quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Desporto está de luto! Tal como o hóquei no gelo e o povo russo...


Trinta e seis membros da equipa de hóquei no gelo do Lokomotiv Yaroslav pereceram ontem quando o avião em que viajavam explodiu a 2 Km do aeroporto de Toulochna, a 300 Km de Moscovo.
Notícias vagas indicam haver dois sobreviventes não havendo no entanto notícias do treinador canadiano Brad McCrimmon.

Entre os mortos, muitos dos que posaram para esta foto:

(foto: AFP, «A Bola», 08.09.2011, p. 29)

Notícia que nos faz recordar 4 de maio de 1949, quando o avião que transportava a delegação do Torino de volta à Itália, após um amistoso contra o Benfica em Portugal, chocou contra uma das torres da basílica de Turim de Superga, a 600 metros de altura, não havendo sobreviventes.

Ou aquela outra em 6 de fevereiro de 1958, após a disputa de uma partida contra o Estrela Vermelha, em Belgrado, em que o Manchester fazia a viagem de retorno à Inglaterra. No acidente morreram 28 pessoas entre passageiros e moradores do local da queda do avião (nas proximidades de Munique). A equipa perdeu oito jogadores: Roger Byrne, Eddie Colman, Duncan Edwards, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor, Liam Welan e Greoffrey Bent. Um dos sobreviventes foi Bobbby Chalton.

Outros acidentes de aviação semelhantes em 1987, 1961, 1969, 1979 e 1993 vitimaram jogadores e técnicos de outras tantas equipas...
 
Lamentável a perda destas vidas, deste jovens, destes desportistas...
...

1 comentário: