terça-feira, 21 de junho de 2011

O País que somos... ou o País que temos!


18 de Maio de 2011: final da UEFA Europa League, entre duas equipas portuguesas de futebol, em Dublin.

6 de Junho de 2011: Nuno Pinto e Costa, em representação do ABC Braga, conquista a medalha de ouro no Open da Áustria de Taekwondo na categoria de -63Kg., disputado em Innsbruck.

12 de Junho de 2011: Taça do Mundo de Judo Feminino. Ana Hormigo conquista a medalha de ouro na categoria -48 Kg e Telma Monteiro conquista a medalha de bronze da Categoria -57 Kg.

Nesta mesma data, nos Jogos Mediterrânicos que decorreram em Montenegro, na Luta Olímpica, para Portugal vieram a medalha de ouro (Vânia Guerreiro  em -55 Kg.) e a medalha de prata (Liliana Santos em -48 Kg).

19 de Junho de 2011: quatro medalhas na Canoagem no Europeu de Belgrado (uma de ouro e três de bronze).

E nas restantes modalidades?

Repare-se que que destas cinco modalidades, em número de atletas federados só o Futebol se encontra à frente do Karaté e as suas estruturas federativas são (ou podem-se considerar) profissionalizadas.

Logo, confirma-se que quantidade não é sinónimo de qualidade! Tal como se confirma que a alta competição não se compadece com amadorismos...

Não será por acaso que Mário Santos, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem é o Chefe de Missão de Portugal aos JO de Londres no próximo ano...

Indicadores do País que somos... ou o País que temos?
...

1 comentário:

  1. De autor devidamente identificado, via e-mail:

    Eu diria o país que fazemos. Parece que tudo o que é feito é sempre por interesse (comercial, pessoal, etc…) e não em prol das modalidades, das instituições e das pessoas. É isto o que somos. Se direccionássemos a nossa audácia e a nossa astúcia para o bem comum, onde não estaríamos hoje... é triste, mas é a nossa triste realidade. O que já fomos e o que agora somos. Com tanta gente dedicada ao Karaté, a modalidade já podia estar muito melhor cotada e projectada, nacional e internacionalmente.

    Abraço,
    Fernando Gonçalves

    ResponderEliminar