sábado, 28 de abril de 2012

III Taça Kaizen

Desenrolou-se hoje... num dia que começou chuvoso mas que acabou por assistir ao despertar do sol, a III Taça Kaizen - uma das poucas provas de Karate em Portugal, ou até talvez a única, que assenta num modelo competitivo formativo para os mais jovens. Daí o termos visto pela primeira vez percursos físicos e percursos técnicos para os mais novos, para depois apresentaram as suas Kata - onde até alguns com menos de 6 anos participaram e já com elevado nível técnico (Pergunta-se: com estas idades? Responde-se: sim, era só ter ido assistir!). Uma prova onde os participantes nos escalões intermédios não são eliminados ao "bota fora"... mas competem todos contra todos! Onde se tenta que haja as mesmas condições de igualdade e de oportunidade, onde se tenta que haja sempre uma segunda hipótese...

Seriam 300 participantes? Seriam 200? O número certo não sei, mas não andará longe de qualquer um destes dois...

Podemos dizer que assistimos a provas não só de praticantes ou de competidores, mas também de alguns que já se revelam verdadeiros Karateka. De vários Dōjō, desde os tais que tinham menos de 6 anos até aos que tinham 36, desde os que subiram ao pódio até aos que não o conseguiram alcançar, foi gratificante ver a sua aplicação, o seu esforço e darem o seu melhor - chama-se a isso "sucesso".


Ter um pavilhão cheio, barulhento, estar a ser analisado por um painel de avaliadores ou ter um adversário leva necessariamente alguns competidores a uma certa ansiedade, a um nervosismo vulgar, principalmente quando é a primeira vez... mas a experiência que alguns demonstraram estará à espera dos anteriores...

Díficil nestas alturas ser treinador e ter vários competidores espalhados por seis áreas de competição (no caso da Cristina)... mas difícil também arbitrar corretamente e em consciência (no meu caso, do Vensã e do Rui).

Do Quinta Grande Health Club, do Tapada Kids e da Cooperativa de Ensino de Benfica, os Dōjō da PGKS presentes, muitos foram os que saíram do pavilhão desportivo de Casal Cambra com uma ou duas medalhas ao peito... mas hoje, o meu destaque vai para os não medalhados. Importante: estiveram presentes, deram o máximo, insistiram, competiram, participaram, mostraram motivação e empenharam-se - para eles os meus parabéns. Mas não me vou  esquecer dos que degrau após degrau conseguiram alcançar o topo - para estes, as minhas felicitações também. Mas mais importante que tudo, os meus parabéns pelo respeito que todos mostraram pelos colegas que foram seus adversários nesta prova.

Salutar a oportunidade de privar mais uma vez com colegas e "velhos" amigos tais como o José Ramalho, o Leonardo Pereira, o João Ramalho, o Nuno Santos, o Rui Catarrinha, o Marco Cruz, o Jorge Quaresma, a Rita Manteigas, o Nelson Gomes, a Joana Perdiz e alguns outros (já vai longa a lista mas estão todos incluídos!)...

Para finalizar, uma saudação especial para a Kaizen Karate Portugal... e até 2013!!!

(Nota: tentarei apresentar fotos para a próxima, assim como as classificações.)

アルマンド  イノセンテス

12 comentários:

  1. Sensei Armando:
    Tenho pena de não ter conseguido ir por ter um familiar doente. Mas felicito a Kaizen e a PGKS.
    Quero no entanto realçar aqui uma coisa: tenho de dar os parabéns ao Sensei Armando porque poucas vezes - como se vê neste post - os treinadores se lembram de dar os parabéns aos que não ganham medalhas... ou àqueles que não as ganham porque é a primeira vez... ou àqueles que não as ganham por ficarem nervosos...

