segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um motivo de reflexão...

O Karate-Do é acima de tudo respeito... respeito pelos árbitros, respeito pelos treinadores, mas também respeito pelos praticantes e pelos competidores, assim como pelos restantes agentes desportivos e respectivas instituições.
---
Ao aproximarem-se as primeiras competições federativas, há que reflectir sobre comportamentos que temos visto ao longo dos tempos nos mais variados eventos.
---
E tal como temos assistido a comportamentos condenáveis, alguns dos quais praticados até na presença de crianças e jovens, também temos assistido a comportamentos exemplares e que são de louvar.
---
Um motivo de reflexão a ilustração retirada de "A Aventura da Cooperação", Rompan Fila Ediciones, Buenos Aires, Argentina.

2 comentários:

  1. A verdade é que o respeito começa por faltar entre as pessoas que ensinam, transmitindo essa falta ao atleta antes dele entrar no tatami. A culpa, por vezes, não é do competidor mas sim do ambiente agressivo à sua volta gerado por aqueles que deviam cultivar a calma e o respeito. É pena. Essa é uma das razões porque não morro de amores pela competição.

    ResponderEliminar
  2. Sobre este tema tenho um post no meu blog de há três anos atrás, http://karlosdo.wordpress.com/2007/04/23/infantis-quem-ontem-fui-assistir-a-um-tor/ (e já agora leiam o comentário ao post)e até agora não só não há melhorias neste aspecto como tem vindo a piorar tanto ao nível do publico, treinadores e atletas, as máximas do Karate não são só para se dizer como uma lengalenga nos Dojos mas sim para serem seguidas no dia a dia no comportamento de cada um, principalmente por quem tem a responsabilidade do ensino, é o que se espera de um modelo para os alunos.

    Oss!

    ResponderEliminar