segunda-feira, 12 de julho de 2010

Acaso e causalidade...

Parafreseando o Dr. Abel Salazar, "quem só percebe de medicina nem de medicina percebe". Parafraseando o Prof. Manuel Sérgio, "quem só percebe de desporto, nem de desporto percebe". Logo, é lógico que "quem só percebe de Karaté nem de Karaté percebe"! Ora, para parecer que percebo um pouco de Karaté hoje vou desabafar sobre futebol!
Vem isto a propósito do Mundial de Futebol que ontem terminou. Foi um Mundial essencialmente ingrato para o Gana e para o Uruguai. Para o Gana porque para além de falhar aquele penalty nos minutos finais e que o levou a um prolongamento, também um penalty falhou nas decisões da marca da grande penalidade ditando a sua eliminação. Para o Uruguai porque aquela bola na trave de Fórlan no último minuto o levou para a discussão do 3º e 4º lugar - o que define o pior dos três primeiros e a frustração definitiva daquele que poderia ter estado no pódio e não esteve. Acasos do futebol... e no Karaté também não haverá acasos?
Portugal sente-se feliz com a sua prestação: afinal só perdeu com a Campeã do Mundo... foi essa a causa por que fomos eliminados. Apareceram-nos os nossos vizinhos no caminho e... fado, sina, destino... estava escrito nos astros! Não, a culpa não foi do treinador, nem do ex-melhor jogador do mundo... foi da causalidade de termos de ter jogado com a equipa espanhola... e no Karaté também não haverá causalidades?
Por que motivo procuramos causas onde só existe acaso?
...

2 comentários:

  1. Só não percebo porque é que existe uma raiva exacerbada contra o espanhóis. Jogaram, não exibiram o vedetismo de alguns jogadores portugueses e conseguiram fazer aquilo a que se propuseram. Patriotismo sim mas sejamos honestos - jogaram futebol, e ganharam. São merecedores de admiração por isso. Sou português e gostava de ter visto a minha selecção ganhar, mas não lhes vi habilidade para isso. 7 golos conta os coreanos é já pensávamos que estava no papo. Precisamos de maturidade e humildade, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ramalho:

    Penso que a primeira frase não será para mim, pois em termos de Karaté até tenho uma costela espanhola... E que de facto foi a melhor equipa, com mais rendimento e melhor estratégia, não há dúvidas! As desculpas que arranjámos para a nossa derrota (apesar do golo ser de facto fora de jogo) é que são esfarrapadas...
    Não temos um trabalho consciente a longo prazo, preocupamo-nos em arranjar justificações para tudo (a tal teoria da causalidade!) criticamos e acusamos tudo e todos por aquilo que por vezes é da responsabilidade dos próprios... tal como no Karaté!

    Um abraço deste teu amigo.

    ResponderEliminar