segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Motivos e necesidades de uma Conferência

O desporto sempre esteve intimamente ligado a inúmeras e diversas for-mas educativas, culturais e formativas, o que fez com que o considerássemos uma escola de virtudes. E ética desportiva, o fair play e o espírito desportivo isso nos mostram...
Mas a bivalência do desporto acaba por fazer despontar no seu seio as suas perversidades: a violência, o doping, a corrupção, a fraude desportiva, a morte súbita, as lesões permanentes e a a exploração infantil entre outros...
A morte de um jovem de 15 anos em campo no sábado, do Paços de Ferreira, a violência num jogo de râguebi e as agressões a um árbitro num jogo de andebol nos juvenis ontem, levar-me-ão a abordar todos estes temas na Conferência de 11 de Dezembro.
-
Temas esses todos eles presentes na obra que será oferecida aos partipantes "Da Ética Desportiva às Perversidades no Desporto... ou das virtudes às violências no e do desporto" (quem quiser dar uma vista de olhos pode consultar http://eticadesportiva.blogspot.com/).
-
O Prof. Dr. Vítor Ferreira, da FMH-UTL, irá mostrar-nos como a Pedagogia do Desporto está nas origens da Ética Desportiva - o treinador tem neste aspecto um papel fulcral - e como esta nos pode levar à verdade desportiva.
-
Os 52 casos de doping positivos de 2006 (mais 3 casos que em 2005), os 44 casos positivos em 2007 (dois dos quais no Karaté), os 51 casos positivos de 2008 e os 47 casos positivos em 2009 (mais um na nossa modalidade!) darão o mote ao Editor Executivo do Jornal «A Bola» António Simões para a sua intervenção, culminando a Conferência com a análise do caso Queiroz apresentada pelo Prof. Dr. José Manuel Meirim (FMH-UTL e FD-UNL) - será um caso de luta contra o doping?
-
Os trabalhos iniciam-se às 14.30 horas e no final, haverá uma mesa redonda com os quatro conferencistas, após um coffee break às 17.00 horas.
-
A organização, a Associação 'Velas da Juventude', solicita-me para apresentar a seguinte mensagem:
-
INFORMAÇÕES e esclarecimentos serão prestados através do telemóvel n.º 919 048 396.
-
As INSCRIÇÕES poderão ser presenciais na Junta de Freguesia de Alfragide ou através do e-mail
velasdajuventude@gmail.com com o depósito ou a transferência bancária através do NIB 0036 0077 9910 0082 6259 5 do montante de 15€ (quinze Euros) e envio de comprovativo digitalizado para o referido e-mail ou via Fax n.º 21 471 93 96 (J. F. Alfragide) ATÉ AO PRÓXIMO DIA 26 de Novembro.
-
As inscrições no local serão a 20€ (20 Euros) e limitadas ao número de vagas.
-
O NÚMERO de vagas é LIMITADO a 40 (quarenta) participantes.
-
A Junta de Freguesia de Alfragide emitirá um diploma de participação a todos os presentes certificando cinco horas de formação.
-
JÁ NÃO FALTA MUITO!... ...

1 comentário:

  1. Caro Armando !

    Iniciativa louvável e com ilustres oradores que merece aplauso. Por mim , estou a tentar desmarcar um compromisso familiar para estar presente. Entretanto vou divulgá-la.

    Grande abraço,
    PS. Parabéns aos organizadores,

    ResponderEliminar