sexta-feira, 26 de março de 2010

AOS ANÓNIMOS…

Curiosamente recebeu esta semana este blog dois comentá-rios anónimos… Sem e-mail e sem nome dos autores…
Apesar de moderados os comentários, desde o início nenhum foi rejeitado, mesmo aqueles com conteúdos diferentes ou opiniões divergentes da minha.
Só três comentários anónimos foram publicados no post sobre a minha demissão de Director do Departamento de Formação da FNK-P.
Quando iniciei este blog, salientei logo no primeiro post que “a par da prática e da técnica tem de haver pesquisa e investigação. Porque dados e conclusões devem ser postos em comum e ser divulgados. Porque a especificidade da actividade que praticamos assim o exige.
Até um comentário que me foi enviado por e-mail, por ser extenso, e que questionava algumas afirmações minhas aqui foi colocado como post!
Darem-me conselhos quando não souberam ler (porque ler implica saber interpretar) aquilo que aqui escrevi, quando revelam conhecer-me mal, ou tentarem desafiar-me para me pronunciar sobre isto ou aquilo não surtirá efeito enquanto os reptos me forem lançados sem os seus autores estarem identificados.
Esconderem-se atrás do anonimato para me tentarem envolver em alguma querela não surtirá o seu efeito… até porque já uma vez foi utilizado o que aqui deixei expresso (a seu tempo falarei sobre isso!).
Tenho tentado contribuir para um maior conhecimento sobre o Karaté. Muitos têm discordado daquilo que aqui tenho deixado, mas as minhas posições nunca deixaram de ser fundamentadas ou justificadas. As opiniões deixo-as para as sondagens, as crenças deixo-as para os lugares de culto… Não é por acaso que este blog não tem contador – não necessita dele.
Mas muitos também me têm dado os parabéns e incentivado a continuar (por acaso também ainda esta semana aconteceu isso!).
Pode este blog ser incómodo para alguns, mas quando me souberem mostrar e demonstrar que estou errado também saberei reconhecê-lo.
Se me querem dar sugestões e se querem o meu contributo para discutir os estilos, a técnica ou a táctica, a formação de crianças e jovens, as carreiras de Treinadores e Árbitros, os modelos de competição, a arbitragem, a organização institucional do Karaté no nosso país ou planos de desenvolvimento estratégico de dojos e associações, estou disponível mas não para pessoas escondidas e com segundas intenções.

Logo, NÃO SERÁ AQUI PUBLICADO MAIS NENHUM COMENTÁRIO ANÓNIMO!

A coragem de ser frontal por vezes custa caro, mas a dignidade, essa, não tem preço.

Como já disse, os maiores inimigos do Karaté têm sido os próprios homens do Karaté.

E volto de novo a Sidónio Muralha: “não nos responde o céu cinzento e opaco, nem o sorriso de pedra e impenetrável dos nichos... – só nós sabemos porque vivemos num buraco, encurralados como bichos.”

De facto, só nós sabemos porque vivemos num buraco, encurralados como bichos!
Por estas e por outras…

6 comentários:

  1. Caro Armando !

    A discussão franca e leal parece que assusta uns quantos em todos os sectores da vida portuguesa.
    Mas, têm medo de quê? Da razão, da verdade. Será da crise, bem sei, que para além de económica é ,cada vez mais de mentalidades. Se não for nada disto é falta de carácter , e um karateka sem carácter não passa de um moribundo.

    Grande abraço,

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Apesar de termos diferenças de opinião sobre o que é hoje o Karaté, aprecio muito este blog, o qual sigo regularmente, e quanto aqueles que não se identificam, acho que merecem continuar a falar sozinhos.Concordo com o comentário anterior.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado ao Luís Sérgio e ao Carlos Rodrigues.

    Na realidade, enquanto não houver transparência e honestidade no Karaté, tudo continuará como sempre...

    As diferenças de opinião estão para além da verdade e da amizade entre as pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Eu próprio já tive algumas "entradas" nos comentários ao meu blog apenas com atitudes destrutivas. Continuo a achar que toda a gente tem direito de opinião desde que se vislumbre nessa opinião o desejo de construir em vez de destruir. Em qualquer dos casos os comentários devem ter um rosto mostrando assim que a opinião manifestada tem um autor que se assume como responsável pelos comentários apresentados. Quando tal não acontece, algo está errado e as opiniões morrem solteiras. Na minha opinião não devem sequer ser levadas em conta para efeito de resposta.

    ResponderEliminar
  5. Dois formadores da FNK-P, que por motivos óbvios não identifico aqui, também me expressaram o seu sentir por mail em relação a este tipo de situações!

    É tudo muito fácil quando não se dá a cara... Que tipo de ensino transmitirão estas pessoas? Que tipo de Homens estarão a formar?

    Obrigado pelo Vosso apoio...

    ResponderEliminar
  6. Eu conheço o Armando há poucos anos, mas tenho o privilégio e gosto de treinar com ele 2 vezes por semana e sempre que posso sigo este blog. Posso dizer que vejo o Armando como um Homem de valores que (entre outras coisas) procura a verdade desportiva, com frontalidade e honestidade, valores estes que estão muito em falta na nossa sociedade. Claro que o que escrevo não é novidade, pois muitos o conhecem melhor que eu, mas não queria deixar de dar o meu apoio pessoal. Força Armado.

    ResponderEliminar