segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fantástico!

...
É fantástico como por vezes podemos apreciar uma pessoa a falar de ética e de deontologia várias vezes durante um dia e constatarmos a seguir que a mesma viola normas e regulamentos sem rebuço... passando impune, pois basta-lhe pegar numa borracha e apagar o que fez!

Como disse Forrest Atlee para o seu irmão Ray, personagens de um romance de Grisham*

“– Já não há ética, mano. Andas na lua. A ética é para pessoas como tu ensinarem aos alunos que nunca irão usá-la.


Mas o mais surpreendente é observarmos um rebanho imenso a segui-la!


* John Grisham, 2004, “A Convocatória”, Lisboa, Círculo de Leitores. 

4 comentários:

  1. Sinais dos tempos que correm... A hipocrisia ganha terreno e os rebanhos engordam e aumentam!

    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando:

    Como disse o M. Esteves Cardoso num post mais abaixo, "dantes a hipocrisia era mais sincera: sabia-se o que era dito por ser esperado ou por ser boa educação. Ainda era possível distinguir. Hoje já não é." Mas este não é o âmago da questão. O âmago da questão está nas pessoas que pactuam com isto. O tal «rebanho»...

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Armando, Armando se não podes lutar contra eles, junta-te a eles. Em Roma, sê romano. Conforme soprar o vento, assim deves içar a vela. Só que tu não consegues... está nos teus genes defenderes a honestidade, a honradez, os valores - e o ser digno. Tal como dizes, a competência do professor mede-se pelas competências dos seus alunos, pelo que presumo que no caso do treinador a tua posição seja a mesma.

    Não te desgastes. Olha à tua volta e pergunta: valerá a pena?

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Curioso curioso é normalmente os iluminados falarem de ética e deontologia e nem sequer saberem o que isso é! Basta fazer-lhes a pergunta... e logo se chegará a uma conclusão. Lá está o velho ditado "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço"!

    Curioso curioso é que os que mais lábia têm para vender são os que conseguem vender mais, pois a técnica de venda é de tal maneira apurada que encontram sempre quem compre.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar