De certeza um evento em que valerá a pena estar presente...
terça-feira, 26 de outubro de 2010
11 de Dezembro, uma Conferência em Alfragide
De certeza um evento em que valerá a pena estar presente...
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Quem esteve lá, viu...
Os dois primeiros módulos - «Etapas e Domínios da Aprendizagem Motora» e «Novas Metodologias de Treino» - foram apresentados por um Formador da "velha guarda" e por um outro que se iniciou nestas andanças com uma notável capacidade de desempenho e que trouxe um novo ar aos métodos que se podem aplicar no ensino do Karaté a crianças - Nuno Santos.
A parte prática, fundamentando aquilo que tinha sido explorado teoricamente, veio trazer novos exemplos de motivação dos mais novos, mostrando como o treino pode contribuir para a sua satisfação ao mesmo tempo que é contemplado o desenvolvimento harmonioso do indivíduo e são perseguidos os objectivos presentes na nossa modalidade. Pais das crianças e Treinadores presentes puderam constatar a atmosfera criativa, desinibida e empenhada dos jovens praticantes da "outra margem"...
João Dias, que já nos habituou à profundidade dos seus conhecimentos, assim como à sua exuberância como Formador, apresentou noções essenciais sobre a «Pedagogia do Karaté» comunicando com a tal "chave" da Pedagogia: a "comunicação". Não é por acaso que "comunicar" significa "colocar em comum"...
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Do Karaté, do Desporto... e dos Treinadores!
---
Os critérios de êxito não podem incidir só na realização correcta do movimento, no resultado do movimento e na sua aplicação em situação concreta. A eficiência (como fazer), a eficácia (que reultados se atingem), mediados pela adaptação (como se utiliza a técnica e em que contexto – assimilação e/ou acomodação) são insuficientes para se avaliar ou classificar o karateca Homem e o Karaté desporto. O carácter, a personalidade, o cognitivo, o intelectual e o moral também devem entrar em linha de conta nessa avaliação ou classificação. O sério, o honesto e o justo, também! Parafraseando Abel Salazar e Manuel Sérgio, quem só sabe de Karaté nem de Karaté sabe.
---
Ao Treinador, sujeito com competências técnicas e pedagógicas, não basta «saber», «saber-fazer» e «saber-ser». Ele necessita também, e principalmente, de «saber-fazer-ser»… E como diria Georges Mauco, “O que deve conhecer o professor de latim que ensina o João? O professor efectivo responde: o latim! Um pedagogo responderia: o João!”.
---
Por isso mesmo o Treinador necessita constantemente de se actualizar, dese aperfeiçoar, de se formar e de complementar a sua formação.
De enaltecer a iniciativa da Kaizen Karate Portugal em avançar com um Seminário para Treinadores de Karaté, atribuindo a FNK-P 2 unidades de crédito aos participantes, num ano em que nenhuma formação de Treinadores existiu, mas de lamentar que nem na própria página da net da FNK-P esse Seminário tenha sido anunciado.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
A OGKK está mais pobre...
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Do Karaté, do Desporto e do Mundo…
Estamos em vésperas de mais um Campeonato do Mundo de Karaté...
---
---
E terá o Karaté de ser enquadrado na sociedade actual e comparado com as outras modalidades.
---
Assistimos esta semana ao resgate de 33 homens soterrados a 700 metros abaixo do solo desde o dia 5 de Agosto. Mineiros, isolados durante 69 dias, um deles antigo futebolista internacional que fez parte da selecção Chilena durante o apuramento para os J. O. de 1984 – Franklin Lobos. Assistimos à presença dos Presidentes do Chile e da Bolívia durante o salvamento destes homens e reparámos no facto de o Chile colocar de lado todos os pruridos e ter pedido ajuda a quem percebia do assunto para salvar aquela “equipa”, mesmo sendo de outros países!
