segunda-feira, 19 de abril de 2010

Formação em Shiai Kumite

No último fim de semana realizou-se na Tapada das Mercês o programado Workshop de Shiai Kumite, dirigido aos mais jovens, dos 10 aos 18 anos, tendo como pano de fundo formação na matéria para os treinadores presentes, o qual foi orientado pelo Sensei Luís Iglésias e pelo Sensei Armando Inocentes, numa organização da Portugal Goju-Ryu Karate-Do Shinkokai e da Kaizen Karate Portugal, a qual se fez representar pelo seu Presidente, sensei João Ramalho.



Presentes cerca de três dezenas de futuros competidores e de alguns treinadores, a troca de conhecimentos e de experiências entre mais velhos e mais novos foi uma constante.


O Sensei Luís Iglésias introduziu novas metodologias de treino para com os mais jovens, fazendo sempre demonstração da aplicação das técnicas e das diversas combinações apresentadas, apoiando na sua realização aqueles que maiores dificuldades tinham e realçando as qualidades daqueles que mais à vontade se encontravam. De realçar o seu poder de comunicação, a sua entrega ao ensino e ao treino e, principalmente, a sua humildade em compartilhar as suas experiências e a sua vivência.




A explicação teórica, sempre seguida com atenção por todos os presentes, para de seguir se passar à sua aplicação prática...



De saudar a presença de Dory Leote, aluna do Sensei Luís Iglésias, aqui em plena acção com Núrya Inocentes, aluna e filha do Sensei Armando Inocentes.



Os mais velhos, e os "mais antigos", também tiveram de se esforçar durante o workshop...




Alguns dos elementos presentes no sábado...


... o qual terminou com uma prelecção e alguns exemplos das noções de Maai (distância), Yomi (ritmo) e Yoshi (leitura) em Shiai Kumite para os treinadores e para os competidores com mais de 15 anos, apresentada pelo Sensei Armando Inocentes.



No domingo, a separação entre crianças e adultos foi mais evidente dados os conteúdos abordados...


... com o Sensei Luís Iglésias sempre interagindo com os escalões de formação sem no entanto descurar a prática dos restantes elementos.

O Workshop terminou com a apresentação de uma sessão de Shiatsu, uma das especialidades do Sensei Luís Iglésias, de modo a apresentar um diferente método de relaxação e até de recuperação após dois dias de esforço prolongado.



Procedeu-se de seguida à tradicional entrega de diplomas a todos os participantes





... tendo o Sensei Luís Iglésias sido agraciado com uma pequena recordação por parte de todos aqueles com quem compartilhou os seus conhecimentos e a sua prática.



Distinguido também com um diploma de agradecimento o Sensei Armando Inocentes por parte do Clube de Artes Marciais de Albufeira.



Os presentes no final do Workshop...




... os cintos castanhos acompanhados pelos treinadores e pelos formadores...



... e todos os familiares dos praticantes que prescindiram do seu fim-de-semana para assistirem ao Workshop e presenciarem o empenhamento dos futuros competidores.



Nota digna de realce: foi necessária a vinda deste Mestre do Algarve até à Tapada das Mercês para que, pela primeira vez, uma família de karatecas se conseguisse reunir em pleno treino e tirar uma foto de conjunto na sua companhia - pai, mãe, filha e filho reunidos no mesmo evento, o que nem sempre tem sido possível.
Um agradecimento público ao Sensei Luís Iglésias!
...

Sem comentários:

Enviar um comentário