    Um abraço!
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  2. Recebida por e-mail, de leitor identificado, com os meus agradecimentos:

    "Bom dia Sensei Armando! Parabéns pela iniciativa - os jovens merecem estar ocupados com iniciativas dessas, muitos parabéns.
    Um abraço aqui do
    Luis Silva"

    ResponderEliminar
  3. Muitos não são a favor da competição no Karate e possuem os seus argumentos...
    Outros praticam Karate só com o objetivo competitivo...
    São extremos, logo, nada salutares! O Karate pode ser treinado na sua essência sendo a competição apenas uma etapa, uma passagem...
    Deixo aqui as palavras de Daniel Sampaio publicadas na revista 2 do jornal «Público» no passado dia 15 de Abril (p.39):

    "A competição saudável é uma excelente forma de trabalhar a frustração quando se perde, ou de louvar o empenho e a partilha, quer em vitórias, quer em derrotas."

    Numa educação saudável não devemos ensinar só os jovens a saber perder... devemos também ensiná-los a encarar a vitória quando ganham. Porque mesmo os que "perdem" ganham sempre algo numa competição!

    ResponderEliminar
  4. É verdade. Eu sou um dos que não "morrem de amores" pela competição mas acho importante esta etapa na vida de qualquer karateka. Não sou grande entusiasta da competição porque tenho assistido a verdadeiras "guerras" entre treinadores, karatekas e até... árbitros. Arbitrar e ter alunos nossos no tatami não é fácil - especialmente quando estão no nosso tatami - mas ontem, isto aconteceu por várias vezes e o que me agradou foi a isenção com que todos procederam à avaliação. Não houve favoritismos nem decepções. Aqueles que não ganharam não exibiram rancores porque tiveram a maturidade de aceitar a realidade - uns perdem outros ganham - isto é fruto do trabalho dos treinadores que lhes souberam fazer aceitar essa realidade com serenidade. Isso é integridade e ética. Foi um enorme privilégio fazer parte de um painel de arbitragem competente, isento e sempre, mas sempre, em harmonia. Só por isso, valeu a pena. Quanto à organização faço minhas as tuas palavras quando enelateço a iniciativa de ter vários tipos de provas mantendo todos os karatekas ocupados a competir a todo o momento. Para mim foi, mais uma vez, uma bela experiência.

    ResponderEliminar
  5. Estamos todos de parabéns, quer tenhamos ganho medalhas ou não. Fizémos o nosso melhor e houve um grande espírito de entre-ajuda.
    Obrigada a todos os meus colegas, amigos e familiares que nos apoiaram e, ainda mais importante, obrigada Sensei!

    ResponderEliminar
  6. Um muito obrigado MUITO ESPECIAL à Joana Perdiz ... ela foi a responsável pelo trabalho de bastidores.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns a organização da prova, principalmente por ter introduzido um novo modelo competitivo para os mais jovens. Não são os únicos a fazê-lo, na Associação Juvenil de Karate Portugal já realizamos desde à dois anos uma prova chamada de "Capacidades Motoras". esta prova foca toda a competição nas capacidades condicionais e coordenativas dos praticantes tendo em conta as fazes sensíveis de aquisição dessas mesmas capacidades. Pode ser que com mais iniciativas deste genero influencie a FNK-P a acabar com este modelo competitivo que quanto a mim está obsoleto e desadequado para os escalões de iniciação e formação.
    Cumprimentos a todos,
    Filipe Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Filipe:

      Claro que o modelo federativo para os escalões de formação está obsoleto e desadequado. Isso já toda a gente sabe - sabem os treinadores, sabem os árbitros, sabem os selecionadores regionais e o selecionador nacional, até sabem os dirigentes federativos (todos!!!).

      A questão central é: este modelo interessa a quem?

      Um abraço amigo!

      Eliminar
  8. Parabéns pela organização!
    5 *****

    Abraços,
    Rui

    ResponderEliminar
  9. Boa organização, excelente companheirismo e camaradagem...venha a próxima. E essas fotos?
    Estão todos de Parabéns.
    Abraço,
    Fernando Gonçalves

    ResponderEliminar
  10. Albino daniel Sousa9 de maio de 2012 às 00:19

    Parabens! Aproveito para perguntar ao sensei se sabe o contacto do organizador do torneio cidade sevilha, pois gostaria de participar! Obrigado

    ResponderEliminar
  11. A competição, principalmente nos escalões etários, deve estar virada para a cooperação e para a formação integral do indivíduo - o que parece ter sido esta Taça. Daí estar a Kaizen e todos os participantes de parabéns.

    Abraço.
    JA Neves

    ResponderEliminar