministra, o que lhe facilita tanto a vida como a consulta do seu manual... mas não esperamos por justificações em relação a isto.

Também a avaliação dos candidatos a Nível III não nos parece seguir os mesmos parâmetros de avaliação do 1º CTNIII. Trabalho de Planeamento, mais dois mesociclos, mais quatro microciclos, mais... ... os anteriores foram avaliados do mesmo modo? Também não esperamos por respostas em relação a este assunto! Vamos elaborar o nosso trabalho, MAS ATENÇÃO, a data de entrega do mesmo não é um mês após o módulo de Kata como lá está expresso, mas sim um mês após conclusão do Curso - logo, dia 8 de Janeiro de 2010.

E como de facto nem só de pão vive o homem, aqui ficam alguns apanhados durante os Cursos. Realce-se desde já que são da responsabilidade do autor do blog e não pretendem atingir ninguém em particular, pedindo desde já desculpas por eventuais mas infundadas susceptibilidades (mas depois de ficarmos sem dois fins-de-semana prolongados, merecemos desanuviar um poco!).









O Moreira, depois de dar "show" de bola, depois de saltar e de se pendurar, depois de fazer de avião e após se esforçar (e bem!) na sua prova, vejam o que lhe fizeram: puseram-no de "castigo" virado para a parede!!!! Então isto faz-se?




























João Dias foi eleito o melhor e o mais completo artista plástico do certame. Genial, criativo, vanguardista! Aqui, todos os "paparazzi" a fotografarem a sua obra de arte.














...

2 comentários: