sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jenny Candeias e as negligências num Portugal de brandos costumes


Mais uma vez, não resisto a transcrever um excerto da opinião da Prof.ª Dr.ª  Jenny Candeias, na página 38 de «A Bola» de ontem, que nos fala de negligências e de um "Portugal de brandos costumes, num eterno jogo de cadeiras que termina quando cumprido o objectivo imediato: ganhar um assento. Apurar a verdade é secundário e logo se misturam bem intencionados com negligentes e oportunistas, sem que os primeiros receiem que, daqui a uns anos, todos possam todos ser olhados como iguais."

E sobre um "fenómeno" que anda pelos noticiários e pelo youtube diz-nos que "anda pela Net e TV, Johanna Quaas, de 86 anos, que há vários compete em torneios para seniores. Para uns é holandesa e Quann. Para outros é alemã. Uns, mostram-na em Leipzig/11 como se fosse em Cottbus/12. Diz-se que faz rítmica, enquanto se vê solo de ginástica de aparelhos. Já a situaram mesmo na Taça do Mundo de Cottbus/12, de artística. Estive para escrever sobre isto. Não vale a pena! Quando até licenciados em EF se desinteressam da origem e evolução histórica onde ela está integrada, bem diferente da nossa e que justifica o presente... Brandos costumes e ignorância, costumam dar boas parelhas."

Tem razão Professora! Não vale a pena! Não vale a pena escrever sobre muitas coisas que andam por aí... e não só na ginástica! Porque de facto brandos costumes e ignorância não costumam dar boas parelhas, dão boas parelhas!

...

1 comentário:

  1. Os nossos "brandos costumes" fazem-me lembrar os "vícios privados e as públicas virtudes".

    Já uma vez a Dr.ª Jenny Candeias teve aqui uma transcrição de uma crónica sua sobre os bem intencionados e os oportunistas, agora é sobre os bem intencionados e os negligentes... Pois é, reportando-me ao anterior, de bem intencionados e de negligentes está o inferno cheio. Há semelhanças entre a sua ginástica - e muitas - e o nosso karaté! Nós também temos por aí muita gente de brandos costumes e com uma ignorância monstruosa - pior ainda, para além de se recusarem a reconhecer essa sua própria ignorância, persistem nela e recusam-se a abrir os olhos. Por isso mesmo o Sensei Armando diz que brandos costumes e ignorância dão boas parelhas - mas do que ele se esqueceu foi de dizer, parafraseando-a, que brandos costumes e ignorância dão boas parelhas mas daquelas de quatro patas!

    Quanto ao que anda por aí pela net e pelo youtube há muita coisa que anda mas está parada... no tempo... e na interpretação de alguns desses negligentes!

    Os meus cumprimentos
    Pedro Correia

    ResponderEliminar