segunda-feira, 17 de maio de 2010

Excelente exemplo da Kaizen

No passado sábado, dia 12, em Queluz de Baixo, a Kaizen Karate Portugal deu um excelente exemplo de formação competitiva para crianças e jovens ao realizar o seu 1º Torneio. Alicerça-se este comentário no facto de todas as poules serem constituídas por quatro competidores e quer em Kata, quer em Kumite, em cada uma todos defrontavam todos.
A organização esteve excelente, estando de parabéns o Presidente da Kaizen, João Ramalho, assim como o principal (incansável) elemento da organização, Nuno Santos.
Cerca de uma centena e meia de crianças e jovens presentes, dos 6 aos 13 anos, algumas competindo pela primeira vez, e a bancada completamente cheia criaram uma moldura que abrilhantou este Torneio.


Alguns não só competiram pela primeira vez, como outros também se iniciaram na arte da arbitragem, adquirindo assim alguns conhecimentos que lhes permitirão poder analisar a parte extra-competição de outro modo como se poderão iniciar numa nova carreira via Federação, sob a ajuda inestimável do árbitro federativo Marco Mateus. Da parte do Tapada Kids, presente com quinze competidores orientados pelos Treinadores Armando Inocentes e Cristina Lopes, contribuiram para o plano da arbitragem Ricardo Prelhaz e Rui Loureiro.



Alguns momentos espectaculares dos intervenientes pela primeira vez na prova de Kata (Yhami, António, Gonçalo, Bruno, Alexandre, Samira, Rafael, Carolina e Rute), assim como de alguns outros já com mais um pouco de "rodagem" (Alberto, Ruben Santos e Ruben Jacinto).


Não só em Kata, mas também em Kumite, momentos houve que empolgaram a assistência dado o nível técnico dos competidores, não tendo o público regateado aplausos.

Ruben Jacinto, com 10 anos, pela primeira vez em Kumite foi a revelação ao vencer cinco combates consecutivos. A final de Kumite 12-13 anos foi disputada por Ruben Santos e Diogo Neto, tendo sido este último o vencedor após uma boa recuparação dado que se encontrou numa desvantagem inicial.


Diogo Neto, com algum traquejo já na prova de Kata, foi o atleta mais prejudicado pelo painel de arbitragem na sua área dada a inexperiência destes elementos. Kata apresentada como Shitei Kata não pode ser analisada como Tokui Kata. A derrota deste competidor nas suas duas primeiras provas motivou uma reunião do Sensei Marco Cruz com o painel de arbitragem. Como aspecto negativo, mas sem culpas para ninguém, foi o facto de só três árbitros estarem em cada área. Para um competidor nestas condições uma bandeira a seu favor ou contra vale 33,3%, enquanto se o painel de arbitragem fosse constituído por cinco juízes esse valor seria de 20%...


A alegria de todos os participantes receberem uma medalha... Mais um ponto pedagogicamente positivo neste Torneio em relação aos escalões de formação!


Enquanto uns descansavam, outros "meditavam" antes de entrar em prova enquanto olhares atentos observavam as provas dos colegas... ou das colegas...



O pódium feminino de Kata 12-13 anos, com a estreia de Carolina Ferreira no 3º lugar, após Isabela Xavier pela primeira vez se ficar igualmente no terceiro lugar na categoria 10-11 anos.



Alberto Cavaleiro no lugar mais alto do pódiúm em Kata no escalão 10-11 anos.


Ruben Jacinto, o herói da jornada, iniciando-se no Kumite e ao vencer o mesmo sem uma única derrota no escalão 10-11 anos e Alberto Cavaleiro no 3º lugar.


O companheirismo presente com o aplauso dos colegas ao Yúri Inocentes, que com eles se preparou para este Torneio mas devido a uma fractura no polegar do pé direito contraída uma semana antes, do mesmo se viu ingloriamente afastado. Uma próxima haverá para participar!


Mais um exemplo enaltecedor da Direcção da Kaizen, ao agraciar este competidor com um prémio. Na presença do Presidente João Ramalho, Nuno Santos atribui uma medalha ao homem das "canadianas" incentivando-o a continuar a treinar para poder participar no próximo Torneio.


Diogo Neto em 1º lugar e Ruben Santos em 2º lugar no Kumite 12-13 anos.

Excelente este exemplo de organização da Kaizen, podendo-se afirmar que existiu uma boa gestão do tempo, as instalações eram óptimas, os prémios entregues de qualidade, e o nível técnico dos competidores dos escalões de formação já começa a dar nas vistas devido ao trabalho desenvolvido por todos os treinadores - e alguns infelizmente não puderam estar presentes com os seus atletas por motivos profissionais. Como pontos menos positivos poderemos apontar a escassez de elementos para arbitrarem assim como o apoio médico, que felizmente até nem foi necessário!
A Kaizen mostrou capacidade e empenho - aguardamos desde já o 2º Torneio... Venha ele!!!
...

1 comentário:

  1. Caro Armando !
    uma boa reportagem do que segundo as tuas palavras foi um bom exemplo. O karaté precisa destas boas iniciativas para se consagrar e os nossos jovens crescem bem melhor quando são tratados com todo o respeito e carinho.
    De notar o espírito marcial do Jovem Yúri Inocentes, apesar de lesionado não perdeu o bom humor, aparece a rir em todas as fotos, sinal da boa disposição reinante...

    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar