domingo, 3 de junho de 2012

O uso da tecnologia ou a eliminação do erro humano...

...
Desde o mundial de 1966 (1), no jogo entre a Inglaterra e a Alemanha, que se discute se a bola entrou ou não entrou... Em 2004 foi em Portugal num célebre Benfica - Porto (2), em 2010 no mundial entre a Inglaterra e Alemanha de novo a polémica (3) e mais recentemente entre o Chelsea e o Tottenham (4)...


Finalmente a FIFA anunciou que o sistema GoalRef, desenvolvido por uma empresa alemã, vai ser usado hoje  no encontro entre o Silkeborg IF e o Sonderjysske, e na quarta-feira no jogo FC Nordsjaelland-AC Horsens, no campeonato da liga dinamarquesa de futebol. De salientar o anúncio também do teste do 'olho de falcão', já usado no ténis e no críquete (5). Será desta???

E para quando, no Karate, a fim de não haver dúvidas, a utilização de sensores nas proteções de pés e mãos, ou nos peitorais e nas máscaras, em Kumite?


3 comentários:

  1. Será que é verdade? Hoje, na imprensa, não há ecos de tal...

    Penso que os velhinhos do Board não estão muito interessados nisto... pois se a campainha toca a dizer que a bola entrou não será possível receber o dinheiro para que a bola não entrasse...

    Abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  2. Há muito que se discutem as novas tecnologias no futebol, mas há muitos interesses arreigados na FIFA.

    O DN de 10 de Março dizia que "A Federação Inglesa de Futebol (FA) quer que o processo da introdução da tecnologia na linha de golo seja, urgentemente, implementado no futebol, na sequência de uma má arbitragem no jogo entre Bolton e Queens Park Rangers, que terminou 2-1.
    Ainda o resultado estava 0-0 quando a equipa de arbitragem não terá visto que Clint Hill fez um golo limpo, onde a bola entrou, literalmente, meio metro na baliza. Seria o primeiro golo do jogo e para o QPR, que chegou ao intervalo a perder.
    No início da segunda parte inverteram-se os papéis: Djibril Cissé estava fora de jogo quando fez o empate. O jogo deu lugar a mais dois lances polémicos, com duas grandes penalidades que terão ficado por assinalar."

    Perante isto, restam dúvidas?

    Cumprimentos,
    José Brás

    ResponderEliminar
  3. Sensei Armando:

    Uma questão e várias respostas: o futebol, ou o desporto, precisa do erro humano? Claro que precisa e por vários motivos: o erro humano intencional para prejudicar uns e beneficiar outros, o erro humano para enriquecer alguns, o erro humano para fomentar paixões e discussões e esquecermos os verdadeiros problemas que nos afligem actualmente.

    No futebol, porque não se aumenta para o dobro o tamanho da baliza? Porque não usam os jogadorespatins em vez de chuteiras? seria mais emotivo, ou não?

    Bom feriado!
    Perdo Correia

    ResponderEliminar