quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Futebol: os sub-20 homenageados...


Com a devida vénia, transcrevemos a seguinte notícia do jornal «publico on line» de ontem:

"O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou nesta terça-feira a selecção portuguesa de futebol de sub-20 que se sagrou vice-campeã no Mundial da categoria, que decorreu na Colômbia.

Cavaco Silva aproveitou a ocasião para criticar o número de estrangeiros que competem em Portugal. “Esta selecção demonstrou que algo está errado no futebol português, quando mais de 50 por cento dos jogadores que actuam em Portugal são estrangeiros”, disse na cerimónia realizada no Palácio de Belém.

Os jogadores da selecção das “quinas” receberam a condecoração de Cavaleiro da Ordem do Infante Dom Henrique, enquanto a equipa técnica de Ilídio Vale foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique."

Veremos o que vai ser a carreira da "geração coragem" nas próximas duas décadas, pois daqui a 20 anos estes jogadores e treinadores terão uma cerimónia de aniversário igual à dos campeões de Riade ou de Lisboa...

Tal como têm sido homenageados os campeões europeus de Karaté em cada um dos seus estilos...
...

3 comentários:

  1. Realmente é triste ver clubes da 1ªLiga de futebol, começarem os jogos só com 2 ou 3 portugueses, e é um panorama comum a quase todos os clubes, só o meu Sporting por enquanto destaca-se pelo numero mais elevado de portugueses, também graças à excelente escola de jogadores que sempre teve.De referir que o rival Benfica agora apresenta-se sem nenhum português a titular, e não o estou a referir pela rivalidade mas apenas porque é um facto.
    Em relação às homenagens... se são esquecidas as do futebol como é que se lembrarão das outras modalidades...
    sim porque nos jornais desportivos pouco mais há para ler do que futebol e na restante comunicação social é o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. A "futebolização" do desporto é uma verdade antiga mas que tem de mudar. O desporto tem de se mover em todas as suas vertentes ou então descredibiliza-se. A culpa é de quem só "consome" futebol mas essencialmente de que só "serve" futebol. Quanto às condecorações, acredito que são merecidas, mas o Senhor Presidente tem de deixar algumas para os contribuintes porque esses, neste momento da vida nacional, é que são os verdadeiros heróis tal a carga que estão (vão) suportar.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. "Fado, Fátima e Futebol"...
    Infelizmente parece-me que será sempre assim.

    ResponderEliminar