sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gurus há muitos... e mestres também!

Ao ler o livro "Mito e Transformação" de Joseph Campbell (2008, S. Paulo, Ed. Ágora), deparei-me com um conto indiano sobre um guru. Aqui vai a transcrição integral:
---
Um aprendiz chegou atrasado certo dia e o guru lhe disse: "Você está atrasado. Onde é que você estava?"
Respondeu o aluno: "Moro do outro lado do rio. O rio transbordou. Não consegui atravessar no lugar do costume. Não há ponte nem barco. Não conseguia chegar aqui".
"Bem", afirmou o guru, "você agora está aqui. Como conseguiu chegar? Apareceu um barco?"
"Não".
"A enchente baixou?"
"Não", respondeu o aluno. "Eu só pensei: 'Meu guru é a minha divina revelação; ele é o meu deus. Vou simplesmente meditar focando o meu guru e andarei sobre as águas'. Então eu disse: 'Guru, guru, guru', e aqui estou."
"Bem", refletiu o guru, "eu não conhecia esse aspecto de mim mesmo". Ficou intrigado e não conseguiu parar de pensar nisso.
Quando o aprendiz se foi, o guru pensou: "Preciso experimentar isso". Então, desceu a margem do rio, olhou em volta para ver se ninguém estava olhando a sua experiência e disse: "Eu, eu, eu".
Pisou na água... e afundou como uma pedra.

2 comentários:

  1. Caro Armando !
    Excelente, será bom que muitos "gurus" e ditos "chefes" que pululam nas artes marciais e noutras actividades da vida meditem bem neste conto. Alguns se se afundarem só perdem as águas pela poluição.

    Obrigado pela partilha .

    Grande abraço,

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Se ao menos alguns "gurus" que eu conheço tivessem esse impulso e fossem ao rio, o mundo estaria melhor. O problema é que acabariam, ao afundar-se, por conduzir os peixes ao suicídio. Assim, temos de os gramar... life is a bitch!

    ResponderEliminar