terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ver ou não ver... eis a questão!

...
"Today I visited the home of Zenshu Toyama, hanshi 10th dan.
Almost 79 years young, he's the last active student of Chojun Miyagi (founder of Goju-ryu), most senior Goju-ryu master in the world and titled 'Intangible Cultural Asset Holder' by the Okinawan prefecture." (KARATEbyJesse). 

Em Portugal estamos habituados a referir que este foi aluno daquele que por sua vez foi aluno do outro... e aceitar o que se diz como dado adquirido. Pelos vistos lá fora acontece o mesmo... Parece ser (haver) de facto uma necessidade ser o último aluno vivo de Miyiagi Sensei...

Com todo o respeito pelos Mestres a seguir  citados, vamos analisar datas de nascimento... Koshin Iha: 1925 (falecido em janeiro de 2012); Shūichi Aragaki: 1928; Kiichi Nakamoto: 1931;  Zenshū Toyama: 1936 ou 1937...

Koshin Iha começou a treinar com Chōjun Miyagi em 1936 – tinha 14 anos.

Shūichi Aragaki começou a treinar com Chōjun Miyagi em 1951 – tinha 23 anos.

Em relação a Kiichi Nakamoto e Zenshū Toyama, não conseguimos apurar em que data começaram a treinar com Chōjun Miyagi...

Sabemos que Chōjun Miyagi faleceu em 1953 – enquanto Koshin Iha treinou durante 17 anos, Shūichi Aragaki treinou durante 2 anos…

Com que assiduidade treinaram, com que dedicação, com que “ninju giri”, com que espírito de “seguimento” de Chōjun Miyagi, o que este lhes transmitiu e o que aprenderam com ele é o que determina “ser ou não ser” seu aluno…

Por outro lado, a história não se faz de entrevistas na primeira pessoa. "No que se refere às relações passadas, falando do passado é mais fácil fazer distinções entre aquilo que a qualquer título se pode considerar uma verdade científica e aquilo que pode ser uma aspiração ou um desejo pessoal. Quanto ao presente, e com maioria de razão quanto ao futuro, é muito mais difícil distinguir entre uma verdade que se diz objectiva e os seus próprios desejos." (1)

(1) - Jacques Le Goff, 1986, "Reflexões Sobre a História", Lisboa, Edições 70.


Algumas pessoas só vêem o que conseguem ver. (Foto de The Rainforest Site)

1 comentário:

  1. "Não acredite em algo apenas porque ouviu falar sobre isso.
    Não acredite em algo apenas porque isso foi passado de geração em geração.
    Não acredite em algo apenas porque é falado ou há rumores ditos e espalhados por muitos.
    Não acredite em algo apenas porque está escrito em escrituras sagradas.
    Não acredite em algo apenas baseado na experiência dos mestres, pessoas mais velhas e sábios.
    Acredite em algo apenas depois de cuidadosa observação e análise, quando achar que isso concorda com a razão e conduz ao bem e benefício de um e de todos.
    Então aceite esta verdade e viva através dela." (Siddhārtha Gautama - O Buddha histórico)

    ResponderEliminar