quinta-feira, 9 de abril de 2015

A vaca...

...
"Profeta e discípulo em peregrinação perderam-se na negrura de uma montanha rude, descobriram cabana com gente pobre dentro. Deram-lhes o que tinham: o calor da fogueira, o leite que lhes sobrara do jantar, contaram-lhes que a vaca era o que os sustentava. Dormitaram, partiram. Era de madrugada, a vaca pastava à beira de um precipício - e o profeta ordenou ao discípulo, desconcertando-o:

- Atira-a para o penhasco!


- A vaca morre, a família fica sem alimento, balbuciou.

O profeta insistiu, o discípulo cumpriu a ordem em angústia. Várias vezes, culpando-se, lamentou-se, chorou...
Algum tempo depois, voltaram à montanha. Já não era a cabana miserável, havia plantações em redor, animais pastando. Ao jantar, não lhes deram leite, serviram-lhes carnes, frutas, vinhos, licores, tudo da quinta grande, deles. Dormitaram, partiram. E o profeta soltou em brado ao discípulo:

- Se não empurrasses a vaca para o penhasco, continuavam a alimentar-se apenas de leite, não tinham mudado de vida..."


Escolhei a vossa vaca...
...

1 comentário:

  1. Caro Armando,
    ele há coisas... o que pode uma vaca, um profeta, o discípulo e um penhasco. E eu que pensava que as vacas eram sagradas, ou se calhar de tão sagradas até já são vacas, vá-se lá a saber ? Mas, uma vaca penhasco abaixo faz milagres, oh!Se faz ! Muda vidas, perspectivas , modos de ver e novos projectos nascerão. Isto é coisa da mitologia, mas quase parece magia, por isso quero dar o meu contributo para dessacralização das vacaria e estou disposto a começar , hoje mesmo, a cumprir a minha fé, ou seja,desprezar mais que nunca as "Vacas sagradas", as tais que vão mamando à nossa custa.
    Agora muito a sério, o resto, na verdade, também é sério, mas não muito. Vá lá um Homem destrinçar o que é sério do muito a sério , é sério e pronto e se é vaca vai para o penhasco que viveremos melhor.
    Agora surgiu-me uma dúvida , esta história é só com as vacas leiteiras ou também com as outras, as sagradas ? Pois é, ainda ontem me zangei com uma vaca sagrada avacalhada ao poder que não quer deixar a mama, mas para a próxima, já sei. Adeus vaca , vai-te lixar ?
    Bem isto já vai longo, são horas de terminar e, desta vez, muito a sério, a sério que é verdade : Obrigado pela partilha.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar