terça-feira, 26 de outubro de 2010

11 de Dezembro, uma Conferência em Alfragide

A Freguesia de Alfragide comemora este ano o seu 30º aniversário. Numa parceria entre a Associação de Jovens de Alfragide - Velas da Juventude - e a respectiva Junta de Freguesia, ir-se-á realizar uma Conferência no próximo dia 11 de Dezembro subordinada ao tema "Perspectivas sobre Ética e Desporto: que verdade desportiva?" aberta a desportistas, treinadores, professores e ao público em geral ou a todos os que nela se quiserem inscrever.

Consciente da importância do evento e da actualidade dos temas a serem apresentados por conferencistas credenciados e conhecidos, em breve estarão disponíveis dados concretos sobre a mesma. A data, essa, é para agendar desde já e não esquecer...
---
José Manuel Meirim (Doutor em Direito do Desporto), Vítor Ferreira (Doutor em Ciências do Desporto), Armando Inocentes (Mestre em Gestão da Formação Desportiva) e António Simões (Editor Executivo de «A Bola») darão corpo ao grupo de conferencistas presentes que abordarão a temática de diversos pontos de vista.
---
De certeza um evento em que valerá a pena estar presente...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem esteve lá, viu...

Quem esteve no sábado passado no Pavilhão do Alto do Moinho, em Corroios, viu... ouviu... e compreendeu que foi demonstrado neste Seminário para Treinadores de Karaté as diferenças entre treinar crianças e jovens e entre treinar adultos.
---
Leonardo Pereira, em representação do Presidente da FNK-P, leu uma mensagem dirigida a todos os presentes, salientando o evento e a função dos Treinadores.

Cerca de 90 Treinadores encheram por completo o Auditório. Salutar ver colegas do Norte, do Sul, colegas de longa data e outros mais jovens que agora iniciam a sua carreira...

Os dois primeiros módulos - «Etapas e Domínios da Aprendizagem Motora» e «Novas Metodologias de Treino» - foram apresentados por um Formador da "velha guarda" e por um outro que se iniciou nestas andanças com uma notável capacidade de desempenho e que trouxe um novo ar aos métodos que se podem aplicar no ensino do Karaté a crianças - Nuno Santos.


A parte prática, fundamentando aquilo que tinha sido explorado teoricamente, veio trazer novos exemplos de motivação dos mais novos, mostrando como o treino pode contribuir para a sua satisfação ao mesmo tempo que é contemplado o desenvolvimento harmonioso do indivíduo e são perseguidos os objectivos presentes na nossa modalidade. Pais das crianças e Treinadores presentes puderam constatar a atmosfera criativa, desinibida e empenhada dos jovens praticantes da "outra margem"...

João Dias, que já nos habituou à profundidade dos seus conhecimentos, assim como à sua exuberância como Formador, apresentou noções essenciais sobre a «Pedagogia do Karaté» comunicando com a tal "chave" da Pedagogia: a "comunicação". Não é por acaso que "comunicar" significa "colocar em comum"...

A parte da metodologia de treino e mais concretamente o trabalho a desenvolver com os jovens foi posta em acção de um modo clarividente por Joaquim Gonçalves. De salientar que mais uma vez se concluíu que o actual modelo de competição para iniciados, infantis e juvenis não é nem o melhor nem o mais correcto, nem em termos de indivíduo nem em termos de futuros competidores que eventualmente venham a chegar ao alto rendimento.

No final, a equipa que construíu este evento encontrava-se satisfeita pelas reacções dos presentes e por aquilo que tinham tido a oportunidade de poder transmitir. Saliente-se que quatro Formadores que prepararam os seus módulos individualmente se encontraram todos a dissertar e a apresentar exemplos afinados pelo mesmo diapasão. Um apanhava uvas, outro ia aos pêssegos, um terceiro exemplificava com "molas de roupa", dois eram adeptos das bolas e dos arcos, dois deles verificaram que as máquinas instaladas nas portagens eliminaram postos de trabalho, todos concordaram que as crianças têm mais solicitações lá fora que no Dojo, nomeadamente a playstation, e todos mostraram como é possível desenvolver as capacidades dos mais novos utilizando metodologias de treino mais baseadas em modelos culturais do ocidente e não tanto nos tradicionais modelos do Japão...
Mais sobre este Seminário poder-se-á consultar no blog de um homem que se mostrou à altura ao servir de assistente com elevadas competências numa parte prática do Formador João Dias, o meu amigo José Ramalho, em http://gojuhoshindo.blogspot.com/.
Por último, uma palavra para a Kaizen, na pessoa do seu Presidente João Ramalho, da qual já não esperamos senão a realização de outras iniciativas com esta qualidade.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Do Karaté, do Desporto... e dos Treinadores!


Dizia eu no penúltimo post que só o gesto técnico, só o seu encadeamento, só a preparação física, só os resultados não são suficientes para termos bons karatecas e um bom Karaté.
---
Os critérios de êxito não podem incidir só na realização correcta do movimento, no resultado do movimento e na sua aplicação em situação concreta. A eficiência (como fazer), a eficácia (que reultados se atingem), mediados pela adaptação (como se utiliza a técnica e em que contexto – assimilação e/ou acomodação) são insuficientes para se avaliar ou classificar o karateca Homem e o Karaté desporto. O carácter, a personalidade, o cognitivo, o intelectual e o moral também devem entrar em linha de conta nessa avaliação ou classificação. O sério, o honesto e o justo, também! Parafraseando Abel Salazar e Manuel Sérgio, quem só sabe de Karaté nem de Karaté sabe.
---
Ao Treinador, sujeito com competências técnicas e pedagógicas, não basta «saber», «saber-fazer» e «saber-ser». Ele necessita também, e principalmente, de «saber-fazer-ser»… E como diria Georges Mauco, “O que deve conhecer o professor de latim que ensina o João? O professor efectivo responde: o latim! Um pedagogo responderia: o João!”.
---
Por isso mesmo o Treinador necessita constantemente de se actualizar, dese aperfeiçoar, de se formar e de complementar a sua formação.
---
De enaltecer a iniciativa da Kaizen Karate Portugal em avançar com um Seminário para Treinadores de Karaté, atribuindo a FNK-P 2 unidades de crédito aos participantes, num ano em que nenhuma formação de Treinadores existiu, mas de lamentar que nem na própria página da net da FNK-P esse Seminário tenha sido anunciado.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A OGKK está mais pobre...

Foi com consternação que recebi ontem um e-mail do meu amigo Jesús Mengual, da OGKK de Espanha, comunicando-me o falecimento do Sensei Shinzo Chinen...
Companheiro de treino do Sensei Onaga desde jovem, nascido a 11 de Dezembro de 1946, o Sensei Shinzo Chinen, Hanshi 9º Dan, era o Vice-Presidente e Director do comité para o exterior da OGKK.

Tive a oportunidade de conhecer e treinar com o Sensei Chinen em 1992, quando acompanhou o Sensei Miyazato a Portugal.
---
Era o Mestre que normalmente nos estágios demonstrava a Sanchin Kata e dirigia o trabalho com o chishi...
---
De Portugal, as nossas condolências para todos os membros da OGKK.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Do Karaté, do Desporto e do Mundo…


Estamos em vésperas de mais um Campeonato do Mundo de Karaté...
---
Mas não se tem este blog dedicado somente ao Karaté…
---
Isto porque quem pratica Karaté também deve analisar o mesmo de um ponto de vista da gestão da formação desportiva, da gestão do desporto ou até do ponto de vista psicológico e/ou sociológico. Só o gesto técnico, só o seu encadeamento, só a preparação física, só os resultados não são suficientes para termos bons karatecas e um bom Karaté.
---
E terá o Karaté de ser enquadrado na sociedade actual e comparado com as outras modalidades.
---
A semana passada vimos em Peniche a surfista Bethany Hamilton, que aos 13 anos ficou sem o braço esquerdo em Princeville, no Hawai, em 2003, após o ataque de um tubarão tigre com quatro metros e meio. A criança na altura, um ano depois regressou aos títulos conquistando a primeira prova da «NSSA Hawaian Conference». Agora, jovem feita, participou pela primeira vez numa etapa do circuito mundial, no nosso país, chegando à terceira ronda. Um exemplo de perseverança contra a adversidade…

Assistimos esta semana ao resgate de 33 homens soterrados a 700 metros abaixo do solo desde o dia 5 de Agosto. Mineiros, isolados durante 69 dias, um deles antigo futebolista internacional que fez parte da selecção Chilena durante o apuramento para os J. O. de 1984 – Franklin Lobos. Assistimos à presença dos Presidentes do Chile e da Bolívia durante o salvamento destes homens e reparámos no facto de o Chile colocar de lado todos os pruridos e ter pedido ajuda a quem percebia do assunto para salvar aquela “equipa”, mesmo sendo de outros países!
---
Também vimos um jogo de futebol (ou melhor, não vimos!) que começou com 37 minutos de atraso e acabou pouco depois de se iniciar: o Itália – Sérvia. O hoooliganismo continua presente nos estádios e a violência regressou (esteve alguma vez ausente?) ao desporto… não só no futebol, desiludam-se, pois num jogo amigável (repita-se, amigável!) de basquetebol entre o Brasil e a China, em que esta se prepara para participar nos Jogos Asiáticos, por alegadamente os árbitros não marcarem uma falta contra os brasileiros o técnico da China, Robert Donewald Jr., partiu primeiro para a agressão verbal e logo a seguir para a agressão física, instalando-se a seguir uma batalha campal (eu prefiro falar de violentação verbal e de violentação física, mas isso são outros negócios. Ficarão para um outro espaço, um outro tempo!)…
---
Verificámos também esta semana que a justiça inglesa deu autorização para a venda do Liverpool que tem como principal credor o Banco Real da Escócia…
---
Também constatámos que Tommie Smith, vencedor dos 200 metros nos J. O. do México em 1968 (o mesmo Tommie Smith que juntamente com John Carlos, que se classificara em terceiro lugar, ao iniciar-se o hino nacional, ergueram os punhos fechados cobertos por luvas pretas, a saudação típica dos Black Panthers, em sinal de protesto contra as desigualdades nos direitos civis nos Estados Unidos, imagens captadas numa foto que deu a volta ao mundo) colocou em leilão a medalha de ouro por 179 mil euros, com os sapatos de bicos que usou nessa prova (num total de 250 mil dólares).
---
Mas os tempos de crise chegam não só aos próprios atletas, mas também aos seus sucessores ou descendentes.
---
Em leilão também esta semana a colecção de troféus de George Best (pelos seus herdeiros) nos quais consta a medalha de campeão europeu de 1968, ganha contra o Benfica.
---
Até parece um 1968 mágico – de glórias ou demoníaco?

E se recorrermos à página de leilões do eBay, damos conta que a medalha de ouro da cubana Osleidys Menéndez, ganha nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, também se encontra em leilão, estando o maior lance nos 22 mil euros. Saliente-se que esta lançadora de dardo foi a primeira mulher no mundo, nesta especialidade do atletismo, a superar a distância dos 70 metros.
---
Entre nós, a selecção nacional de Karaté vai levar quatro competidores ao Campeonato do Mundo de Belgrado: Jorge Caeiros, Jorge Machado, Nuno Moreira e Nuno Dias, acompanhados pelo Seleccionador Joaquim Gonçalves e pelo Presidente João Salgado.
Temos esperança, tal como os mineiros a tiveram, que alguma medalha venha para Portugal. Tal como os mineiros, os nossos competidores não estarão sozinhos...
Também esperamos que a violência não esteja presente nesse campeonato assim como esperamos que o Karaté nacional nunca se encontre 700 metros abaixo do solo ou que alguma dessas hipotéticas medalhas (mas que desejamos!) tenha de vir a ser posta em leilão mais tarde…
... porque competição, provas e arbitragem sim, mas formação de treinadores nada!...
---...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Não é demais recordar


Certos que esta formação será uma mais-valia para todos os que exercem o papel de Treinador junto das camadas jovens, não é demais recordar que este Seminário para Treinadores se realizará já no próximo dia 23, das 8.00 às 18.30, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios.
---
A fim de melhor se conhecer a sua estrutura, em que cada módulo contará com uma parte teórica e outra prática, aqui ficam os módulos e os CONTEÚDOS dos mesmos:
---
PEDAGOGIA DO KARATÉ
(Dr. João Dias)
A promoção da aprendizagem e a gestão do tempo (horário de treino/aula); a apresentação de um exercício, de uma tarefa; a correcção dos erros detectados; a sessão de treino - a programação, as partes constituintes da sessão de treino, os objectivos a atingir e formas de comunicação.
---
NOVAS METODOLOGIAS DE TREINO
(Dr. Ricardo Camisão)
A aprendizagem do Karate de uma forma lúdica, diversificada, harmoniosa e formativa; metodologias alternativas às tradicionais; a aquisição da técnica através de processos não convencionais.
---
DESENVOLVIMENTO, ETAPAS E DOMÍNIOS DA APRENDIZAGEM MOTORA
(Dr. Armando Inocentes)
Modelos gerais motores; iniciação, orientação e especialização; factores pedagógico-didácticos e lógico-objectivos; os grandes domínios da aprendizagem motora; etapas da formação da noção motora.
---
AS REGRAS COMPETITIVAS ADAPTADAS AOS JOVENS
(Dr. Joaquim Gonçalves)
Modelos de organização, estrutura e avaliação específica para crianças e jovens, capazes de diferenciar critérios de avaliação pela participação, exibição, espectáculo, realização, mestria, coordenação e atitudes comportamentais (formação/participação); criação de estruturas que promovam a mestria, o rendimento e a performance desportiva competitiva.
--
Esta formação é reconhecida pela FNK-P com a atribuição de 2 créditos aos Treinadores.
--
As inscrições poder-se-ão fazer através de kaizen.k.portugal@gmail.com, assim como qualquer pedido de informação, ou através do n.º 918 503 932.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gurus há muitos... e mestres também!

Ao ler o livro "Mito e Transformação" de Joseph Campbell (2008, S. Paulo, Ed. Ágora), deparei-me com um conto indiano sobre um guru. Aqui vai a transcrição integral:
---
Um aprendiz chegou atrasado certo dia e o guru lhe disse: "Você está atrasado. Onde é que você estava?"
Respondeu o aluno: "Moro do outro lado do rio. O rio transbordou. Não consegui atravessar no lugar do costume. Não há ponte nem barco. Não conseguia chegar aqui".
"Bem", afirmou o guru, "você agora está aqui. Como conseguiu chegar? Apareceu um barco?"
"Não".
"A enchente baixou?"
"Não", respondeu o aluno. "Eu só pensei: 'Meu guru é a minha divina revelação; ele é o meu deus. Vou simplesmente meditar focando o meu guru e andarei sobre as águas'. Então eu disse: 'Guru, guru, guru', e aqui estou."
"Bem", refletiu o guru, "eu não conhecia esse aspecto de mim mesmo". Ficou intrigado e não conseguiu parar de pensar nisso.
Quando o aprendiz se foi, o guru pensou: "Preciso experimentar isso". Então, desceu a margem do rio, olhou em volta para ver se ninguém estava olhando a sua experiência e disse: "Eu, eu, eu".
Pisou na água... e afundou como uma pedra.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Seminário Internacional nos Açores

A Associação de Karaté dos Açores, em colaboração com a Federação Nacional de Karaté – Portugal, vai promover na Região Autónoma dos Açores, um Seminário Internacional de Shiai Kumite, repartido em três níveis, sob a coordenação técnica de um dos grandes especialistas da modalidade da Federação Mundial de Karaté, Prof. António Oliva (Espanha).
---
O primeiro nível deste Seminário será realizado nos dias 23 e 24 de Outubro de 2010, na ilha Terceira sendo os restantes em 2011 (2º nível) na ilha de São Miguel e 2012 (3º nível) na ilha do Faial e tem como limite máximo de participação 50 elementos.
---
Nos dias 23 e 24 de Outubro este Seminário será realizado no Pavilhão do Complexo Desportivo do Estádio João Paulo II, Grota do Vale, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira – Açores.


PROGRAMA

NÍVEL I BÁSICO - Introducción a la Técnica, la Táctica y la Emótica. Definición, división y aplicación

23.10.2010 (Sábado)
Das 10H00 às 11h00 – Teórica
Das 11h00 às 13h00 – Prática / Teórica
Das 17h00 às 20h00 – Prática / Teórica

24.10.2010 (Domingo)
Das 10h00 às 13h00 – Prática / Teórica
Das 17h00 às 19h00 – Prática / Teórica
Das 19h00 às 20h00 – Teórica

CONDIÇÕES DE ACESSO

Os interessados terão de ter um mínimo de 14 anos de idade e enviar, até ao dia 18 de Outubro de 2010, e-mail para a Associação de Karaté dos Açores (aka@sapo.pt), com comprovativo de transferência bancária (NIB: 0038 0000 3160 6759 3019 2 – BANIF), bem como indicação dos seguintes dados:
Nome completo, Clube, Associação, Data de Nascimento, Graduação e Nível de Treinador da FNK-P.

PREÇO DO SEMINÁRIO

20,00 € (1 dia) – Inclui certificação de 6 horas
30,00 € (2 dias) – Inclui certificação de 12 horas

UNIDADES DE CRÉDITO

Aos Treinadores devidamente inscritos na FNK-P, serão averbadas as unidades de crédito com o timbre da FNK-P nas respectivas Carteiras de Identificação de Treinador (CIT) apresentadas ao Departamento de Formação da FNK-P, conforme abaixo descrito:

1 dia – 2 unidades de crédito
2 dias – 4 unidades de crédito

sábado, 2 de outubro de 2010

Campeão do Mundo

Mensagem SMS recebida hoje, às 17:39, do meu caro amigo António Moreira:

"Nuno Moreira acaba de se sagrar Campeão do Mundo em Kumite, estilo Goju-Ryu, em Cascais".

Parabéns Nuno, para ti e para toda a tua família. Um abraço!

Projecto de Desenvolvimento Estratégico

Como prometido, aqui fica um exemplo de um Projecto de Desenvolvimento Estratégico, o qual deverá ser estruturado após a elaboração da Matriz de Decisão Estratégica.

Como é fácil verificar-se, o mesmo só poderá ser efectuado após analisarmos prós e contras e contarmos com os planos/programas de outros parceiros e termos em conta os nossos recursos humanos, físicos e logísticos. Teremos também de nos focar para os objectivos que nos propomos atingir e as actividades que pretendemos desenvolver ou em que vamos participar, concluindo com a elaboração do nosso próprio plano anual ou plurianual.
---
Espero mais uma vez ter contribuído...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que fazer no início de uma época desportiva?


Alguns colegas meus, treinadores, perguntam-me por vezes o que fazer para poder dinamizar um pouco mais a vida do seu Dojo.
---
Temos ao nosso alcance uma ferramenta muito útil - é preciso é perdermos, para ganharmos, um pouco de tempo exercitando-a para tirar dela o devido proveito.
---
Trata-se de uma tabela de dupla entrada, uma Matriz de Decisão Estratégica. Teremos de estudar primeiro o ambiente em que o Dojo (ou até a própria Associação) se encontra inserido e analisar quais as principais ameaças externas, mas também as oportunidades externas - são factores que não dependem de nós, denominados factores externos.

A seguir fazemos uma análise da nossa organização - factores internos (forças e fraquezas) - e conjugando ambos os diagnósticos poderemos estabelecer estratégias que poderão melhorar o nosso desempenho e a nossa acção.

Se possuímos grandes forças na nossa organização, mas as ameaças externas são grandes, temos de partir para uma estratégia do tipo saída ofensiva. Mas se existem grandes oportunidades externas, então a melhor estratégia será um empenhamento ofensivo.

Por outro lado, se são grandes as nossas fraquezas internas, perante as ameaças externas teremos de adoptar uma estratégia do tipo saída defensiva. Mas ao depararmo-nos com as oportunidades externas, o empenhamento defensivo será primordial.

Este é um instrumento de gestão que deveremos usar no início de uma época desportiva ao estabelecermos um programa de actividades para a mesma. Depois deveremos partir para a elaboração de um Projecto de Desenvolvimento Estratégico (ficará para novas núpcias!).

A imagem não tem a melhor qualidade, mas aos interessados será enviada para: 1º - poderem observar um exemplo; 2º - possuirem um instrumento para manusearem.


Espero ter ajudado...