segunda-feira, 15 de março de 2010

III Open da UNAM

Desenrolou-se este fim-de-semana um torneio bem organizado a que o nosso amigo Jaime Reis já nos habituou: o III Open da UNAM. Algumas falhas em relação aos anteriores dever-se-ão por certo à mudança de instalações – verificámos principalmente mais atletas à volta das mesas de controle. Mas mais grave ainda é o facto de os competidores (ou os seus treinadores) não terem sido obrigados a apresentar o BI nessas mesas, pois constatámos que pelo menos um dos atletas que no sábado fez kata em iniciados, no domingo apresentou-se a fazer kumite em juvenis – e ele próprio nos disse já no domingo que tinha 12 anos... infelizmente continuamos com treinadores a apostarem nestas estratégias.


Os competidores do Tapada Kids mostraram uma grande evolução nas suas execuções de kata em relação ao ano anterior – no entanto falta-lhes rodagem e participação em mais competições. Os iniciados e os juvenis revelaram principalmente um certo nervosismo, o que não beneficiou a concentração durante a execução das suas kata... desequilíbrios e enganos não podem fazer parte das mesmas, mas ficou a experiência!
Os mais jovens que pela primeira vez foram fazer kumite, para além de terem de se habituar ao equipamento, experimentaram a sensação de estar dentro de uma área de competição. Dentro das suas possibilidades fizeram o melhor que puderam... pois o essencial era conhecerem a sensação de estarem perante um adversário directo.
Estão de parabéns pelo seu voluntarismo, deixando aqui um agradecimento aos seus familiares pelo esforço dispendido neste fim-de-semana.
Desta vez fez-se jus à velha máxima: participámos!

1 comentário:

  1. Caro Armando !
    Pelos Vistos foi um evento que merecia uma visita atenta, infelizmente, não pude passar por lá. fica para uma próxima oportunidade.

    Grande abraço,
    Luís sérgio

    ResponderEliminar