sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Do Karaté, do Desporto e do Mundo…


Estamos em vésperas de mais um Campeonato do Mundo de Karaté...
---
Mas não se tem este blog dedicado somente ao Karaté…
---
Isto porque quem pratica Karaté também deve analisar o mesmo de um ponto de vista da gestão da formação desportiva, da gestão do desporto ou até do ponto de vista psicológico e/ou sociológico. Só o gesto técnico, só o seu encadeamento, só a preparação física, só os resultados não são suficientes para termos bons karatecas e um bom Karaté.
---
E terá o Karaté de ser enquadrado na sociedade actual e comparado com as outras modalidades.
---
A semana passada vimos em Peniche a surfista Bethany Hamilton, que aos 13 anos ficou sem o braço esquerdo em Princeville, no Hawai, em 2003, após o ataque de um tubarão tigre com quatro metros e meio. A criança na altura, um ano depois regressou aos títulos conquistando a primeira prova da «NSSA Hawaian Conference». Agora, jovem feita, participou pela primeira vez numa etapa do circuito mundial, no nosso país, chegando à terceira ronda. Um exemplo de perseverança contra a adversidade…

Assistimos esta semana ao resgate de 33 homens soterrados a 700 metros abaixo do solo desde o dia 5 de Agosto. Mineiros, isolados durante 69 dias, um deles antigo futebolista internacional que fez parte da selecção Chilena durante o apuramento para os J. O. de 1984 – Franklin Lobos. Assistimos à presença dos Presidentes do Chile e da Bolívia durante o salvamento destes homens e reparámos no facto de o Chile colocar de lado todos os pruridos e ter pedido ajuda a quem percebia do assunto para salvar aquela “equipa”, mesmo sendo de outros países!
---
Também vimos um jogo de futebol (ou melhor, não vimos!) que começou com 37 minutos de atraso e acabou pouco depois de se iniciar: o Itália – Sérvia. O hoooliganismo continua presente nos estádios e a violência regressou (esteve alguma vez ausente?) ao desporto… não só no futebol, desiludam-se, pois num jogo amigável (repita-se, amigável!) de basquetebol entre o Brasil e a China, em que esta se prepara para participar nos Jogos Asiáticos, por alegadamente os árbitros não marcarem uma falta contra os brasileiros o técnico da China, Robert Donewald Jr., partiu primeiro para a agressão verbal e logo a seguir para a agressão física, instalando-se a seguir uma batalha campal (eu prefiro falar de violentação verbal e de violentação física, mas isso são outros negócios. Ficarão para um outro espaço, um outro tempo!)…
---
Verificámos também esta semana que a justiça inglesa deu autorização para a venda do Liverpool que tem como principal credor o Banco Real da Escócia…
---
Também constatámos que Tommie Smith, vencedor dos 200 metros nos J. O. do México em 1968 (o mesmo Tommie Smith que juntamente com John Carlos, que se classificara em terceiro lugar, ao iniciar-se o hino nacional, ergueram os punhos fechados cobertos por luvas pretas, a saudação típica dos Black Panthers, em sinal de protesto contra as desigualdades nos direitos civis nos Estados Unidos, imagens captadas numa foto que deu a volta ao mundo) colocou em leilão a medalha de ouro por 179 mil euros, com os sapatos de bicos que usou nessa prova (num total de 250 mil dólares).
---
Mas os tempos de crise chegam não só aos próprios atletas, mas também aos seus sucessores ou descendentes.
---
Em leilão também esta semana a colecção de troféus de George Best (pelos seus herdeiros) nos quais consta a medalha de campeão europeu de 1968, ganha contra o Benfica.
---
Até parece um 1968 mágico – de glórias ou demoníaco?

E se recorrermos à página de leilões do eBay, damos conta que a medalha de ouro da cubana Osleidys Menéndez, ganha nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, também se encontra em leilão, estando o maior lance nos 22 mil euros. Saliente-se que esta lançadora de dardo foi a primeira mulher no mundo, nesta especialidade do atletismo, a superar a distância dos 70 metros.
---
Entre nós, a selecção nacional de Karaté vai levar quatro competidores ao Campeonato do Mundo de Belgrado: Jorge Caeiros, Jorge Machado, Nuno Moreira e Nuno Dias, acompanhados pelo Seleccionador Joaquim Gonçalves e pelo Presidente João Salgado.
Temos esperança, tal como os mineiros a tiveram, que alguma medalha venha para Portugal. Tal como os mineiros, os nossos competidores não estarão sozinhos...
Também esperamos que a violência não esteja presente nesse campeonato assim como esperamos que o Karaté nacional nunca se encontre 700 metros abaixo do solo ou que alguma dessas hipotéticas medalhas (mas que desejamos!) tenha de vir a ser posta em leilão mais tarde…
... porque competição, provas e arbitragem sim, mas formação de treinadores nada!...
---...

1 comentário:

  1. De Regino dos Santos, recebido por e-mail:

    Viva Armando,
    Obrigado pelo teu e-mail.
    Concordo totalmente com o que expressas.
    Os teus escritos e pensamentos são muito importantes para a verdadeira dimensão Humana do Karate (Karate-do).
    Curiosamente, estive presente, como árbitro, num campeonato da EUROPA de karate em Belgrado, promovido pela EAKF, penso que em 1980/81(?).

    Um abraço e Oss!

    Regino dos Santos
    10.10.20

    ResponderEliminar