segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem esteve lá, viu...

Quem esteve no sábado passado no Pavilhão do Alto do Moinho, em Corroios, viu... ouviu... e compreendeu que foi demonstrado neste Seminário para Treinadores de Karaté as diferenças entre treinar crianças e jovens e entre treinar adultos.
---
Leonardo Pereira, em representação do Presidente da FNK-P, leu uma mensagem dirigida a todos os presentes, salientando o evento e a função dos Treinadores.

Cerca de 90 Treinadores encheram por completo o Auditório. Salutar ver colegas do Norte, do Sul, colegas de longa data e outros mais jovens que agora iniciam a sua carreira...

Os dois primeiros módulos - «Etapas e Domínios da Aprendizagem Motora» e «Novas Metodologias de Treino» - foram apresentados por um Formador da "velha guarda" e por um outro que se iniciou nestas andanças com uma notável capacidade de desempenho e que trouxe um novo ar aos métodos que se podem aplicar no ensino do Karaté a crianças - Nuno Santos.


A parte prática, fundamentando aquilo que tinha sido explorado teoricamente, veio trazer novos exemplos de motivação dos mais novos, mostrando como o treino pode contribuir para a sua satisfação ao mesmo tempo que é contemplado o desenvolvimento harmonioso do indivíduo e são perseguidos os objectivos presentes na nossa modalidade. Pais das crianças e Treinadores presentes puderam constatar a atmosfera criativa, desinibida e empenhada dos jovens praticantes da "outra margem"...

João Dias, que já nos habituou à profundidade dos seus conhecimentos, assim como à sua exuberância como Formador, apresentou noções essenciais sobre a «Pedagogia do Karaté» comunicando com a tal "chave" da Pedagogia: a "comunicação". Não é por acaso que "comunicar" significa "colocar em comum"...

A parte da metodologia de treino e mais concretamente o trabalho a desenvolver com os jovens foi posta em acção de um modo clarividente por Joaquim Gonçalves. De salientar que mais uma vez se concluíu que o actual modelo de competição para iniciados, infantis e juvenis não é nem o melhor nem o mais correcto, nem em termos de indivíduo nem em termos de futuros competidores que eventualmente venham a chegar ao alto rendimento.

No final, a equipa que construíu este evento encontrava-se satisfeita pelas reacções dos presentes e por aquilo que tinham tido a oportunidade de poder transmitir. Saliente-se que quatro Formadores que prepararam os seus módulos individualmente se encontraram todos a dissertar e a apresentar exemplos afinados pelo mesmo diapasão. Um apanhava uvas, outro ia aos pêssegos, um terceiro exemplificava com "molas de roupa", dois eram adeptos das bolas e dos arcos, dois deles verificaram que as máquinas instaladas nas portagens eliminaram postos de trabalho, todos concordaram que as crianças têm mais solicitações lá fora que no Dojo, nomeadamente a playstation, e todos mostraram como é possível desenvolver as capacidades dos mais novos utilizando metodologias de treino mais baseadas em modelos culturais do ocidente e não tanto nos tradicionais modelos do Japão...
Mais sobre este Seminário poder-se-á consultar no blog de um homem que se mostrou à altura ao servir de assistente com elevadas competências numa parte prática do Formador João Dias, o meu amigo José Ramalho, em http://gojuhoshindo.blogspot.com/.
Por último, uma palavra para a Kaizen, na pessoa do seu Presidente João Ramalho, da qual já não esperamos senão a realização de outras iniciativas com esta qualidade.

3 comentários:

  1. Foi, de facto, uma iniciativa de carácter formativo muito boa onde, aliado ao tema tratado, um grupo de excelentes formadores deram um contributo de muita qualidade para o "apetrechamento" técnico dos treinadores. De salientar que não cobrei nada pelo meu desempenho na tarefa jogo das "molas de roupa" sem o qual o Seminário não teria tido a qualidade que teve.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente o que disse o Sensei José Ramalho (inclusive a parte das molas de roupa).
    Pessoalmente, achei que a intervenção do Sensei Nuno Santos foi uma lufada de ar fresco e veio preencher um pouco o vazio que tem sido deixado noutras acções de formação/cursos – reconhecendo, porém, o mérito e utilidade das ditas acções de formação/cursos e dos respectivos formadores.
    Mas, sem dúvida que o teor mais prática desta intervenção foi extremamente útil.
    Os meus parabéns à Kaizen pela iniciativa, que teria sido excelente caso a duração tivesse sido cumprida. =)

    ResponderEliminar
  3. Tive pena não poder estar, mas não se pode estar em todo o lado, estive no 5º Campeonato Mundial da JSKA em Portimão, espero que façam outra iniciativa dessas para aqui Centro/Norte.

    Eduardo Rafael

    ResponderEliminar