quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Agosto - The Silly Season!



Julho e agosto são meses de descanso… para alguns! No desporto não é norma…

Ainda em julho disputaram-se os mundiais de Natação em Xangai… e Portugal não trouxe medalhas!

Agosto trouxe a Cascais os catamarãs AC45 para a primeira etapa do Campeonato do Mundo da America’s Cup 2011-2012 – o mais antigo troféu do mundo – sem nenhuma equipa portuguesa presente.

Ao mesmo tempo desenrolava-se a Volta a Portugal em Bicicleta, uma volta ao país que curiosamente decorreu só a norte do rio Tejo, com a particularidade dos vencedores – pelo 4º ano consecutivo – serem de Tavira.

Na Colômbia disputou-se o Mundial de Futebol de sub-20 – Portugal editou a final de há 20 anos, jogando com o Brasil, mas não conseguiu editar o mesmo resultado… Um segundo lugar obtido por jogadores que não militam nas principais equipas portuguesas.

Agosto trouxe-nos um novo recorde nacional do lançamento do peso – em Copenhaga Marco Fortes lançou o peso a 20,89m. O homem que em 2008 disse que “de manhã, só estou bem é na caminha”, nos Mundiais de Atletismo que ainda decorrem, qualificou-se esta quinta-feira em Daegu, na Coreia do Sul, para a final do lançamento do peso com o 4.º lugar na sua série e o 9.º no geral, com a marca 20,32 metros.

Também neste mês faleceu Jean Tabary, aos 81 anos, o desenhador de BD que criou o grão-vizir Iznogoud, o tal que queria “ser califa no lugar do califa”. Tal como cá, onde muitos querem ser califa no lugar do califa… pena é haver tantos califas para tão poucos grãos-vizir.

Ainda em Agosto ficámos a saber que 58% dos jogadores da 1ª liga de futebol são estrangeiros e que o Benfica consegue jogar sem nenhum português… ao contrário dos 32 treinadores (1ª e 2ª liga), onde só 1 não é nacional…

O Mundial de Canoagem disputado na Hungria também decorreu em agosto… e Portugal não trouxe medalhas!

O curioso foi ver neste campeonato a dupla feminina alemã formada por Anne Knorr e Debora Niche com as medalhas de ouro ao peito no pódio e terem de ouvir não o actual hino oficial da Alemanha, mas o antigo hino usado nos anos do nazismo...

E enquanto os vice-presidentes dos EUA e da China celebravam um acordo de cooperação entre os dois países, a capital asiática assistiu a agressões mútuas entre os jogadores das seleções de basquetebol destes mesmos dois países…

As Universíadas decorreram também em agosto, em Shenzen, na China, mas Portugal desta vez trouxe medalhas: Nélson Évora (triplo salto) e Alberto Paulo (3000 metros obstáculos) trouxeram ouro, Sara Moreira (5000 metros) e Patrícia Mamona (triplo salto) trouxeram prata…

Em agosto vimos o estádio de Leiria ir a hasta pública…

Agosto foi o mês em que assistimos a Mourinho a agredir o adjunto de Pepe Guardiola, enfiando-lhe o indicador num olho… e em que vimos o Porto perder com o Barcelona.

E quando começava a Vuelta, os futebolistas espanhóis resolveram fazer greve por causa dos 200 profissionais da modalidade com ordenados em atraso. Semelhante logo a seguir em Itália…

No basquetebol fica-se a saber em agosto que Portugal se apura para o Campeonato da Europa – contra a Turquia, Espanha, Polónia, Grã-Bretanha e Lituânia poucas serão as hipóteses de medalhas….

E é também neste mês que temos um árbitro de futebol a recusar-se a dirigir um encontro sem ser substituído por solidariedade da sua classe. Mas houve jogo, arbitrado por um “distrital”. Leonor Pinhão escreveu: “O senhor Idalécio Martins (…) prestou um grande contributo ao futebol português ao destruir um dogma por implosão.” Mas disse mais: “Se um árbitro das divisões distritais em final de carreira actua melhor do que alguns dos nossos árbitros internacionais, quais são os critérios de avaliação que promovem e despromovem os homens do apito?” (A Bola, 25.08.2011, p. 46). Um bom motivo para se repensar a arbitragem do Karaté nacional… Quem nomeia e quem classifica são entidades distintas? O Conselho de Arbitragem é eleito ou nomeado?

Paris acolheu em agosto o Campeonato Mundial de Judo… e Portugal não trouxe medalhas! Nem Telma Monteiro, nem João Pina… Mas o francês Teddy Riner soube sagrar-se pela quinta vez campeão mundial!

De agosto restam os Campeonatos Mundiais de Atletismo, em que Portugal ainda não tem medalhas… Uns campeonatos em que vimos Usain Bolt ser eliminado por uma falsa partida, tal como o cubano Dayron Robles nos 110 metros barreiras por tocar com o braço no chinês Liu Xiang desestabilizando-o. Moral da história: ouro para o americano Richardson, prata para Xiang e bronze para Turner!

Uns campeonatos em que o duplamente amputado Óscar Pistorios finalmente competiu com as suas próteses contra os melhores do mundo, apesar de ter sido o último na sua série. Mas também em Daegu competiu Jason Smith nos 100 metros, indo até aos quartos-de-final, apesar de ter uma doença congénita que já lhe levou quase toda a visão.

E foi graças a estes campeonatos que demos conta que Susana Feitor já participou em 11 mundiais – e neste classificou-se na 6ª posição nos 20 quilómetros marcha! É obra!

Destes campeonatos resta-nos para setembro Nélson Évora…

E o Karaté? O Karaté, que descansou em agosto, aguarda também para setembro a eleição dos órgãos sociais da Federação Nacional de Karate – Portugal…

Para terminar recordamos os primeiros parágrafos de Horácio Lopes no seu texto "O futuro do desporto em Portugal" no blog «Colectividade Desportiva» a 20 de Junho de 2011:

"O Estado gasta anualmente perto de 60M€ a financiar Federações que se dedicam a promover campeonato nacionais e representar o país no estrangeiro.
Das várias FDN que conheço por dentro, uma grande parte deste dinheiro é gasto, não é investido. As FDN têm uma estrutura frágil, assente em pessoas com muito boa vontade mas parcos conhecimentos do que é GERIR DESPORTO e quase nada de GERIR. Quando se adianta que a nível da União Europeia a contribuição do desporto para o PIB está no intervalo 1,5% a 3%, a minha pergunta só pode ser uma:
Quando se vai dotar o deporto de uma estrutura de gestão DIGNA, CAPAZ e com KNOW HOW?"
...

1 comentário:

  1. Recebia por e-mail, de Luís Sérgio R. Mendes, o que se agradece:

    "Muito bem!

    Pois é, e o estado gasta dinheiro em federações que deviam promover o desporto e a cultura física e que até organizam cursos de treinadores, pagos e bem pagos, mas que meses depois, muitos meses depois, ainda ninguém sabe os resultados. Será Portugal no seu melhor, será amadorismo, serão dificuldades sérias?

    Já agora, passo do desporto para o país, "Quando se vai dotar o país de uma gestão digna, capaz e com Know How ?" - Quando os exemplos não vêm de cima ... o resto queima de uma forma infernal.

    Bom regresso caro Armando!

    ResponderEliminar