domingo, 12 de dezembro de 2010

Perspectivas sobre Ética e Desporto: que verdade desportiva?

A Associação de Jovens de Alfragide "Velas da Juventude" levou a cabo ontem, sábado, a Conferência subordinada ao tema "Perspectivas sobre Ética e Desporto: que verdade desportiva?", e, considerando que a Freguesia de Alfragide comemora no presente ano o seu 30º aniversário, a mesma apoiou esta Conferência que se realizou no seu Auditório.


Os trabalhos de abertura estiveram a cargo do Dr. Ricardo Prelhaz, Presidente da Direcção da Associação, assim como da Dr.ª Beatriz Azevedo de Noronha, Presidente da referida Junta de Freguesia.

Marcada esta Conferência para um dia difícil, pois neste sábado iniciaram-se algumas festas comemorativas da época que se aproxima em escolas e colégios e nas quais, para além de estarem envolvidas as crianças também estão os seus pais e encarregados de educação, sábado também em que se realizaram muitos almoços e jantares de Natal de várias empresas e sábado em que curiosamente também se iniciaram cinco cursos de treinadores...
Mas os interessados e preocupados com esta temática responderam à chamada e compareceram, tendo participado na mesma cerca de 35 indivíduos, desde Professores de Educação Física a Treinadores de várias modalidades (onde o Karaté sobressaíu dado o apoio prestado a esta Conferência pela Kaizen Karate Portugal e pela Portugal Goju-Ryu Karate-Do Shinkokai).


A primeira intervenção, realizada pelo autor deste blog, salientou a diferença entre ética desportiva e moral desportiva, mostrando a bivalência do desporto e realçando as perversidades que neste existem: a corrupção, a violência, a fraude, o doping, a exploração infantil, a morte súbita, a morbilidade, o racismo, os actos de terrorismo e entrando ainda pela intromissão da política, da religião, da publicidade e da economia no desporto.

O debate foi aceso dada a brangência da temática, questionando-se peincipalmente quais as soluções para as problemáticas apresentadas, podendo-se concluir que o melhor contributo que se poderá dar é o denunciar todas situações que fujam a uma normalidade que se encontra regulamentada e legislada e exigir da sociedade aquilo que se exige do desporto: fair-play.

O Prof. Dr. Vítor Ferreira entrou no domínio da Pedagogia do Desporto realçando o papel dos pais, treinadores e restantes agentes desportivos, apresentando casos de comportamentos desportivos reveladores de falta de civismo mas mostrando também comportamentos dignos de realce, frisando que a ética implica o assumir de uma consciência desportiva. Reconheceu que há a subversão de alguns valores nos jovens em formação, por vezes produto da acção dos treinadores, que podem ter conhecimentos técnicos mas que sem conhecimentos pedagógicos não conseguem levar os seus atletas a obter sucesso nem a alcançar a vitória - duas coisas diferentes na sua opinião. Apresentou de seguida os resultados de um estudo efctuado sobre desportistas, droga, tabaco e bebidas alcoólicas, realçando que "não há uma pedagogia sem ética". Mais um debate animado, onde esteve presente a diferença entre alta competição e alto rendimento, a confusão entre ética e moral, os princípios que não o são só da Pedagogia mas também da Didáctica, a exploração do medo e a convivência com comportamentos inadequados.

Não teve a organização a felicidade de poder contar com a presença de António Simões, Editor Executivo do jornal «A Bola», nem os presentes a oportunidade de captarem o seu saber, dado que o mesmo só na 4ª feira anterior é que teve conhecimento que iria para o Algarve fazer a cobertura do Europeu de corta mato... António Simões iria falar sobre os meandros do doping, mas teremos de esperar pela próxima...

A última intervenção esteve a cargo do Prof. Dr. José Manuel Meirim que nos trouxe uma reflexão sobre o «caso Queiroz», expondo os acontecimentos desde o dia 16 de Maio na Covilhã e que só a 2 de Julho vieram a público (datas que penso não estarem a ser atraiçoadas pela minha memória!). Apresentou as várias fases de evolução deste processo (esclarecendo até onde os documentos conhecidos até ao momento podem ser consultados), algumas contradições ou discrepâncias existentes no mesmo, e acima de tudo deixou à consideração de cada um e de todos os presentes se tal processo teria de facto importância na luta contra a dopagem no desporto. Muitas as questões levantadas sobre este tema, às quais o Prof. Dr. Meirim foi sempre respondendo com o concreto do que sucessivamente foi acontecendo a fim de que cada participante na Conferência pudesse tirar as suas próprias conclusões e que poderiam ser diferentes das suas ou até de indivíduo para indivíduo.

Os trabalhos, que foram moderados pela Dr.ª Cristina Caeiro Lopes, terminaram com um painel final onde os presentes pouparam os conferencistas dado que durante os debates muitas das questões equacionadas foram esclarecidas.


O Dr. Ricardo Prelhaz encerrou a conferência agradecendo a participação dos conferencistas, da moderadora e de todos os participantes, agracecendo também às entidades que apoiaram o evento, tendo também apresentado os agradecimentos da "Velas da Juventude" à Faculdade de Motricidade Humana dada a relação existente entre esta e os conferencistas presentes.





Reacções posteriores, já após terminada a Conferência, e informais entre todos os presentes apontavam não para uma tarde de sábado perdida, mas sim para uma tarde (por acaso solarenga) de sábado ganha dados os conhecimentos adquiridos, as impressões trocadas, as dúvidas desfeitas, a organização impecável, o horário cumprido e, acima de tudo, aquele pequeno coffee break no intervalo oferecido pela associação, que quebrou a monotonia e que não é normal nestes eventos...

De parabéns a "Velas da Juventude", esperando que bons ventos continuem nelas a soprar...

3 comentários:

  1. Foi, sem sombra de dúvida, um bom Sábado. Bom ambiente de trabalho onde os temas tratados (sempre actuais) foram desenvolvidos de forma muito profissional. Estas acções de formação são uma mais-valia na evolução de qualquer agente desportivo fazendo luz sobre assuntos de grande pertinência e actualidade. Estão todos de parabéns. Gostei...

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente iniciativa. Parabéns à " Velas da Juventude !" É muito gratificante constatarmos que há jovens a preocuparem-se de uma forma rigorosa e séria com esta temática. Ficou uma semente de saber e discussão muito importante, não foi uma tarde perdida, mas sim frutuosa. Obrigado a todos os conferencistas e participantes no debate, porque, na verdade, aprendemos com todos.Que se multipliquem estas iniciativas e de certeza teremos melhor desporto e melhor karaté.

    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente ficámos todos bastante satisfeitos com esta tarde de Sábado e foi para nós um prazer poder organizar esta actividade, que esperamos que seja a primeira de muitas que venham a acontecer!

    Abraço

    ResponderEliminar