terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desafios dos treinadores e desafios aos treinadores


Hoje, o Prof. Sidónio Serpa, na sua habitual coluna de opinião, fala-nos em «A Bola» (p. 40) dos "desafios dos treinadores".

Após dissertar sobre o recente fórum de treinadores de elite da UEFA, o Prof. Sidónio Serpa afirma que "em termos organizacionais, os treinadores passaram a ser quadros de elevado nível e responsabilidade, cujas funções exigem um conhecimento de diversas áreas da gestão, onde se incluem os aspectos administrativo, do planeamento e das pessoas. Para além dos atletas, têm que coordenar colaboradores em vários domínios. As conclusões do forúm reforçam a ideia de que para ser treinador, em qualquer modalidade, as questões técnicas inerentes ao desporto deixaram de ser as únicas importantes. Sobretudo no alto rendimento, o sucesso não é possível sem um conhecimento abrangente e o domínio das competências de gestão psicológica e interpessoal dos atletas."

Isto pressupõe treinadores habilitados com competências técnicas e metodológicas, pedagógicas, psicológicas, sociológicas e de gestão, enquadrados numa equipa multidisciplinar, que consigam nos escalões mais jovens formar Homens antes de formar Desportistas e que nos escalões de alto rendimento consigam formar Desportistas que apresentem resultados dignos de realce que dignifiquem a sua modalidade e o seu país - fazendo a retroversão, que irão dignificar os próprios Treinadores.

Lamentavelmente no Karaté as coisas não funcionam assim...

Iremos ver quem serão os digníssimos eleitos delegados dos Treinadores para representarem os mesmos na AG da FNK-P!

São desafios que se colocam aos Treinadores de Karaté!


Nota: negritos da responsabilidade de Karate-do.pt.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário