sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dia de...


Temos o dia do pai, o dia da mãe, o dia da criança... Temos o dia da água e o dia da árvore... Temos o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (ainda temos?)... Os mexicanos têm o dia dos mortos, nós temos o dia de todos os santos... até já temos o "dia do nada"...

O  editor-chefe do jornal «Record», Luís Pedro Sousa, diz na página 2 da edição de hoje que hoje é "dia de Cristiano Ronaldo"...

Agora temos o dia do karate-dō, a comemorar-se a 7 de outubro, na campanha desenvolvida pela Federação Mundial, com vista a que esta modalidade integre o programa olímpico - sim, porque o  karate-dō é uma modalidade olímpica, o que acontece é que não integra o programa dos Jogos Olímpicos... Uma campanha largamente difundida nas redes sociais e denominada "The K is on the Way"!

Mas, por que motivo 7 de outubro? Precisará o  karate-dō de um "dia"? Pesando prós e contras, comparando com outras modalidades, será benéfico para o  karate-dō este integrar o programa dos Jogos Olímpicos?

10 comentários:

  1. Não sei se será benéfico para todos, principalmente para quem defende o karate tradicional. Agora temos de ver que houve uma evolução e o karate é cada vez mais desportivo e competitivo. Temos atletas que se esforçam diariamente para alcançar palmarés internacionais e se realizarem desportivamente. Atletas que abdicam muito da sua vida pessoal para atingir um objectivo que só eles compreendem a sua importância. A esses atletas, que querem levar o nome do karate português à mais alta fasquia, a integração nos Jogos Olímpicos é um sonho tornado realidade. Infelizmente, se isso acontecer, os atletas de hoje poderão já não fazer parte da lista de competidores da altura. Mas temos muitos jovens com ambição, e a esses deixem-nos sonhar.. não temos nada a perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula pela colaboração - wellcome! Penso - e é só a minha opinião, vale o que vale - que temos de saber o que é isso de "karate tradicional" a que muitos se continuam a agarrar, tal como a "arte marcial"...

      É desporto? Parece-me que sim... Devem os jovens sonhar? Claro que sim... mas o olimpismo arrasta outras consequências - e para essas deveremos estar atentos!

      Um abraço grande!

      Eliminar
  2. O Cristiano anda triste, bem que precisa de um dia só para ele...!
    Acho importante o karate ter um "dia", assim talvez as pessoas reparem mais nesta modalidade! É uma maneira de a promover, de a integrar nos jogos olímpicos se virem a força que ela tem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos todos tristes... basta mexerem nos nossos impostos, como mexeram nos dele! Só que nós não ganhamos o que ele ganha!

      Um beijinho!

      Eliminar
  3. Recebido via e-mail, agradecido, relevante esclarecimento de João Boaventura:

    Caro Inocentes

    O CIO tem um painel cheio de modalidades desportivas e só escolhe as mais mediáticas e mais rentáveis em termos de assistência aos JO.

    Por essa razão foi criada, em 1981, a IWGA (International World Games Association), para se realizar uma competição, de quatro em quatro anos, à semelhança do CIO, com a participação das modalidades não integradas, isto é, não escolhidas pelo CIO. Os Jogos
    Mundiais são no ano seguinte ao dos JO... Os Olímpicos foram este ano, de 2012, os Mundiais serão no ano seguinte, de 2013.

    Desta forma acontece que há modalidades que ora têm os seus Jogos no CIO, ora têm os seus Jogos no IWGA.

    Isto significa que o Karate tem sempre entrada nos Jogos Mundiais (IWGA) até que o CIO o escolha e integre nos JO.

    Com um abraço amigo
    João Boaventura

    ResponderEliminar
  4. Caro Inocentes

    As artes marciais têm sofrido muitos maus tratos porque as pessoas apareceram a querer organizar federações nacionais (em Portugal foram 3) e Internacionais, despertando a ideia de que o caos estaria associado à artes marciais, quando imperava a pressa em organizá-las. E a pressa ia dando n caos. Hoje já não será assim, embora resíduos permaneçam.

    Apesar da ITKF (International Traditional Karate Federation) se ter transformado na WUKO, e esta na WKF, a primeira continua a existir.

    Depois aparece a WUKO a explicar a história da passagem da WUKO para a WKF, mas a manter-se viva.

    Isto, apesar de ter havido um diferendo com o CIO, mas que vale a pena ler para se ter uma ideia de como todo este ambiente belicoso só tem prejudicado o karaté, e a sua entrada no CIO, para onde a única entrada possível resulta de haver ambiente pacificado, arrumado, organizado, difundido a todos os países.

    Donde resulta haver ITK e WUK, em potência, e WKF, com o motor a trabalhar.
    Nesta visão panorâmica parece útil rever todo o corpo do karate, para os karatecas se situarem.

    Com um abraço amigo

    ResponderEliminar
  5. Caro Dr. Armando:

    O karate nos Jogos Olímpicos trará mais visibilidade à modalidade. Mas o karate necessita dessa visibilidade? Não virão por arrastamento outros malefícios para a mesma?

    Continuamos com as interrogações.

    Um abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Augusto, as interrogações persistirão! Mas mais vale prevenir que remediar, como diz o povo (ainda há povo???)!

      Grande abraço e obrigado pela colaboração!

      Eliminar
  6. Caro Armando !
    Tantos dias de nada e outros para coisa nenhuma. Parece-me que só pelo facto de haver necessidade de um dia para alguma coisa já é mau. Na verdade, também tenho muitas dúvidas sobre as vantagens do karate ser modalidade olímpica, não terei problemas em subscrever esta petição, mas é sempre questionável. O karate e muitas outras coisas precisam de ser bem tratados todos os dias e a todas as horas, não importa ter um dia de glória e depois cair no esquecimento no resto do ano. O mal do karaté não é o ser olímpico ou não, um dos males são "Os gurus eternos" que com o sua pseudo ciência pretendem prepetuar os seus poderes. Qual será o papel dos gurus no tatami olimpico ?
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar