segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Resposta ao desafio...

Lançado que foi o desafio de férias, responderam ao mesmo os meus amigos Bruno Afonso, Diogo Ribeiro, Dário Almeida, Hugo Sousa, Carlos Rodrigues e Fernando Gonçalves.

E o desafio lançado foi o seguinte:

Há aqui três afirmações verdadeiras.
No Karaté existem 4 estilos principais.
As origens do Karaté situam-se na Índia.
O termo Karate-Do foi formalizado em 1936.
Chojun Miyagi foi o fundador do Shito-Ryu.
Kihon, Kata e Kumite são os principais elementos do Karaté.

A única coisa que teriam de fazer era transcrever as três frases correctas para o comentário e enviar.

Vamos analizar as frases, começando por ordem inversa.

A última frase - Kihon, Kata e Kumite são os principais elementos do Karaté - não se pode considerar correcta, dado faltar «Bunkai», um elemento essencial. Conhecemos inclusivamente a importância da bunkai na competição em Kata equipa... No documento intitulado "O Âmago do Karaté", incluído num dos Manuais dos Cursos de Treinadores da FNK-P, Abel Figueiredo apresenta o seguinte organigrama:


Inclusivamente, no livro "Karaté: entre a tradição e a modernidade", editado pela FNK-P, no capítulo "A emergência do Karaté moderno e o seu âmago" o mesmo autor afirma que "hoje, a saudação ao adversário continua a ser o espaço ritualizador da ética essencial ao combate ritualizado (kumite), assim como à execução dos exercícios de treino com parceiro (bunkai) e sem parceiro (kihon e kata)". Ora, sendo a Kata um combate real contra adversários hipotéticos, a sua verdadeira compreensão - e execução - só se realizará com o conhecimente e a mestria da sua Bunkai.
---
A penúltima frase, como é fácil de constatar, é falsa. Todos sabemos que Chojun Miyagi foi o fundador do Goju-Ryu, sendo o Shito-Ryu fundado por Kenwa Mabuni.
---
Completamente correcta a frase «O termo Karate-Do foi formalizado em 1936». Como sabemos, Chomo Hanashiro (1869-1945) foi o primeiro Mestre a propor desde 1905 a mudança do nome da arte marcial praticada até então em Okinawa para Karaté. Em 1933 o Dai Nipon Butokukai lançou aos mestres do Tode ou de Okinawa-Te um repto baseado em 4 critérios para que a sua prática fosse reconhecida oficialmente: 1 - desenvolver um uniforme standard; 2 - adoptar o sistema de graduações dan/kyu de J. Kano; 3 - estabelecer um sistema de ensino/avaliação; e 4 - mudar o primeiro ideograma e adicionar o sufixo Do (Patrick McCarthy, in "The Bible of Karate - Bubishi").


Os caracteres iniciais que significavam "mão da China" passaram a ser escritos com outros caracteres, estes designando "a via das mãos vazias".
Em 1936 reuniram-se os principais Mestres de Okinawa, a aí eles tomaram a decisão de uniformizar o nome «Karate-Do». Nesta foto de 1937 podemos ver em pé, da esquerda para a direita, Shinpan Gusukuma, Tsuyoshi Chintose, Shoshin Shibana, Genwa Nakazone e na fila de baixo, sentados, Chotoku Kyan, Kentsu Yabu, Chomo Hanashiro e Chojun Miyagi.
---



Passando para a frase «As origens do Karaté situam-se na Índia», verificamos que a mesma não é verdadeira pelo exposto anteriormente, apesar de, segundo a lenda, se constar que Bodhidharma (aproximadamente no início do século V), um monge Budista, se deslocou da Índia para a China, aí influenciado a prática das artes marciais. Sabemos que, de facto, na Índia existe um dos mais antigos métodos de combate, o Kalaripayat, e que vários Mestres de Okinawa se deslocaram à China para estudarem com outros Mestres... Mas as origens do Karaté situam-se em Okinawa!

Sem discussão o facto dos quatro principais estilos serem o Shotokan, o Shito-Ryu, o Goju-Ryu e o Wado-Ryu, apesar de haver mais estilos. Assim, podemos considerar verdadeira a frase «no Karaté existem 4 estilos principais».

Verificamos agora que temos três frases falsas e duas frases correctas... Ora, a perspicácia do Karateca e/ou do Treinador, dado que era pedido que transcrevessem as três frases correctas, levar-nos-ia a ter de considerar correcta... a primeira frase... porque esta também constava do conjunto! Teriam de ser então transcritas as seguintes:

Há aqui três afirmações verdadeiras.

No Karaté existem 4 estilos principais.

O termo Karate-Do foi formalizado em 1936.

Claro que existia no meio de tudo isto um exercício... ou uma rasteira... e ninguém transcreveu as frases correctas para o comentário. Mas aqueles que responderam ao meu desafio vão na mesma receber o livro que prometi entregar a quem acertasse (o Hugo e o Fernando já o possuem, e irei combinar via e-mail a melhor maneira de o fazer chegar às vossas mãos).

A todos, o meu obrigado!

2 comentários:

  1. Miyagi foi fundador do Goju ryu e ñ do shito ryu

    ResponderEliminar
  2. ta certo artigo muito bom
    li só começo pensei q tava afirmando
    q sensei Miyage era fundador do Shito ryu

    ResponderEliminar