domingo, 8 de abril de 2012

A Matemática aplicada ao Karate-o (空手道) segundo o conceito de Bumbu Ichi (文武一)


Matemática, do grego μάθημα, transcrito máthēma, significa "ciência", "estudo", "conhecimento" ou "aprendizagem" e μαθηματικός, transcrito mathēmatikós, significa "apreciador do conhecimento".

Em "Elementos de Geometria", escrito por Euclides cerca de 300 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, no livro VI, terceira definição, aparece o texto abaixo, em tradução castelhana feita na época pelo cosmógrafo do Rei de Espanha Filipe II, Rodrigo Zamorano, no ano de 1576: "dize se ser dividida una línea recta com razon extrema y media quando fuere que como se ha toda a la mayor parte, assi la mayor a la menor."


 
Na nossa língua, «diz-se que uma recta está dividida em média e extrema razão quando o comprimento da linha total está para a parte maior como esta parte maior está para a menor.» Dito de forma mais concisa: «O todo está para a parte como a parte para o resto.»*

 

 "Quod Erat Demonstrandum..."

* Fernando Corbalán, 2010, "A Proporção Áurea - a linguagem matemática da beleza", RBA Coleccionables, S. A.

...

4 comentários:

  1. Agora que "a coisa " até já mete matemática, estamos esclarecidos, sem dúvida que só a parte é redutor.
    Abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Como diz o Luís Sérgio, a parte só por si é redutora. Logo, prática (treino) sim e estudo (pesquisa) também!

    E só para "alguns": «quod erat demonstrandum» (para lhes evitar perder tempo a pesquisar) quer dizer «como se queria demonstrar». Ficou demonstrado!! E ponto final!!

    ResponderEliminar
  3. "O todo sem a parte não é todo,
    A parte sem o todo não é parte,
    Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
    Não se diga, que é parte, sendo todo."

    Poema de Gregório de Matos e Guerra nascido em Salvador ou Recifie, provavelmente em abril de 1623, alcunhado como "Boca do Inferno", foi advogado e poeta do período colonial. É considerado o maior poeta do Barroco brasileiro.

    Definitivamente demonstrado (-_-)! CQD!

    Cumprimentos a todos.
    Luísa Costa

    ResponderEliminar
  4. E já nada mais a dizer senão que não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois "o todo é maior que a soma de suas partes". Logo, o Karate-Do é maior que treinar e estudar.

    Mas a quem restem dúvidas, alguém é shodan, nidan, ou por aí fora, ou treinador de Karaté só estudando (sem treino)? Claro que não, falta-lhe uma das partes... Então porque é que aos outros nãos lhes há-de faltar a parte de estudar e pesquisar??? Porque já são MESTRES...

    Abraço grande.
    JA Neves

    ResponderEliminar