domingo, 6 de novembro de 2011

Sensei Ryoichi Onaga - esboço de uma biografia


O Sensei Ryoichi Onaga é natural de Naha, Okinawa, ilha do arquipélago Ryukyu, ao sul do Japão, berço do Karaté, onde nasceu a 5 de Fevereiro de 1948.
Iniciou-se na prática do Okinawa Goju-Ryu Karate-Do aos 16 anos, sob a orientação do Sensei Eiichi Miyazato, o sucessor do fundador do nosso estilo, Sensei Chojun Miyagi.

Sensei Miyazato e Sensei Onaga, em 1975, no Jundokan de Okinawa

Treinando intensa e diariamente, empenhando-se totalmente, adquire uma técnica excepcional, rápida, forte e correcta, chegando apenas em três anos a 1º Dan - aos 19 anos.
Já com a graduação de 4º Dan, é indicado para representar o nosso estilo em Espanha. A 12 de Setembro de 1972 chega a Múrcia, radicando-se nesta cidade. Em Fevereiro de 1973 inaugura o seu primeiro dojo - actualmente o European Hombu Dojo Gojunkan - e em 1977 cria a Associação Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai de España, formada por vários dojos em diferentes localidades deste país, onde forma uma boa quantidade de excepcionais karatekas - basta apontar que em 2001 dois dos seus alunos conquistaram os 4º e 5º lugares no campeonato do mundo em Okinawa. 
Ao largo da sua trajectória, o Sensei Onaga formou numerosos instrutores que hoje em dia se encontram reconhecidos a nível internacional, os quais por sua vez, e sempre debaixo da sua supervisão,  repartem o seu ensino por toda a Europa e até por países da América.

(fotos: Associação Argentina Budokan - Okinawa Goju Ryu Karate-Do Kyokai , Sensei Mario Lugones)

Presidente da Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai de España, membro da Comissão de Directores da Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Kyokai do Japão, o Sensei Onaga dentro do dojo demonstra uma velocidade de execução das técnicas, um trabalho de ancas e a utilização de todo o corpo como um bloco de um modo impressionante. A sua execução da Kata, de qualquer Kata, é irrepreensível...
Adepto da perfeição técnica, aliada à dureza e flexibilidade que caracterizam o nosso estilo, o Sensei Onaga dá relevo ao que os praticantes sabem, executam e demonstram durante os treinos, em detrimento da graduação, já que não é esta que confere a técnica a um indivíduo - e aqui revela um grande princípio.
Os seus treinos, bastante duros e intensos, desenrolam-se de uma forma exigente mas humana, dando principalmente importância ao Khion e à Kata, as quais se praticam dezenas de vezes, enfatizando a Sanchin Kata a fim de testar os praticantes. O Kumite, assim como a competição, são relegados para uma posição inferior, já que o Sensei Onaga defende que um bom praticante tecnicamente também será um bom competidor, tendo cada um o seu estilo próprio na aplicação livre e eficaz das suas técnicas - o que revela outro grande princípio.

Tive a oportunidade de treinar pela primeira vez no dojo do Sensei Onaga em Dezembro de 1981 - no próximo mês completar-se-ão 30 anos. Durante uma semana pratiquei intensamente sob a sua orientação e por ele fui graduado cinto castanho. As duas primeiras vezes que convidei o Sensei Onaga para vir a Portugal foram respectivamente em 1985 e 1987. Variadíssimas vezes me acolheu em Múrcia para conseguir beneficiar dos seus ensinamentos. Em 1992 tive o privilégio de participar num estágio com o seu Mestre de sempre, o Sensei Miyiazato (na altura 10º Dan, falecido em 1999), e com  o seu colega Shinzo Chinen (recentemente falecido). A partir da fundação da PGKS, todos os anos se tem deslocado a Portugal a fim de realizar um estágio e repartir os seus conhecimentos comigo e com os meus alunos. É para com este Mestre que temos um sentimento de dever, de obrigação, o que para nós é uma responsabilidade acrescida.

O Sensei Onaga ostenta atualmente a graduação de Hanshi, 9º Dan, e é o Instrutor-Chefe para Espanha e representa a OGKK em toda a Europa.

No próximo domingo, por esta hora, já teremos terminado mais um estágio...
...

3 comentários:

  1. Carlos Amigo:

    Gracias por tu comentario. Al parecer, tiene bien entrenado el portugués...

    Recuerdos para ti y para todos os karatekas de Murcia!

    ResponderEliminar
  2. Hola amigos de Portugal, un saludo muy grande desde Mendoza, Argentina. Hojalá que en nuestro próximo viaje a Murcia podamos conocernos. Muy linda Vuestra página.
    Mario Lugones
    OGKK Argentina

    ResponderEliminar