quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Após férias... o regresso!

E após este interregno, cá estamos de novo…
Uma pausa dominada pelos fogos florestais, por acidentes nas auto-estradas, por debates sobre um guarda-redes (afinal, o único da equipa que não pode falhar!), pelo facto de um seleccionador ter “perturbado” um controlo anti-doping, pelos casos mediáticos resolvidos (ou não resolvidos) na justiça, pela provável eliminação dos «chumbos» nas escolas – deixaremos de nos preocupar com o insucesso escolar e passaremos só a preocuparmo-nos com o analfabetismo (pelo menos elimina-se um problema!)…
Laura Decker lá partiu para a sua volta ao mundo, de Portimão ou de Gibraltar (não chegámos a conclusões), um clube inglês contratou um jogador português que nunca passou pelo escalão mais alto do nosso futebol… e lá continua este país onde existe cerca de 32% da área mundial de sobreiros a ser o maior exportador mundial de cortiça (8oo milhões de Euros por ano em produtos) mas a ser um dos maiores importadores de rolhas…
Dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude (entre os 14 e os 18 anos), em Singapura, voltámos todos alegres e contentes com três medalhas – entre 204 países, competindo em 26 modalidades, Portugal fez-se representar por 19 competidores em dez dessas modalidades: atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica, natação, remo, taekwondo, ténis de mesa, vela e triatlo. Ouro no triatlo por estafetas, prata em taekwondo e bronze na natação. Uns Jogos Olímpicos da Juventude dos quais o Karaté não consta…
Um país pequenino em que continuamos a ser pequeninos, apesar do chavão de que o que é nacional é que é bom, porque continuamos a recusar pensar grande… Lembro-me aqui de uma citação de Máximo Gorki, no sugestivo título «A Canção do Falcão», onde dizia que “a quem nasceu para rastejar não é possível voar”!
Mas cá estamos de novo… recomeçam os treinos, começamos a tratar das inscrições na Federação dos nossos alunos, conhecemos o programa de competições e de arbitragem… mas nada mais, pelo menos até agora, mas ainda estamos no início...
Quero agradecer aos sete magnifícos (até agora) que aceitaram o meu repto do desafio de férias mas, como prometido, vamos aguardar até ao dia 5.

1 comentário:

  1. Caro Armando !
    bem-vindo ao país das trapalhadas, como também descreves. Está provado que a crise não é só económica, é, sobretudo moral e de mentalidade.
    Mas deixemos isso de lado por agora:
    Bom regresso aos treinos, bom karaté para 2010.

    Grande abraço,

    Luís Sérgio

    PS.

    Cuidado com os chumbos...

    ResponderEliminar