segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ao ponto a que chegámos!...

---
Notícia de ontem, mas com destaque nas edições de hoje do Jornal de Notícias e do Correio da Manhã.

Na Finlândia, realiza-se um Campeonato Mundial de Sauna desde 1999.
---
Agora aconteceu o inimaginável e a tragédia ocorreu!
-
Este ano o campeonato acabou mal depois de um russo, finalista da competição, ter morrido enquanto o outro finalista, um filandês, teve de ser hospitalizado.

A página 23 do Diário de Notícias, acima reproduzida, mostra na foto (Sari Gustafsson - AP) o russo Vladimir Ladyzhensky que sofreu queimaduras fatais, enquanto na foto ao lado (Mauri Ratilainen - EPP) o Correio da Manhã, na página 31, apresenta o finlandês Timo Kaukonen, pentacampeão do mundo, a ser socorrido, após ter desmaiado ao fim de seis minutos, tempo durante o qual ambos se encontraram submetidos a uma temperatura de 110 graus centígrados.
---
No ano passado, o finlandês sagrou-se campeão pela 5ª vez ao manter-se na sauna durante 3 minutos e 46 segundos...
---
De salientar que nesta edição do Campeonato participaram 135 pessoas de 15 países...
---
O Homem, na sua ânsia de se medir com tudo e com todos acaba por provocar situações destas, estando muitas vezes por detrás das mesmas avultadas quantias de dinheiro...
---
Por outro lado, a vontade de criar, de diversificar, leva o Homem a cair no ridículo...
---
A competição deveria ser um meio (e não um fim) saudável para a prática do desporto!
--
Apesar desde Campeonato já levar 12 edições - tendo sido declarado o seu cancelamento definitivo após estas ocorrências - só agora tivemos conhecimento da sua existêncis e pelas piores razões. Mas sabemos que existem campeonatos de lançamento de telemóveis, hóquei praticado em piscinas debaixo de água, golfe em superfícies de gelo no Pólo Norte, kayak pólo (pólo aquático jogado em canoas), futebol americano jogado por senhoras em lingerie e muitas mais modalidades "exóticas", quando também já se disputam campeonatos mundiais de futebol robóticos (que saudades dos matraquilhos!)...
---
Ao ponto a que chegámos!...

2 comentários:

  1. Eu estou a pensar criar um novo desporto: "o Lançamento do político" - Quem conseguir atirar mais longe um político, ganha. A finalidade é lançar mais longe e um maior número destes indivíduos. Local do torneio: Boca do Inferno - Guincho.
    Acho que vai ser um sucesso!

    ResponderEliminar
  2. Mas tem que ser atirado para não voltar,...mais! Aí sim, vale a pena!

    ResponderEliminar