quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Formação de qualidade

Após se ter realizado a 1ª parte dos 3º CTNII e 2º CTNIII, onde actuaram como prelectores o Dr. Abel Figueiredo, o Dr. Bruno Rosa, a Dr.ª Cristina Caeiro Lopes, o Dr. João Palrilha e o Dr. Alexandre Ramos, e logo a seguir à 2ª parte do CTNIII orientada por Pierluigi Aschieri e por António Oliva, neste último fim de semana, no Centro de Alto Rendimento do Jamor tivemos a oportunidade de levar a cabo a penúltima parte destes dois Cursos.

Logo de entrada a Dr.ª Vera Ramos presenteou-nos com os seus conhecimentos sobre nutrição, alimentação do praticante e do atleta de alto rendimento, a quem pedimos desculpa por não termos nenhuma foto disponível.

De seguida entrou-se na Pedagogia do Karaté - um bloco ministrado por um Mestre que revelou as suas qualidades de verdadeiro Pedagogo: o Dr. João Dias.

O comportamento do treinador, a planificação e a programação foram dissecadas de uma maneira exemplar sempre com uma enorme atenção por parte dos formandos.


A prática da Pedagogia aliada à sua teoria foram uma constante.

A interacção entre os formadores (ao fundo o Dr. João Dias com o Dr. Joaquim Gonçalves) mostraram um trabalho de formação realizado em conjunto por uma equipa de valor, coordenação essa aqui encoberta visualmente pelo mawashi-geri de João Castro.

Foi depois a vez da Didáctica, apresentada pelo Dr. Joaquim Gonçalves. O técnico, o físico, o psicológico, o biológico, o teórico e até o cultural foram passados a pente fino. Para culminar, trabalho de velocidade e de flexibilidade. Nada foi deixado ao acaso e tudo fundamentado de um modo prático e exemplar.


O Dr. Joaquim Gonçalves arrebatou os formandos com os seus conhecimentos, as suas explicações, as suas exemplificações e o modo como apresentou as suas prelecções.

Soberba a sua apresentação sobre o acto táctico no kumite...

...
Oportunidade ainda para confraternizarmos com "velhos" amigos...


E para além do tempo para ainda podermos ver a excelente técnica de um Senhor com S maiúsculo pela sua postura na nossa modalidade - Alexandre Gueifão (quase 70 anos??) - tempo também para ainda executarmos Kururunfa...



No campo das qualidades físicas, o Dr. Davide Gomes abordou a força e a resistência, apresentadas com elevado nível teórico e prático, o que levou à exaustão os treinadores presentes dado o seu empenhamento.






Treino de força com máquinas e material suplementar...





Mas também momentos de pausa para recuperação e de boa disposição. De salientar o enconto, no foto ao centro, do Mestre que treinou (e ainda treina) e transmitiu conhecimentos técnicos ao seu aluno e da oportunidade que este teve de retribuir com os seus conhecimentos académicos e científicos àquele que fez a sua carreira desportiva - claro que falamos de dois homens do Shotokai, falamos de João Coutinho e de Davide Gomes.





Seguiu-se o treino de força em circuito...













... sempre supervisionado pelo Dr. Davide Gomes...










... e por último o circuito de resistência.




Reflexão e discussão no final de cada actividade, onde foi preciosa a experiencia dos seleccionadores regionais presentes assim como a experiência dos mais velhos e os conhecimentos científicos daqueles que se encontram mais ligados às Ciências do Desporto e à Educação Física.


Espera-nos o próximo fim-de-semana... ... ... ... ... ...



4 comentários:

  1. Boa Tarde,
    Dr. Armando

    Já estou na muralha Terceirense e fiquei maravilhado com os seu trabalho...
    Muito obrigado!

    OSS! e até ao próximo Sábado se Deus quiser!

    João Castro
    aka@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um exemplo de um blog formativo!

    Uma pessoa que se demitiu da Direcção da FNK-P não se limita a falar mal (com fundamentos!) da Federação, pois elogia o que tem valor.

    Por que motivo a própria Federação não tem um Blog?

    Quem souber que responda por favor.

    Obrigado Armando Inocentes

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo
    Ora aqui está uma descrição muito bem feita e ilustrada das horas que todos vocês têm passado juntos, com muito esforço, dedicação e entrega, caracteristicas típicas de verdadeiros Karatecas.
    Desejo-vos um bom trabalho para o próximo fim de semana, com a força e resistência que todo o Karateca deve ter
    Um forte abraço
    Davide Gomes

    ResponderEliminar
  4. A federação lá sabe o que é um blog? Interessante o material publicado. Se por acaso a federação (ou quem tem essa responsabilidade) se preocupasse em fotografar e documentar acções de formação como estas e outras, certamente que teria uma imagem institucional substancialmente melhorada junto dos praticantes e outros agentes desportivos.
    Ainda bem que pelo menos existe Formação...

    ResponderEliminar