... ...
Karate-Do: o caminho das mãos vazias...
Assim, tanto podemos encontrar escolhos no meio do caminho, como podemos abrir um caminho pelo meio desses mesmos escolhos...
(montagem sobre original de W. J. de Medeiros in http://www.zaroio.com.br/)
Para todos Vós (e para os restantes também!) desejo-Vos um Feliz Natal na companhia de todos os familiares e amigos assim como Vos desejo (para todos nós) uma óptima quadra.
Não é só o país que tem de sair da crise! Não é só a sociedade que tem de sair da crise! Não somos só nós, cada um individualmente, que tem de sair da crise! O Karaté também tem de sair da crise (qual crise?).
Que o próximo ano seja de mais colaboração e mais empatia, de mais solidariedade e de mais abertura. De mais simpatia e de uma maior procura de novas e melhores soluções para a modalidade que todos praticamos.
...


O Moreira, depois de dar "show" de bola, depois de saltar e de se pendurar, depois de fazer de avião e após se esforçar (e bem!) na sua prova, vejam o que lhe fizeram: puseram-no de "castigo" virado para a parede!!!! Então isto faz-se?









João Dias foi eleito o melhor e o mais completo artista plástico do certame. Genial, criativo, vanguardista! Aqui, todos os "paparazzi" a fotografarem a sua obra de arte.


Ponto alto da sua preleção foram os estilos de liderança de alguns treinadores: o "pedra", o "sacana", o "anjo", o "mil facetas", o "ceguinho", o "falador", o "juiz", o "domador", o "psicotécnico" e o "super-técnico"...
E passou-se à parte de Teoria e Metodologia de Treino, o que quer dizer que passámos a envergar o "gi" diariamente. A riqueza deste grupo de formandos, para além das suas idades diversificadas, das suas experiências de vida diferenciadas, das suas diferentes formações, estava patente nos vários emblemas ostentados nas suas vestes.

A Programação e a Planificação continuaram a ter uma ênfase de realce - papel de relevo desempenhado pelo Dr. João Dias e pelo Dr. Joaquim Gonçalves, sendo que este último nos iria fazer trabalhar a Kata Seishan de Wado-Ryu e mais Kumite.
Shito-Ryu compareceu com Seienchin, pela mão do Dr. João Dias, para além de mais Kumite. Aquele que foi o nosso primeiro árbitro internacional, João Coutinho, não habituado às andanças do Shito-Ryu foi o "mártir" durante a exemplificação da Bunkai desta Kata, mostrando-se um praticante de Shotokai à altura....
O Dr. José Ramos apresentou-nos Jion, Shitei Kata de Shotokan e ainda mais Kumite.
Passou-se à fase da construção de exercícios, sua planificação e fundamentação, a fim de cada grupo de candidatos a TNII fazer a sua apresentação prática e defesa oral perante os examinadores, os quais iam colocando algumas questões... algumas por vezes difíceis de resolver e responder (o ácido láctico muscular e cerebral acumulado já era muito!).
As classificações atribuídas a cada elemento examinado sempre sob a observação atenta do Presidente da Federação.
O Dr. Abel Figueiredo, Director de ambos os Cursos, 6º Dan de Goju-Ryu, o Dr. João Dias, 6º Dan de Shito-Ryu, o Dr. Joaquim Gonçalves, 5º Dan de Wado-Ryu e Seleccionador Nacional e o Dr. José Ramos, 7º Dan de Shotokan, constituíram o painel de examinadores, o qual se revelou sempre muito atento em relação às provas dos examinados.
O comportamento do treinador, a planificação e a programação foram dissecadas de uma maneira exemplar sempre com uma enorme atenção por parte dos formandos.
A interacção entre os formadores (ao fundo o Dr. João Dias com o Dr. Joaquim Gonçalves) mostraram um trabalho de formação realizado em conjunto por uma equipa de valor, coordenação essa aqui encoberta visualmente pelo mawashi-geri de João Castro. Foi depois a vez da Didáctica, apresentada pelo Dr. Joaquim Gonçalves. O técnico, o físico, o psicológico, o biológico, o teórico e até o cultural foram passados a pente fino. Para culminar, trabalho de velocidade e de flexibilidade. Nada foi deixado ao acaso e tudo fundamentado de um modo prático e exemplar.

Soberba a sua apresentação sobre o acto táctico no kumite...
Oportunidade ainda para confraternizarmos com "velhos" amigos...
E para além do tempo para ainda podermos ver a excelente técnica de um Senhor com S maiúsculo pela sua postura na nossa modalidade - Alexandre Gueifão (quase 70 anos??) - tempo também para ainda executarmos Kururunfa...
