quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quanto vale uma imagem? Só mais que mil palavras?

Tanto «A Bola» como o «Record» de ontem, dia 14 de Julho, noticiam que a imagem de João Garcia - o único português a escalar as 14 montanhas acima dos 8.000 metros sem oxigénio - vale mais de seis milhões de euros. Segundo um estudo da empresa NewsSearch, entre o 1º semestre de 2009 e o mesmo período de 2010 o valor monetário das notícias sobre este alpinista cresceram cerca de 90%, pois de 620.319 Euros no primeiro período passaram para 6.224.520 Euros no último.
Quem é (ou era) o seu principal patrocinador? O Millenium...
Quando o desemprego em Portugal atinge os 10,5%, tendo actualmente a quarta taxa de desemprego mais elevada da Zona Euro, depois da Eslováquia (13,7%), Irlanda (13,8%) e Espanha (18,8%) e quando possui 54.600 licenciados dentro desses 10,5% - 54.600 licenciados desempregados, a maior taxa de licenciados desempregados na Europa per capita mas o país com menor número de licenciados per capita da Europa - coloca-se uma questão: por que motivo é que um seleccionador nacional de futebol, que ganha 1,6 milhões de Euros por ano recebe 720 mil Euros de prémio por estar presente nos oitavos de final do Campeonato do Mundo? Porque afinal só perdemos com a Campeã do Mundo (triste consolação!)? Quando aumenta em Portugal o número de milionários tal como aumenta o número daqueles que mal possuem dinheiro para comprar a sua alimentação, as suas roupas e os seus medicamentos, justifica-se este prémio? Talvez a única resposta resida no facto do Seleccionador Nacional de Futebol ser um Treinador Licenciado... (Já agora, quanto ganha mensalmente o Seleccionador Nacional de Karaté, que possui a mesma licenciatura que o Seleccionador Nacional de Futebol? Talvez me atreva a dizer que não possui ordenado mensal!).
Por que motivo os treinadores de futebol e um jogador são obrigados a prestar declarações à imprensa, principalmente à TV, no final de um jogo? "Jogámos bem, saímos de cabeça erguida, estou aqui para trabalhar e ajudar a equipa, vou dar o meu melhor..." Não, não é por causa das respostas aos entrevistadores nem por causa das palavras... O objectivo é o painel que se encontra por trás deles!
Reparem: Galp, BES, Modelo, TMN, Sagres, Samsung, Nike... E quem paga toda esta publicidade? Nós, sim, nós quando adquirimos estes produtos ou os produtos comercializados por estas empresas!

(foto: negociosdofutebol.blogspot.com)


A 16 de Agosto de 2008 o «Correio da Manhã» noticiava que o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol auferia de um rendimento anual superior a 224 mil euros, pagando de impostos mais de 60 mil. Gilberto Madaíl acumulava com o salário da FPF – mais de 11 mil euros – uma pensão de reforma de funcionário público, na ordem dos quatro mil euros por mês. Quanto ganham os Presidentes das outras Federações? Tanto quanto sei, o Presidente da Federação Nacional de Karaté - Portugal nem sequer é remunerado...

Mas quando chegamos a um pavilhão onde se vai disputar um Campeonato Regional de Karaté, seja qual for a sua categoria, conseguimos ver afixada nas paredes e na parte frontal das bancadas publicidade - grandes painéis, placards, faixas... será que sendo estes campeonatos da responsabilidade da Federação, embora eventualmente organizados por associações ou clubes locais, o valor dessas imagens publicitárias reverte a favor da FNK-P?

E quando encontramos nos cartazes alusivos a esses campeonatos, ou a outros torneios ou eventos a frase "com o apoio da FNK-P" junto do seu logótipo - que é propriedade da Federação e está devidamente registado - a exposição dessa imagem reverte com alguma contrapartida para a própria Federação?

Pois é, somos amadores... Mas a alta competição e o rendimento não se compadecem com amadorismos!

Uma ou várias questões a ponderarmos...

2 comentários:

  1. Isso tudo é verdade, amigo Armando, mas num País onde um autarca é condenado a prisão com pena suspensa por fraude e branqueamento de capitais mas mantém o cargo na autarquia e ainda se pavoneia na TV com ares de estrela de cinema, tudo é possível. A corrupção e a ostentação tem de atacar também no Desporto simplesmente porque está em toda a parte...
    Acho que tudo começou com o assassinato do Viriato...

    ResponderEliminar
  2. VIVA!
    Excelente artigo!
    Há que despelotar os pensamentos mais "tapados".
    OSS!

    ResponderEliminar