domingo, 10 de junho de 2012

Quais os parâmetros para afirmar que determinado jogador é o melhor do mundo?

...
«(...) convidamos pa você vir ver um jogo... tar presente num dos nossos jogos... hã...  no Europeu, tá?» (Cristiano Ronaldo dirigindo-se ao Presidente da República antes da partida para a Polónia).

Neste país em que desporto é futebol desculpa-se o «você» de CR ao PR... tal como se desculpou o seu dedo em riste no momento da sua substituição há uns anos quando o Chelsea veio à Luz... ou quando apertou o pescoço a um colega de profissão num amigável com o Brasil... ou com comportamentos semelhantes noutras acasiões (cuspidelas, mais deditos e manguitos!).



Como desculpar o "melhor do mundo" por não ter dado um autógrafo a uma fã de 10 anos por ter uma camisola do Barça vestida durante o estágio em Óbidos?

Quais os parâmetros para afirmar que determinado jogador é o melhor do mundo?

Nota: como desculpamos uma criança (que até quer ser um CR7) num jogo de futebol a fazer qualquer um destes gestos a um colega?
...

10 comentários:

  1. Dr. Armando:

    Este é o espelho da nossa nação!

    Um bom jogador de futebol pode ser rico... não ser culto... pode não ter estudos... mas deve saber que pelo menos se deveria dirigir ao PR por "Senhor"! Não precisava ser "Vossa Excelência"!

    É uma falta de educação incrível, presente no seu comportamento para com o público e para com colegas de profissão durante os jogos, conforme expresso nas fotos. Além disso, é um indicador da sua estatura moral!

    Abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  2. Extracto da carta aberta de Manuel Sérgio a Cristiano Ronaldo em "Textos do Jornal Fraternizar", n.º 173, Abril/Junho 2009, que se pode consultar em http://padremario.site90.net/html/fraternizar/edicao_173_01.html


    “(….) Ora, um atleta da sua craveira, mesmo sujeito a errar, como “é próprio do Homem”, deve manifestar uma mentalidade forte, uma sólida formação moral e política. Porque só se é verdadeiro campeão, quando o desporto é uma ética em movimento. O Cristiano Ronaldo já tem por si a admiração de muita gente, como jogador de futebol! Que a tenha também como Homem! No meu modesto entender, é preciso humanizar “sub-homens” desumanizados por carências de toda a ordem e humanizar “super-homens” desumanizados por excessos de toda a ordem! Não se deixe enfileirar, na fila dos “super-homens”, que fazem de uma política, em prol dos marginalizados, a dimensão esquecida das suas vidas...”

    ResponderEliminar
  3. O homem joga de pés, o homem joga de cabeça, mas o homem não joga com a cabeça! O homem é, claro está, Cristiano Ronaldo!

    Contra a Alemanha nada... ...

    Mas veja-se a imagem que ele dá de Portugal ao resto do mundo. O jornal italiano La Repubblica a 1 de Junho noticiava: «Ronaldo senza cuore: "Tifi Barça? Niente autografo"». O jornal suiço Le Matin, na mesma data, por sua vez, dizia: «Un père scandalisé par l'attitude de Ronaldo - En stage au Portugal, le joueur du Real a refusé un autographe à une fillette de 10 ans parce qu'elle portait un maillot du Barça. Son père a écrit une lettre de lecteur à un quotidien portugais.»

    Grande abraço
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  4. Cristiano es el mejor del Real Madrid, pero con el calor del juego a veces muy emocionales. Hay que perdonarlo!

    Recuerdos de España.

    ResponderEliminar
  5. Pois é Armando, pode ser "o maior", mas a sua estatura moral é menor...

    Esquecem-se que são ídolos para as crianças, modelos que elas pretendem seguir e acabam por imitar no melhor e no pior (e no pior é mais fácil!).
    "Hay que perdonarlo?" Não, não tem perdão, nem ele nem nenhum dos outros profissionais que ganham o que ganham enquanto nós andamos preocupados em ensinar valores e cidadania às criancinhas.

    Abraço grande
    Luísa Costa

    ResponderEliminar
  6. As pessoas têm memória curta. Esquecem os torneios e campeonatos de karaté e não se lembram que se comportam pior do que ele, que está constatemente a ser assediado e não tem um minuto de descanço, enquanto os dirigentes e treinadores de Karaté, não tem o minimo de respeito pelos adversários, e tu sabes bem de que falo. Um abraço. Zéca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogador da craveira dele ou da craveira de Messi devem ter estofo suficiente para saberem resistir sob pressão. Por isso mesmo são PROFISSIONAIS - se a federação os prepara psicologicamente para isso ou não é outros assunto, pois a preparação psicológica a este nível não é da responsabilidade do treinador mas sim de um psicólogo do desporto (não sei se a seleção tem um ou não!).

      Quanto ao Karate, tão amador ao pé do futebol, já vi agressões, mas dedos no ar, manguitos e cuspidelas entre competidores, dirigentes ou treinadores nunca vi...
      Um abraço!

      Eliminar
  7. Caro José Lopes:

    CR7 é pago para "não ter um minuto de descanso". Não é pago para insultar colegas de profissão ou o público, ou para não dar um autógrafo a uma miúda portuguesa de 10 anos só por ter a camisa do Barça vestida!
    Viu alguma vez Figo, Rui Costa ou Paulo Sousa fazerem isso?
    Já viu o Messi de dedo no ar?
    Agora endeusam-no porque marcou 2 golos! Jogou bem, é verdade, mas ele não é a selecção. Nem é Portugal!!! Porque não se fala de Pepe, de Moutinho ou de Nani? E porque mudou de penteado ao intervalo? - Porque está preocupado com a imagem... outro metrosexual tal como o Beckham...
    Quanto aos dirigentes e treinadores de Karaté, podem ter muitos desacordos, muitas discusssões, muitas opiniões contraditórias, mas tirando as excepções que fazem a regra pelo menos demonstram respeito uns pelos outros...

    Cumprimentos.
    JA Neves

    ResponderEliminar
  8. Quero apenas subscrever o que já foi dito.
    Inadmissível, vergonhoso para o desporto, uma falta de noção da dimensão axiológica do ser humano.

    Cumprimentos
    António

    ResponderEliminar
  9. Por acaso também nunca vi deditos nem manguitos no karaté, apesar de haver batatada de vez em quando... e cuspidelas também nunca vi!
    Há aí um comentarista que diz que o Sensei sabe do que ele fala, mas não diz o que o Sensei sabe... então ele também sabe... mas não diz...
    Algo mal esclarecido!!!

    Abraço
    Pedro Correia

    ResponderEliminar