domingo, 18 de setembro de 2011

O circo...


Sempre gostei de circo! Sempre gostei da magia do maior espectáculo do mundo...

Sempre admirei o porco andar de bicicleta, sempre gostei de ver os três palhaços (o palhaço rico, o palhaço pobre e o palhaço parvo) e sempre me impressionou o equilíbrio e o jogo de ancas e de coluna tanto dos equilibristas, como das contorcionistas ou dos trapezistas.

Ontem tinha um bilhete para ir ao circo, a um circo muito bem organizado, o circo do carácter, da sinceridade, do esforço, da etiqueta e do auto-controlo. Um circo com presidentes, com conselhos, com assembleias gerais…

Mas por um daqueles motivos inexplicáveis, não fui...

Mas contaram-me! Contaram-me que iam fazer eleições nesse circo e que existia um regulamento que dizia que os escrutinadores eram um presidente, outro presidente de um conselho de disciplina (é um circo muito disciplinado e amante da legalidade) e mais três pessoas. Contaram-me que desse conselho de disciplina ninguém lá esteve, pelo que não sei para que serviu o regulamento...

Disseram-me que grupos de artistas, que há muito tinham pedido para pertencer a esse circo e todos os anos tinham pago as suas quotas, nem puderam falar por ainda não terem sido admitidos no mesmo... um deles com um documento do governo certificando-o como “artista” e um outro que durante largos anos pertenceu no próprio a um desses conselhos…

Falaram-me em listas de artistas que foram constituídas (deixaram os “animais” de fora)… falaram-me em cadernos eleitorais...

Também me falaram num grupo já admitido nesse circo mas sem ninguém inscrito no mesmo, sem um determinado nome no caderno eleitoral, mas com esse nome a ser votado... e com mais nomes de pessoas a faltarem nos cadernos mas com elas a votarem e a serem eleitas - pelo que também não percebi muito bem para que serviam esses cadernos...

Disseram-me também que se falou muito, que houve artistas que se gostaram de ouvir e houve artistas que quando deveriam tomar posições foram como os animais amestrados e meteram o rabo entre as pernas…

Não sei se é verdade o que me contaram, pois quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto. Provavelmente nem se passou nada disso...

Mas de certeza que amanhã - presumo que hoje tenha sido dia de folga - o circo do carácter, da sinceridade, do esforço, da etiqueta e do auto-controlo vai continuar com os seus espectáculos (ou espetáculos?). 

Mas os espectadores podem passar a espetadores graças ao novo acordo ortográfico. E aí poderão espetar não só o espetáculo...
...

1 comentário:

  1. Recebido via e-mail, de autor identificado, com os meus agradecimentos:

    Caro Armando!

    Da maneira que está este país , já deixei de ir ao circo há muito tempo, basta contemplar o que se vai passando à nossa volta para ver os "verdadeiros artistas." Pelos vistos pela FN"KP", "tudo como dantes quartel general em Abrantes". Sem surpresas...

    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar