quarta-feira, 14 de julho de 2010

Em Sintra, Carlos Diniz, cego e 1º Dan de Judo...

Aos 53 anos, Carlos Diniz é o primeiro cinto negro de Judo em Portugal.
No Judo Clube de Sintra, onde aos 73 anos pontifica o Mestre Bastos Nunes, no passado dia 3 deste mês, Carlos Diniz prestou provas perante um júri de graduações, sendo responsável pela sua candidatura o Mestre Fernando Seabra, 3º Dan, o único reconhecido e habilitado pela Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes com competências para ministrar o ensino desta modalidade a praticantes com esta deficiência.
De parabéns não só Carlos Diniz, mas também a Federação Portuguesa de Judo, que desde 2006, com o apoio de Mestre Jean Perier, 7º Dan de Judo e responsável por esta modalidade a nível da Associação Internacional de Desporto para Cegos, desenvolve um projecto em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto para Defecientes e com o Comité Paralímpico Português.

(Fonte e foto: Sintra Desportivo, Ano III, n.º 51, 12.07.2010, p. 2)

No Karaté não conhecemos casos deste género entre nós, mas no estrangeiro, pelo menos desde 1976 alguns invisuais têm obtido o seu 1º Dan, assim como a prática da nossa modalidade em cadeira de rodas também se verifica em alguns países.
Será que algum dia, em Portugal, as pessoas portadoras de qualquer incapacidade, quer seja mental ou motora, poderão e serão capazes de praticar a nossa modalidade orientadas por técnicos habilitados e com competências para tal?

5 comentários:

  1. Segundo me informa o meu amigo João Coutinho, os exames decorreram no Judo Clube de Portugal em Lisboa, local aliás onde foi tirada a foto, não estando correcta a fonte da notícia.

    ResponderEliminar
  2. Existe em Portugal pelo menos uma pessoa que faz este tipo de trabalho adaptado, o mestre Rui Caipira da IJKA Portugal -

    http://www.ijkaportugal.pt/desportoadaptado/desportoadaptado.html

    Fica o link. Mais pormenores não sei.

    Maria Etelvina Camarão

    ResponderEliminar
  3. Maria Etelvina:

    Obrigado pela informação. Desconhecia o trabalho que está a ser desenvolvido neste campo.

    De certeza que outras iniciativas neste género se seguirão.

    Armando Inocentes

    ResponderEliminar
  4. Caro Armando !

    Aqui está um grande exemplo de dedicação e empenho.
    Com exemplos destes poderá alguém desistir dos seus objectivos !

    Grande abraço,

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  5. No site da nossa Federação, com data de 2010-05-17 (e que me tinha passado despercebido), pode-se ler o seguinte:

    FNK-P no Comité Paralímpico de Portugal

    Em Assembleia Plenária do Comité Paralímpico de Portugal, a Federação Nacional de Karate – Portugal foi admitida como Membro Ordinário daquele Comité. É um momento alto na vida federativa. Este acto assegura um dos factores essenciais para a prossecução do ciclo de melhoria contínua do nosso projecto.

    Logo, estamos no bom caminho, é só agora uma questão de operacionalização...

    ResponderEliminar