Os argentinos tiveram "a mão de Deus" por Maradona contra a Inglaterra, no Mundial de 1986.
Nós tivemos "a mão de Vata". Comemoram-se hoje 22 anos - foi em 1990. "A «mão» de Vata coloca a bola na baliza do Marselha e permite ao Benfica a qualificação para a final da Taça dos Campeões Europeus", lê-se no «Record» de hoje, página 38.
No passado domingo, o segundo golo do Chelsea, atribuído a Mata, aos 49 minutos, foi decisivo para lançar o Chelsea para a qualificação para a meia-final da Taça da Inglaterra, ao vencer o Tottenham por 5-1. Isto porque a bola, na realidade, não entrou na baliza, ao contrário do que o árbitro assistente assinalou.
Para quando as novas tecnologias no futebol? Se algumas fraudes não são intencionais, outras nem tanto...
...
O futebol, o futebol...tantas questões sobre o futebol. Infelizmente parece um desporto que parou no século passado de evoluir. Se o rugby, futebol americano, basquetebol, ténis, etc, etc, podem ter acesso à análise por imagem de lances decisivos ou à existência de um "video-árbitro" porque não o futebol? E sublinho, lances decisivos (bola entrou ou não, foi penalti ou não, etc), não sou a favor de paragens a cada 2 minutos para decidir se é falta ou não. Mais ainda...se as equipas estão constantemente a entrar em anti-jogo a estragar o espectáculo e o mérito dos melhores, porque não adoptar o sistema de relógio parado em duas partes de 30 min por exemplo, como no basquetebol, futsal, etc.? Tenho a certeza que jogadores "lesionados" constantemente deixariam de o estar, que demoras a colocar a bola em campo deixariam de acontecer...enfim, será assim tão complicado fazer este desporto evoluir?
ResponderEliminarAbraços de Praga.
Caro amigo Ricardo:
EliminarÉ bom receber notícias tuas. Obrigado pelo comentário, é sinal que continuas ativo!!!
Os culpados do erro são sem dúvida "os velhinhos" que integram o International Board da FIFA.
Estes erros, inadvertidos ou não, intencionais ou não, só prejudicam e describilizam o futebol e por arrastamento o desporto...
Infelizmente não é só no futebol! Quantas coisas destas já vimos no Karate?
Abraço grande para Praga!
Há mãos para todos os gostos (até há "mão de vaca")... inclusivamente no Karaté!
ResponderEliminarNo nosso futebol ainda há a mão de Rooney.
Vi o vídeo do Chelsea e nunca vi tanto cego junto!
Estou convencido que as novas tecnologias não entraram até agora no futebol porque se já tivessem entrado muitos interesses de muita gente já teriam caido por terra.
Grande abraço
JA Neves
Caro Armando:
ResponderEliminarSerá que sem o tal "errar é humano" o futebol perderá a sua magia e os seus aficcionados a sua paixão?
Ou o comentador anterior terá razão?
Um abraço!
José Brás
Poderia o futebol viver sem estes casos?
ResponderEliminarPoderia, mas não era a mesma coisa!