Também vimos um jogo de futebol (ou melhor, não vimos!) que começou com 37 minutos de atraso e acabou pouco depois de se iniciar: o Itália – Sérvia. O hoooliganismo continua presente nos estádios e a violência regressou (esteve alguma vez ausente?) ao desporto… não só no futebol, desiludam-se, pois num jogo amigável (repita-se, amigável!) de basquetebol entre o Brasil e a China, em que esta se prepara para participar nos Jogos Asiáticos, por alegadamente os árbitros não marcarem uma falta contra os brasileiros o técnico da China, Robert Donewald Jr., partiu primeiro para a agressão verbal e logo a seguir para a agressão física, instalando-se a seguir uma batalha campal (eu prefiro falar de violentação verbal e de violentação física, mas isso são outros negócios. Ficarão para um outro espaço, um outro tempo!)…
Também constatámos que Tommie Smith, vencedor dos 200 metros nos J. O. do México em 1968 (o mesmo Tommie Smith que juntamente com John Carlos, que se classificara em terceiro lugar, ao iniciar-se o hino nacional, ergueram os punhos fechados cobertos por luvas pretas, a saudação típica dos Black Panthers, em sinal de protesto contra as desigualdades nos direitos civis nos Estados Unidos, imagens captadas numa foto que deu a volta ao mundo) colocou em leilão a medalha de ouro por 179 mil euros, com os sapatos de bicos que usou nessa prova (num total de 250 mil dólares).
Mas os tempos de crise chegam não só aos próprios atletas, mas também aos seus sucessores ou descendentes.
---
Até parece um 1968 mágico – de glórias ou demoníaco?
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Não é demais recordar
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Gurus há muitos... e mestres também!
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Seminário Internacional nos Açores
NÍVEL I BÁSICO - Introducción a la Técnica, la Táctica y la Emótica. Definición, división y aplicación
23.10.2010 (Sábado)
Das 10H00 às 11h00 – Teórica
Das 11h00 às 13h00 – Prática / Teórica
Das 17h00 às 20h00 – Prática / Teórica
24.10.2010 (Domingo)
Das 10h00 às 13h00 – Prática / Teórica
Das 17h00 às 19h00 – Prática / Teórica
Das 19h00 às 20h00 – Teórica
CONDIÇÕES DE ACESSO
Os interessados terão de ter um mínimo de 14 anos de idade e enviar, até ao dia 18 de Outubro de 2010, e-mail para a Associação de Karaté dos Açores (aka@sapo.pt), com comprovativo de transferência bancária (NIB: 0038 0000 3160 6759 3019 2 – BANIF), bem como indicação dos seguintes dados:
Nome completo, Clube, Associação, Data de Nascimento, Graduação e Nível de Treinador da FNK-P.
PREÇO DO SEMINÁRIO
20,00 € (1 dia) – Inclui certificação de 6 horas
30,00 € (2 dias) – Inclui certificação de 12 horas
UNIDADES DE CRÉDITO
Aos Treinadores devidamente inscritos na FNK-P, serão averbadas as unidades de crédito com o timbre da FNK-P nas respectivas Carteiras de Identificação de Treinador (CIT) apresentadas ao Departamento de Formação da FNK-P, conforme abaixo descrito:
1 dia – 2 unidades de crédito
2 dias – 4 unidades de crédito
sábado, 2 de outubro de 2010
Campeão do Mundo
"Nuno Moreira acaba de se sagrar Campeão do Mundo em Kumite, estilo Goju-Ryu, em Cascais".
Parabéns Nuno, para ti e para toda a tua família. Um abraço!
Projecto de Desenvolvimento Estratégico
Espero mais uma vez ter contribuído...
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
O que fazer no início de uma época desportiva?
Se possuímos grandes forças na nossa organização, mas as ameaças externas são grandes, temos de partir para uma estratégia do tipo saída ofensiva. Mas se existem grandes oportunidades externas, então a melhor estratégia será um empenhamento ofensivo.
Por outro lado, se são grandes as nossas fraquezas internas, perante as ameaças externas teremos de adoptar uma estratégia do tipo saída defensiva. Mas ao depararmo-nos com as oportunidades externas, o empenhamento defensivo será primordial.
Este é um instrumento de gestão que deveremos usar no início de uma época desportiva ao estabelecermos um programa de actividades para a mesma. Depois deveremos partir para a elaboração de um Projecto de Desenvolvimento Estratégico (ficará para novas núpcias!).
A imagem não tem a melhor qualidade, mas aos interessados será enviada para: 1º - poderem observar um exemplo; 2º - possuirem um instrumento para manusearem.
Espero ter ajudado...