sábado, 7 de agosto de 2010

Curso de Zen Shiatsu

No próximo sábado chegará ao fim o Curso de Zen Shiatsu levado a cabo no Hombu Dojo da PGKS, o qual foi dirigido pelo Sensei Soichiro Matsumoto da Nipon Spa, e que teve a duração de 48 horas, tendo sido frequentado por 12 alunos.

O Shiatsu é um método de massagem japonesa de origem milenar. No início do século passado século foi resgatado pelo Sensei Mitsuo Matsunaga, que o introduziu no mundo. O Shiatsu actua através da pressão com os dedos e com a mão sobre os canais e os pontos de acupuntura.

Ao aperfeiçoar e introduzir técnicas não dolorosas no Shiatsu, o Sensei Matsunaga fez nascer o Zen Shiatsu, também conhecido como Shiatsu sem dor.

O Shiatsu trabalha pressionando os meridianos com os polegares e o Zen Shiatsu trabalha muito mais com as palmas das mãos. As pressões são largas, abertas e mais suaves. O Zen Shiatsu trabalha os meridianos (tonificando ou sedando) e ao mesmo tempo faz um grande trabalho de alongamento da musculatura referente à área do meridiano, trazendo sensação de bem-estar e relaxamento.
---
Enquanto o Shiatsu trabalha com as duas mãos simultaneamente, o Zen Shiatsu trabalha com uma mão de apoio em contacto directo com o paciente e exercendo uma tonificação, enquanto a outra mão age sobre os meridianos e pontos dissolvendo bloqueios e estagnações de energia.
---
O Zen Shiatsu é restaurador, sendo a ideia básica a de restaurar o funcionamento orgânico e não a de tratar sintomas.
----
No entanto, através do Zen Shiatsu equilibra-se o sistema energético do corpo, e cria-se uma sensação de energia e bem-estar, "enfraquecendo" os sintomas presentes. Deste modo, os sintomas são atingidos indirectamente.
---
Uma das principais indicações do Zen Shiatsu é a diminuição da tensão física e mental.
---
A todos aqueles que frequentaram este Curso e que irão ser examinados no próximo dia 14, desejamos os melhores êxitos, esperando que promovam posteriormente os conhecimentos aqui adquiridos.



Sem comentários:

Enviar um comentário